A importância do trabalho voluntário no Canadá

0
443
Advertisement

O trabalho voluntário é visto por muitos como perda de tempo. Dedicar tempo e esforço a algo sem a expectativa de receber nenhum retorno monetário para muitos chega a ser um absurdo. Confesso que eu também já tive essa mentalidade, até que me mudei para o Canadá em 2015.

Quando cheguei, há quase dois anos atrás, me vi em uma situação bem chata: recém-formada em direito e com pouquíssima experiência profissional. Eu sabia que não conseguiria encontrar um emprego na minha área sem me qualificar e adquirir experiência.

No quesito qualificação, optei por voltar para a faculdade e fazer um curso na área de assistência jurídica (legal assistant), tem post aqui no blog sobre a experiência de ser estudante internacional no Canadá

No quesito experiência, eu sabia que seria um pouco mais complicado. Então, optei por fazer trabalhos voluntários. Já trabalhei em diversas instituições, a maioria por pouco tempo – um dia ou dois, apenas ajudando em algum evento especial, – outras por um período maior.

Quando digo trabalho voluntário, não são apenas os trabalhos grandes, que transformam o mundo e mudam radicalmente a vida das pessoas. São também aqueles trabalhos e coisas simples, pequenas ajudas que fazem a diferença na comunidade local e que ao final fazem toda a diferença.

Já trabalhei no Zoológico local e no Muttart Conservatory (um museu de plantas e ecossistemas) durante eventos de Páscoa e Natal; em um festival de música, o Edmonton Folk Festival e também fiz trabalhos voluntários por quase seis meses no Bissell Centre, uma instituição de auxílio e apoio a moradores de rua. Atualmente, faço trabalhos voluntários na minha universidade, promovendo os programas oferecidos pelo SAMU – a Associação dos Estudantes da MacEwan University.

O bacana do Canadá é que existem diversos tipos de trabalhos voluntários e é muito fácil se inscrever e conseguir a vaga. Há vários websites que publicam as vagas, como o Volunteer.ca e EdmontonVolunteers.ca. Também é possível ser voluntário junto à cidade, o website Edmonton.ca divulga e oferece vagas para trabalhos voluntários o ano todo. O reconhecimento dado aos voluntários é tão grande que todo ano, no mês de abril, comemora-se a Volunteer Week – uma semana inteira dedicada aos mais de 2.7 milhões de voluntários do país.

7 Vantagens de se fazer trabalhos voluntários:

Melhorar o currículo

Quando comecei a preparar meu currículo foi uma tristeza. Percebi que eu não tinha feito quase nada além de estudar, resultado: eu tinha um conhecimento enorme, mas mesmo assim, um currículo muito pobre. Como o trabalho voluntário é muito bem visto e respeitado, é importante que eles sejam mencionados nos currículos profissionais.

Hoje eu tenho quase duas páginas só de trabalho voluntário no meu currículo e várias cartas de recomendação.

Fazer novos amigos e conhecer pessoas

Num país novo fazer amizades pode ser bem aterrorizante e complicado. Trabalhar como voluntário acaba sendo uma boa oportunidade para se conhecer pessoas e fazer novas amizades. Também é importante salientar que varias empresas oferecem vagas para voluntários, o que acaba sendo uma ótima forma de aumentar o networking.

Adquirir novas habilidades

Trabalhando como voluntário ainda é possivel adquirir novas habilidades e se descobrir um pouco mais. Quando trabalhei como voluntária no Bissell Centre, eu também ajudava na creche infantil e descobri que levo muito jeito com crianças, algo que eu não sabia porque nunca tinha tido a oportunidade de trabalhar com elas.

Quando trabalhei no SAMU da minha Universidade, precisava caminhar pela escola e abordar vários alunos pelos corredores para falar sobre os diversos programas e eventos. Isso me fez perder a vergonha de falar em público e me tornou uma pessoa bem mais comunicativa.

Aprimorar o Inglês

O trabalho volutário foi mais uma oportunidade que tive para praticar e falar inglês no meu dia-a-dia que, sem dúvida, contribuiu muito para me dar a fluência que tenho hoje.

Contribuir com a Sociedade em que Vivemos

Sem dúvida, a maior e melhor vantagem é saber que estou contribuindo e retribuindo tudo de bom que já me aconteceu, com a sociedade onde vivo hoje. O Canadá me acolheu de braços abertos, então, sinto que fazer trabalhos voluntários é uma pequena forma de retribuir a esse país.

Conhecer Novos Lugares (sem pagar nada por isso)

Como voluntária tive a oportunidade de conhecer vários lugares e, na maioria das vezes, sem pagar nada por isso. Já fui ao Zóologico duas vezes – para trabalhar – e por isso pude conhecer toda a estrutura, conheci o Museu Muttart Conservatory, também de graça, mas, sem dúvida, o que mais valeu a pena foi ser voluntária no Edmonton Folk Festival, pois pude ter acesso a todos os locais e tendas do festival durante os 5 dias de realização, além de assistir a vários shows e apresentações, totalmente de graça.

Reconhecimento

Além de todas as vantagens citadas acima, o trabalho voluntário é extremamente bem reconhecido e respeitado. É muito comum receber pequenos prêmios (como vale-presentes de restaurantes, agendas, e outras coisas) de empresas e instituições pelas horas trabalhadas. Sem falar que somos tratados com muito carinho e amor.

Leia sobre trabalho voluntário pelo mundo!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui