5 curiosidades sobre Seattle

1
937
Fonte: Arquivo pessoal
Advertisement

Prontos para conhecer pouquinho sobre a minha cidade querida? Neste post, contarei 5 curiosidades sobre Seattle. Preparem-se, acho que ficarão doidos pra visitá-la!

1. Em Seattle chove menos do que em New York e Miami

Quem já ouviu falar em Seattle, deve conhecer a fama de cidade chuvosa. Quando Seattle aparece num seriado ou filme, pode crer que está chovendo. Isso faz com que as pessoas pensem que em Seattle chove o tempo todo, o ano inteiro!

Não vou mentir, aqui chove bastante, mas acho que a fama é um pouco exagerada. Fiz uma rápida pesquisa e descobri que em média temos 155 dias de chuva por ano, 152 de sol e 58 nublados. Ou seja, não chove em 57% dos dias (aproximadamente).

Mas há algumas características específicas da chuva de Seattle que vale a pena dividir com vocês. A primeira, é que a chuva é concentrada principalmente no outono e inverno. Podemos dizer que a frequência entre os meses de novembro e abril é enorme! No entanto, o verão é super ensolarado e frequentemente passa por secas. Pode confessar, você nunca pensou que ouviria falar em secas na região de Seattle, né?

Outro fator interessante é o volume de chuva. Normalmente, a chuva por aqui é uma garoa fina, é raro chover torrencialmente. Para vocês terem uma ideia, Seattle é a 44ª cidade americana em volume anual de chuva. Em Houston, New Orleans, Memphis, Nashville, New York, Philadelphia, Miami e Boston chove mais do que aqui.

Para completar a lista de peculiaridades da chuva na cidade, seattleites são famosos por não usarem guarda-chuvas. O acessório é coisa de turistas.

2. Capital nacional do café

Você sabia que a famosa marca Starbucks, que atualmente tem mais 24 mil unidades espalhadas pelo mundo, foi fundada em Seattle?

A primeira loja foi inaugurada em 1971 no centro da cidade. Desde então, a Starbucks vem influenciando muito a indústria de cafés na região – com o passar dos anos, inúmeras torrefadoras iniciaram seu negócio em Seattle. Hoje, a cidade é considerada um dos centros mundiais de torrefação, é cheia de cafeterias legais e os seattleites são conhecidos como coffee lovers (apaixonados por café é a tradução em português).

A Starbucks mais antiga ainda em funcionamento, fica no Pike Place Market* e, além de manter o mesmo logotipo de 1971, vende produtos exclusivos. Preciso dizer que as filas são enormes?

3. A primeira cidade dos EUA a ter uma prefeita mulher

Seattle é uma cidade progressista, frequentemente associada a movimentos sociais como o feminismo, ambientalismo, movimento LGBT, movimento de apoio aos imigrantes, entre outros. Não é à toa que a Seattle foi a primeira cidade americana a ter uma prefeita mulher. Que orgulho, né?

O nome dela é Bertha Knight Landres e ela governou a cidade entre 1926 e 1928. No Brasil, por exemplo, as mulheres ainda nem tinham direito ao voto nesse período.

Entre os seus feitos durante o mandato, Bertha desenvolveu o transporte público na cidade e colocou as finanças de Seattle em dia.

Atualmente, a maior sala de reuniões da prefeitura de Seattle chama-se Bertha Landres. Além disso, a famosa máquina de escavação utilizada na obra do túnel da Alaskan Way, uma das maiores obras da atualidade em Seattle, foi apelidada de “Bertha” em sua homenagem.

4. Uma das cidades que mais crescem nos EUA

Seattle está crescendo numa velocidade incrível. Muitas empresas de tecnologia, que anteriormente concentravam-se no Vale do Silício (como Google, Facebook, Uber, Airbnb, Pinterest e Lift) estão abrindo escritórios por aqui – o que automaticamente gera mais empregos e mais pessoas mudando-se para cá.

Segundo o jornal Seattle Times, somos a cidade que mais cresce no país (da lista das 50 maiores cidades dos EUA). Entre os anos de 2015 e 2016, Seattle teve um ganho líquido de quase 21 mil pessoas – média de 57 por dia. Isso significa um aumento de 3,1 por cento em população.

Sem dúvida, o desenvolvimento econômico é um ponto positivo, mas o crescimento acelerado possui algumas desvantagens: o trânsito está cada vez mais engarrafado, imóveis cada vez mais caros e há um aumento significativo no número de famílias desabrigadas vivendo literalmente debaixo da ponte.

5. Seattle é a cidade com mais barcos per capita do país

Uma cidade portuária, cercada por lagos e baías, só podia ter muitas embarcações, né? Dizem que 26% das famílias de Seattle possuem barcos.

Seattle é conhecida pela “cultura dos barcos” e realiza muitos eventos relacionados ao tema. Entre eles, está o famoso Duck Dodge, uma corrida super tradicional de veleiros que acontece todas as terças-feiras de verão no Lake Union, há mais de 30 anos!

Para completar, aqui os barcos não são usados somente para diversão ou como meio de transporte – algumas pessoas moram em casas flutuantes, conhecidas como casas barco.

No Lake Union (mesmo lago onde ocorre o Duck Dodge), há mais de 500 casas flutuantes. Uma delas ficou famosa por ser locação do filme Sintonia do Amor e foi vendida recentemente por US$ 2,5 milhões.

E você, já sabia dessas curiosidades sobre Seattle? Ficou impressionado em saber como a cidade é bacana? Conta pra gente, vai!

* Endereço: 1912 Pike Pl, Seattle, WA 98101

1 COMMENT

  1. Que textinho bom de ler, amei.
    Seattle é uma das cidades que estão no meu top 5!
    Um dia também quero poder conhecê-la, a cidade dos meus filmes prediletos!
    Parabéns pelo texto.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui