10 pratos curiosos na culinária francesa

2
791
Pot-au-feu - Fonte: pixabay.com
Advertisement

Recentemente escrevi um texto listando 10 pratos típicos franceses (leia o texto clicando aqui). Muita gente gostou, mas alguns “me deram bronca” dizendo que faltaram alguns pratos na minha primeira lista. Outros, não se conformaram pelo fato de eu não ter falado do queridinho da França: o “fois gras d’oie” – figado de ganso em suas inúmeras versões. E finalmente, minha mãe, leitora assídua dos meus textos, não entendeu porque eu não falei do “magret de canard” – peito de pato, e nem do “escargot” – caracol, ambos bem conhecidos na culinária francesa.

Com base nisso e para tentar agradar gregos e troianos, no texto de hoje vou listar mais 10 pratos franceses. Todos diferentes da minha primeira lista, porém não tão conhecidos internacionalmente. Espero surpreender e deixá-los com água na boca ao final da leitura.

Para montar a lista abaixo, selecionei pratos à base de “viande” – carne em francês. No dia a dia, os franceses usam a palavra “viande” para indicar várias proteínas: boi, peixe, frango, coelho, presunto, rã… Mas apesar do consumo de carne na França estar reduzindo, esse alimento ainda está muito presente à mesa dos franceses. Bom, chega de blá blá blá e vamos à lista! Abaixo de cada prato incluí um link que está em francês, contudo, existe a possibilidade de traduzir a página para o português de cada uma das receitas para que vocês possam prepará-las em casa.

1) Blanquette de veau
A “Blanquette de veau” é um prato feito com carne de vitela – carne de bezerro, cenoura, creme de leite e manteiga.
Veja uma receita aqui.

2) Pot-au-feu
Pot-au-feu” que ao pé da letra quer dizer “Pote no fogo” é bem parecido com o cozido que fazemos no Brasil. É um prato de carne de boi cozido em água com legumes em fogo baixo durante bastante tempo. Normalmente se come durante o inverno e em casa. É tipo o prato da vovó para se comer em família, num domingo qualquer. Raramente é encontrado em restaurantes.
Veja uma receita aqui.

3) Poule au pot
Ao pé da letra significa “Galinha no pote”. É uma galinha recheada com diversos legumes e carne, cozida em uma panela por um longo período. É um prato bem tradicional na França e da mesma forma que o anterior, é bem caseiro e difícil de encontrar em restaurantes.
Veja uma receita aqui.

4) Tête de veau
Quando descobri o que significa “Tête de veau“, pensei: isso não pode ser bom. Significa “Cabeça de bezerro” e o prato realmente é a base das “carnes” encontradas na cabeça do bezerro – pele e carne da cabeça. Esse é um prato tradicionalmente Europeu e é bastante comum na França, Bélgica, Suíça, Alemanha e Itália. Você encontra esse prato em diversos restaurantes, mas confesso que nunca tive coragem de experimentar. Vocês devem estar se perguntando o porque de eu ter colocado esse prato na lista, sendo que eu nunca provei, parece ser péssimo e não tenho vontade de provar. A razão é: meu marido ADORA e pra evitar brigas entre nós e agradá-lo: pronto, incluí na lista!
Veja uma receita aqui.

5) Petit salé aux lentilles
É um prato feito com carne salgada e lentilhas. Simples e delicioso! Você encontra esse prato em diversos restaurantes na região do Puy-en-Velay que está mais ou menos localizada na parte central da França.
Veja uma receita aqui.

6) Civet de lapin
Civet de Lapin” significa “Coelho ensopado”. Para ter sucesso nesse prato, é recomendado marinar o coelho em vinho tinto na véspera para que a carne fique mais macia e saborosa.
Veja uma receita aqui.

7) Ris de veaux
Já me falaram que servem “Ris de veaux” em casamentos. Posso confirmar, pois quando estava organizando o jantar da minha festa de casamento, a cerimonialista perguntou se eu gostaria de incluir esse prato no cardápio. Assim que entendi o que era, respondi rapidamente que não, pois não queria servir miúdos (rim, figado, etc.) de bezerro para os meus convidados nessa data tão especial!
Veja uma receita aqui.

8) Estouffade de sanglier
Para simplificar a explicação, esse prato é a carne do javali cortada em pequenos pedaços e marinada no vinho por aproximadamente 48h. Isso mesmo, praticamente 2 dias. Depois disso, a carne é cozida tampada numa panela em fogo baixo por aproximadamente 6h. Haja paciência!
Veja uma receita aqui.

Foto de arquivo pessoal: Estouffade de sanglier

9) Potée auvergnate
“Potée” significa “Pote de barro” e “auvergnate” quer dizer da região de “Auvergne“, na França. E logicamente, esse prato é típico daquela região. Feito com carne de porco, linguiça, batata, muita couve e legumes. Existem diversas variações onde podemos utilizar diferentes tipos de legumes. Assim como o “Pot-au-feu“, diria que o “Potée auvergnate” é bem parecido com o nosso cozido.
Veja uma receita aqui.

10) Pigeon au petit pois
E para finalizar minha lista, não poderia deixar de incluir o exótico “Pingeon au petit pois” “Pombo com ervilhas”. Não é muito fácil encontrar, mas já fui a alguns restaurantes, na maioria requintados onde oferecem essa iguaria no cardápio. Também nunca provei.
Veja uma receita aqui.

Bem, espero que tenham gostado desses 10 pratos que escolhi para listar desta vez para vocês. Confesso que tentei escolher pratos diferentes e não muito comuns no Brasil. Se você já tinha ouvido falar ou já provou algum deles, deixe seu comentário!

Bon appétit e à bientôt!
Bom apetite e até mês que vem!

2 Comentários

  1. Marcella querida! Simplesmente adorei. Tenho um amigo francês aqui que conta vários causos culinários, além de ter hábitos bem interessantes com relação às refeições. Estou tentando aprender 🙂

    Bisous,
    Vivi

  2. Hummm!!! Você sabe sou fã de pratos exóticos, portanto tem uns aí mencionados neste texto, que com certeza tenho vontade de experimentar, muito legal esta lista das comidas francesas…valeu.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui