Alemanha – Morar legalmente através de trabalho e estudo

71
17548
Munique
Advertisement
Munique
Munique

Atualmente mais de 8 milhões de estrangeiros vivem na Alemanha, o que representa em torno de 8% da população total do país. Entre os países europeus a Alemanha é o que apresenta o número maior de residentes estrangeiros, seguido da Inglaterra.

Esse número vem crescendo especialmente nos últimos 5 anos, resultado das ótimas oportunidades de trabalho e estudo no país. Ao contrário do que muitos pensam, a economia e o mercado de trabalho alemão não foi atingido pela crise europeia e está à todo vapor, atraindo milhares de imigrantes europeus e não europeus todos os anos.

A Alemanha tem muito a oferecer em termos de trabalho e estudo e possui uma qualidade de vida difícil de ser encontrada em outros países no mundo, motivos esses suficientes para chamar a atenção de brasileiros e incentivá-los a mudar para o país. No entanto, não basta somente decidir vir morar aqui. Morar legalmente na Alemanha não é tão simples assim, não é vir de mala e cuia e ficar.

Existem algumas formas de morar legalmente na Alemanha, dentre elas: através de casamento; como acompanhante (esposo, esposa, filho); com a ascendência alemã (sendo descendente de alemães); com cidadania europeia; como refugiado; com emprego/estágio, ou como estudante. Se a sua intenção é morar legalmente no país, é essencial que o seu caso seja um desses; se não, é melhor reconsiderar a sua decisão.

Assumindo que o seu caso não é casamento, acompanhamento, que você não busca refúgio no país e nem possui a cidadania alemã, explicarei brevemente como é possível morar na Alemanha vindo a trabalho ou a fins de estudo.

A trabalho

Trabalho na Alemanha
Fonte: http://www.sueddeutsche.de/karriere/gluecksgefuehle-bei-der-arbeit-flow-kann-man-lernen-1.1157300

A Alemanha facilita a imigração de trabalhadores qualificados e altamente qualificados que possuam no mínimo um bacharelado. As áreas que mais necessitam de trabalhadores qualificados e especializados são: Matemática, TI, Ciências Naturais e Medicina.

Se você tiver um diploma de ensino superior reconhecido e meios de sustento próprios comprovados, o governo alemão oferece um visto de 6 meses para que você possa vir ao país buscar emprego. Se dentro desses 6 meses você conseguir encontrar um emprego que lhe ofereça um salário mínimo anual de 47.600 euros (2014)*, poderá assim dar entrada no Cartão Azul da UE. Esse documento dá o direito de residir e trabalhar na Alemanha. Mais informações sobre o Cartão Azul da UE podem ser obtidas neste documento (somente em inglês).

Se o seu caso não for esse, a outra maneira de conseguir encontrar emprego na Alemanha será correr atrás de uma empresa que esteja disposta a dar entrada no seu processo de visto de trabalho. Para isso, a empresa terá que provar ao governo da Alemanha que não há um alemão com as mesmas qualificações que você capaz de preencher essa vaga. Sim, é complicado, é exatamente por isso que o país dá prioridade a pessoas que sejam bem qualificadas, lembrando que saber pelo menos o básico do alemão é muito importante nessa busca.

Visto de trabalho para a Alemanha
Fonte: http://www.schengenvisainfo.com/

No caso de estágio, normalmente só será possível ser feito caso esteja na Alemanha como estudante, ou que já esteja legalmente no país. Muito raramente uma empresa irá trazer um estagiário de outro país, mas sim, acontece, principalmente com nacionais europeus. No entanto, vale lembrar que após o estágio não há garantias de que você será efetivado na empresa, muito menos que poderá residir no país após seu término.

Muitas empresas oferecem também a oportunidade de fazer um programa de trainee, que normalmente dura 2 anos e proporciona a possibilidade de ser efetivado na empresa. Essas vagas são muito concorridas e dependo da área, requerem um excelente nível de alemão.

Existem muitas profissões que para serem exercidas na Alemanha irão requerer o reconhecimento do seu diploma no país. Dependo da sua área, especialmente se for relacionada à saúde, esse processo pode ser complicado e envolve o domínio do idioma alemão e pelo menos um teste. Se você busca algo específico, o ideal é entrar em contato com o consulado alemão mais próximo para obter mais informações.

Para nacionais europeus, o processo de vir à trabalho para a Alemanha é mais fácil, mas o conhecimento do idioma alemão ainda assim é imprescindível.

*Para profissões com escassez de trabalhadores qualificados, o mínimo é de 37.128 euros (2014).

[ad_inarticle]

A estudo

Estudar na Alemanha
Fonte: http://www.huffingtonpost.de/2014/05/06/fachkraftemangel-mint-stu_n_5271029.html

Todos os anos o número de estudantes estrangeiros na Alemanha aumenta; a grande maioria vem para programas de dupla titulação, onde têm a oportunidade de ficar de 6 meses a 1 ano. Os níveis variam entre bacharelado, mestrado, MBA e doutorado.

A Alemanha é o terceiro lugar mais procurado por estudantes internacionais no mundo, depois dos Estados Unidos e Inglaterra. De acordo com informações do DAAD (Deutschen Akademischen Austauschdienst) a maioria dos estudantes são nacionais da China, Rússia, Áustria e Índia, mas desde 2012 notou-se um grande aumento de estudantes vindos do Brasil, Bangladesh e Índia.

Se o seu objetivo é vir estudar na Alemanha, o primeiro passo a ser dado é procurar uma universidade que ofereça o seu curso. Depois é importante checar os critérios de admissão da instituição. A grande maioria delas requer um nível intermediário de alemão (B1) para ingresso no curso. No entanto, é possível encontrar cursos onde falar o idioma inglês já seja suficiente.

Entrar em contato com a universidade para tirar dúvidas é imprescindível. Os funcionários da instituição escolhida serão as pessoas mais indicadas para te orientar com o processo de aplicação. É possível que eles também auxiliem com o pedido do visto, o qual será feito após você ser oficialmente aceito pelo universidade e após o seu registro ao chegar na Alemanha.

A grande vantagem de vir morar na Alemanha como estudante são as oportunidades que você terá de encontrar emprego aqui, e possivelmente passar a residir no país. Diversos estudantes permanecem aqui ao final dos estudos. Para buscar cursos e universidades na Alemanha, bem como obter mais informações sobre estudar no país como bolsa de estudos, etc., clique aqui.

Mudar-se para a Alemanha ou para qualquer outro país não depende somente da sua decisão. Cada país tem suas leis de imigração e para viver legalmente e usufruir de certos benefícios é necessário respeitá-las. Portanto, antes de vir ao país para ficar, informe-se sobre seus direitos e deveres, dessa forma a sua mudança será bem mais simples.

 

 

71 Comentários

    • Olá, obrigado pela publicação.

      Portanto, eu não me enquadro nos requisitos para viver legalmente. Se eu desejar mudar-me para Alemanha com meios próprios, começando por comprar uma casa e fazer qualquer investimento?

  1. Sera que eu consigo morar na alemanha legalmente, tenho curso de direito no brasil e pretendo fazer um mestrado por ai… Vou fazer um intercambio para irlanda (dublin) programa de 8 meses de estudo e trabalho saindo de dublin vou ter fluencia no ingles , sera que posso ir direto da irlanda para alemanha sem problemas ? qual conselho me da neste momento de duvida ? grato desde já.

    • Olá Rafael,

      O que recomendo pra você é já ir procurando o seu curso de mestrado na Alemanha e ver quais são os requerimentos necessários. Dessa forma você já pode preparar a sua inscrição. De qualquer forma, você pode ir sim para a Alemanha como turista (ficar até no máximo 3 meses) ou fazer um curso de Alemão lá, mas não terá direito de trabalhar ou à um visto para mais tempo.

      Boa sorte,
      Allane

    • Rafael, estou exatamente na mesma situação que você. Bacharelado(Comunicação), indo pra Dublin mês que vem e tentando por lá já ficar para um mestrado ou pós na Alemanha. Já teve algum progresso nas suas pesquisas?

  2. Olá Allane!
    Você teria informações de como é o processo na hora da imigração?
    Já possuo a carta de aceite da universidade alemã, porém como não sei exatamente a data de volta só comprarei passagem de ida e quanto ao seguro de saúde minha intenção era contratar somente chegando na Alemanha, pois como ainda não tenho conta em um banco alemão não é possível realizar o pagamento. Você aconselharia contratar um seguro viagem comum aqui no Brasil só para chegar no país? E o que mais eles podem exigir?

    • Olá Francielle,

      A imigração aqui na Alemanha acho bem fácil, mesmo antes de morar aqui nunca tive problema. Seu primeiro ponto de chegada será na Alemanha ou em outro país Europeu? Não acredito que peçam por seu seguro de saúde não, só a carta de aceitação na universidade é mais do suficiente para passar pela imigração. Mas não tenho certeza sobre a passagem da volta, antigamente pediam, mas não sei se nesse caso de vir estudar eles pedem, mas acredito que não haja problema.

      O que eles normalmente pedem é claro seu passaporte, visto se for o caso, essa sua carta da universidade é muito importante, e perguntam muito o propósito da sua visita.

      Boa sorte e boa viagem,
      Allane

  3. Olá sou apaixonado pela alemanha, tenho dois sonhos um morar aí e outro é assistiri jogos do BORUSSIA DORTMUND. Mas eu já tenho um filho e uma esposa e agora estou cursando matemática pra um brasileiro chegar aí e concorrer pra uma vaga de professor de matemática é muito complicado?

    • Olá Miqueias,

      Obrigada pela mensagem. Para ser professor aqui você com certeza precisará falar alemão fluente e terá que reconhecer a sua graduação aqui.
      Não sei como é o processo para professores, por isso não sei dizer se é complicado ou não. Mas se esse é o seu plano, precisará falar bem o idioma.

      Boa sorte,
      Allane

    • Como descendente de alemães (infelizmente não tenho direito à cidadania) também sou apaixonada pela Alemanha e, por coincidência, também simpatizo muito com o Borussia Dortmund 🙂

      Fiz um intercâmbio de 1 ano na Irlanda e voltei pro Brasil a 3 semanas. Estou muito preocupada com o desemprego, sou recém-formada em Engenharia Química com honra ao mérito. Queria muito fazer meu mestrado na Alemanha, mas sem bolsa não consigo me manter lá :'(

      Já procurei pelo DAAD, mas não vi nenhuma bolsa pra minha área. Algumas bolsas requerem 2 anos de experiência profissional depois da graduação, o que eu não tenho :/

      Como faz? Formei com honra ao mérito, sou super dedicada, só queria uma bolsa pra pagar as despesas básicas

  4. Oi Allane!
    Tudo bem?

    Gostei muito do seu post! Estou muito interessada em fazer uma pós na Alemanha, mas antes estava pensando em passar uns meses na Irlanda para reforçar o meu inglés, e daí ir direto para a Alemanha. Você sabe se é possível aplicar pro visto de estudante da Alemanha estando na Irlanda??

    Obrigada!

    • Olá Alejandra,
      Tudo ótimo, obrigada. E você?

      Obrigada, fico feliz que tenha gostado do texto.
      Com o visto de estudante funciona assim, depois de ser aceita pela Universidade, eles vão te dar alguns documentos oficiais, os quais você irá precisar levar à Prefeitura e ao órgão de estrangeiros (Ausländeramt) de onde você irá morar. Você terá 3 meses após chegar aqui para fazer o pedido do visto. Então não tem problema, você pode fazer isso quando se mudar, ou enquanto estiver na Irlanda pode vir à Alemanha fazer essa parte burocrática logo. Isso dos 3 meses é porque brasileiros podem ficar no país até 3 meses, depois precisam de visto.

      Boa sorte com tudo. Abraço,
      Allane

  5. Olá. …minha sogra é cidadã alemã e minha esposa e eu decidimos ir morar na alemanha com nossos filhos…..diante disso ela viajou com os dois e esta há sete meses lá. …minha esposa abriu um processo dando a guarda de meus filhos pra minha sogra…..com isso eles vão poder estudar e viver lá legalmente..porém eu não estou vendo como eu e minha esposa vamos conseguir permanecer lá legalmente….vc pode me orientar?…..
    Agradeço desde já

    • Olá João Carlos.
      Se vocês não possuírem cidadania alemã terão que vir pelo mesmo processo de todos, que é tendo uma oferta de emprego ou por estudo. Não há outra forma de morar aqui legalmente se não for assim. 🙁

      Boa sorte para vocês,
      Allane

  6. Olá Allane, primeiro parabéns pela iniciativa de dividir as suas experiências com outras pessoas!!

    Já tenho uma faculdade no Brasil e penso em fazer outra, possivelmente na Alemanha. (Tenho experiência de trabalho aqui mas não na área que estudei). Tenho pesquisado cursos ensinados em inglês e basicamente com o IELTS eu posso me candidatar. A minha dúvida é: existe a possibilidade de estudantes de bacharelado poderem trabalhar? Pois, como fazer um curso de 3-4 anos em um país e se manter por todo esse período, ainda mais vindo de um país de economia fragilizada como o Brasil?
    Se é possível, saberia me informar quantas horas é permitido e o valor médio do salário no país (por hora) e, se em Berlin por ser uma cidade maior concentra mais oportunidades? O custo de vida segue alto como as grandes cidades? Agradeço desde já, se puder me ajudar.

    • Olá Pedro,

      Que legal que está pensando em vir estudar aqui na Alemanha.
      Então, sua pergunta é boa. Você pode sim trabalhar aqui enquanto estuda o bacharelado, mas tem um limite de horas já que é assumido que você tem seus horários de estudo. O que sei é que você pode trabalhar por exemplo em bares, cafes, restaurantes, etc. Muitos estudantes fazem isso por aqui e tenho amigos brasileiros que enquanto estudavam aqui fizeram também. Como as universidades aqui são praticamente de graça, acredito que seja suficiente para se mandar como um estudante. E bom, acredito que em algum momento da faculdade você terá que fazer uns estágios obrigatórios, os quais são pagos 🙂

      Sobre custo de vida, a cidade mais cara para se morar é Munique. Já Berlim apesar de ser maior, é bem mais barata 🙂

      Espero ter respondido sua pergunta 🙂
      Boa sorte!
      Allane

  7. Bom dia

    Gostei de mais do seu blog, e estou entrando com pedido de cidadania alemã. Meu bisavô veio da Alemanha e minha descendência é – Bisavô – Avô – Pai – Eu. Tenho chances de conseguir a cidadania? Sabe me informar o tempo médio para aprovação? Com a cidadania, posso ir morar, e trabalhar em qualquer lugar da Alemanha, sem o visto de trabalho, solicitado pela empresa que irá me contratar?

    Obrigado, e sucesso com seu blog.

    • Olá Diogo,

      Para ser sincera eu não sei os detalhes de como conseguir a cidadania alemã através de parentes. Sei que algumas nacionalidades só permitem até a terceira geração, mas não sei se com a alemã é assim. Sobre o tempo de aprovação é difícil te dizer porque cada caso é um caso, Acabo de dar entrada na minha por ser casada com um alemão e isso pode variar muito, pode ser 6 meses, como pode ser 1 ano.
      Tendo a cidadania alemã você tem o direito sim de morar e trabalhar na Alemanha sem precisar de um contrato com uma empresa.

      Boa sorte com tudo.
      Abraço,
      Allane

      • Olá, Allane.
        Sou casado com uma alemã há quase 3 anos e já temos filhos.
        Ela quer voltar a morar na Alemanha (moramos no Brasil).
        Você poderia dizer o que eu deveria fazer para ter o direito a morar e consequentemente trabalhar na Alemanha?
        Não consigo essa informação nos sites dos consulados alemães.

  8. Belo texto ,realmente ,nunca será fácil entrar em um ´país europeu ,melhor assim,pois ,valoriza o esforço em fazer uma empreitada desse tipo e outra ,na minha opinião ,sempre será melhor entrar pela frente e nunca de forma ilegal ,pois ,assim ,poderá aproveitar de forma mais segura todos os atrativos da cidade ou região sem se preocupar em ser deportado e sofrer sanções penais de atos ilícitos quanto ao caso.
    Alemanha é um país com uma cultura rica e maravilhosa e tem seus problemas como qualquer país tem ,guardadas suas proporções ,é claro.

  9. Boa tarde. Me casei com um portugues este mes. Ele trabalha na alemanha em munster
    Agora pretendo ir eu e minha filha tbm ficarmos em.munster
    Quanto tempo posso ficar com o visto de turista? E dificil conseguir agora permissao para morar ja qie casei me com europeu?

  10. Olá boa tarde gostaria de saber, que como minha esposa tem passaport italiano, e eu tenho a carta verde que tenho quando trabalhamos juntos na Alemanha, se eu posso ir pra Alemanha sem a minha esposa, somente com a carta verde que tem validade até 2019. Desde já agradeço.

  11. Tenho sobrenome alemão e estou aprendendo a língua ainda. Tenho apenas curso técnico na área metal-mecânica. É possivel morar no país?

  12. Ola Aline,
    Eu vivo em Dublin e vou fazer meu mestrado aqui. Nao achei os precos alemaes muito atrativos para mestrados em ingles (nao falo e nem entendo alemao, comecei a estudar agora) Sou formada em Publicidade e vou fazer meu mestrado em Marketing. Sei que Dublin eh o Silicon Valley da Europa mas apos meu estagio aqui queria tentar um emprego na Alemanha. Nao tenho cidadania Europeia. Queria saber qual cidade vc indicaria para morar na Alemanha trabalhando com Marketing. Muito obrigada pela atencao.Grazi

  13. Olá Allane!
    Muito legal o texto, parabéns.
    Fiquei com uma dúvida, eu tenho visto de estudo em Portugal, sou arquiteta e estou terminando o mestrado.
    Porém, se conseguir emprego na Alemanha posso fazer o visto direto na Alemanha ou tenho que voltar ao Brasil? Sabe como funciona?

    Obrigada, Briza Nunes

  14. Oi allane estou falando ingles e alemão e estou no 1 ano de facul de ADM…
    e meu avô era alemão você sabe me dizer se isso é o suficiente para morar na alemanha…
    desde já obg.

  15. Olá!

    Estou indo para a Alemanha de intercambio acadêmico pela faculdade por um semestre e visto a crise mundial, gostaria de conseguir algum trabalho.
    Há possibilidade de estrangeiros com vistos de estudantes trabalharem? Como funciona?

  16. Olha eu to com um problema e não sei como resolver eu sou de Portugal e fui morar no Brasil. Lá conheci uma pessoa que eu to namorando mas n casei nem nada só estamos juntos a algum tempo e queríamos mudar de vida devido lá que é muito complicado o custo de vido.
    Porem tenho uma irmã que mora na Alemanha e aruumou um trabalho para mim no hotel e estamos como serviço de limpeza nos quartos ainda não fez um mês.
    Mas onde eu quero chegar é pq eu queria saber como poso fazer para trazer o meu namorado para a Alemanha da maneira mais fácil e tentar com que ele fique trabalhando junto comigo. Como arrumo uma casa para nos dois para começarmos uma vida aqui e oque preciso para fazer o pedido de um visto de trabalho no hotel pra ele. Bjs espero que me ajudem obrigado 😉

    • Ola Ana, a Allane não colabora mais com o BPM. O melhor a fazer é ler os outros textos sobre a Alemanha, são muito informativos. Equipe BPM

      • Boa Noite !

        Meu pai foi recentemente transferido do trabalho e nossa família se mudou de São Paulo para Frankfurt am main. O problema é que minha namorada teve que vir como Au Pair para me acompanhar, porém infelizmente está odiando a vida de Au Pair 🙁 Você sabe como seria possível ela trabalhar e morar aqui na Alemanha legalmente no nosso caso?! Estamos desesperados, por favor nos ajude!

        Agradeço a atenção,

        Gabriel Mota

  17. Olá Allane, tudo bem?
    Terminei o colégio ano passado e estou indo para a Alemanha esse ano aprender a lingua. Tenho parentes lá mas não sou descendente. Já me foi oferecido trabalho la na empresa de conhecidos mas eu precisaria ter o dominio do alemão.Tem alguma forma de eu conseguir o visto nessa minha situação?

  18. Oi queria so saber uma coisa com quantos anos posso ir pra alemanha.Tenho 14 anos e se eu teria a chance eu gostaria de trabalhar no campo ou na agricultura e gosto de estudar.Só pra constar tenho o alemão dominado e estou fazendo curso de inglês.

    • Oi Lucas. A Allane parou de colaborar com o blogue. Sugerimos que você entre em contato com o consulado alemão para obter as informações sobre como conseguir o visto para morar no país.
      Boa sorte!
      Edição BPM

  19. Ola, gostaria de saber…minha mãe nao tem estudo, mas gostaria de morar la Alemanha a trabalho, aqui no brasil ela é diarista…seria possivel morar na alemanha sendo diarista ou algo do tipo, legalmente??
    Ela é alemoa, mas com antecedentes de russos, nao e casada com alemao, entao nao entraria nos requisitos que li acima..
    obrigada.

  20. Boa tarde.
    Gostei do seu blog, bastante esclarecedor.
    Sou formado em Eng.Civil aqui no Brasil e já estive olhando a respeito do diploma ser reconhecido aí na Alemanha e o mesmo é reconhecido. Pretendia futuramente fazer uma pós-graduação por aí, mas somente depois de estar bem estabelecido e falando e entendendo bem o idioma.
    Estou a uns 2 meses me “mexendo” para ir morar aí futuramente.
    Tenho algumas dúvidas.
    Tenho descendentes alemães mas por falta de um comprovante (matricula consular) não consigo tirar a dupla cidadania pois vieram para o Brasil e aqui nos órgãos competentes não consta este documento. Então estava pensando em ir para a Alemanha atrás disso (juntar a documentação que me falta e se conseguir, dar a entrada da dupla cidadania), e também para melhorar o idioma…falo bem pouco (o básico)…estou estudando por conta própria aqui no Brasil, para poder me virar com o básico aí na Alemanha e depois tentar um emprego.
    O que você diz a respeito ? Achas que consigo algum visto ? Com relação ao aprender melhor o alemão, isso vale para a retirada de um visto para morar aí ?
    Ou você acha menos arriscado entrar como turista e procurar emprego por conta própria ? Ou retiro visto para emprego ? Estou meio confuso quanto a isso.
    Quanto mais ou menos você acha que gastaria por mês em euros (comida, acomodações, transporte, etc…tudo sem luxo ok. Somente o necessário para viver tranquilo ) – tirando passaporte e passagens de ida.
    Quero ir, mas quero deixar tudo planejado, pra não passar apuros por aí e também entrar de forma legal.
    Se puder me dar uma luz rsrs
    Obrigado pela atenção.

    Rodrigo Gartner Espíndola

  21. Olá, estou cursando faculdade de Ciências Biológicas, termino agora final de 2018 licenciatura e final de 2019 bacharelado, no caso eu poderia ficar 6 meses para procurar emprego? Sabe me informar se é fácil encontrar emprego nessa área, pois no Brasil está muito complicado e se possível me informar qual o valor aproximado que gasta por mês se morar ai. Obrigado desde já.

  22. Olá, eu estou no segundo ano do ensino médio… Queria saber se é possível concluir na Alemanha, pois ano que vem estarei me “mudando” se tudo der certo pra lá.

  23. Oi estou passando por uma situação dificil.. Sou casado na republica tcheca tem um filho .. E eu tenho um visto para sempre na republica tcheca,, e agora estou na Alemanha,, e eles falaram que devo voltar para republica tcheca e pedir um visto de Trabalho para Trabalhar na Alemanha.. Isso è possibile??

    • [email protected]

      Sim se você tiver um emprego na Alenanha,e falar alemão você pode ficar na Alemaha, aqui e assim sem o idioma e difícil emprego tem demais porém e tudo muito borocratico , o importante para todos aqui antes de vim vocês devem está por dentro dos seus direitos pricipalmente se você é casado com um europeu ou tem pai ou mãe alemã.

  24. Ola talvez voce possa me ajudar…
    Morei por tres anos na alemanha, minha ex mulher (cidada alema) está na alemanha com minha filha, e tenho vontade de voltar a morar na alemanha…
    Nao sou formado no ensino superior, Quais as possibilidades de voltar?
    Consigo visto por ser pai de alema?

  25. Eu eu sou a Sandra e já fui casada com um alemão e ja tive a permanência minha filha passaporte e o meu filho 18 anos de visto depois do divórcio vim para o Brasil casei com um brasileiro (isso aconteceu em 2006 )
    Falo alemão fluente e gostaria de saber como posso dar entrada no meu visto pois quero morar na alemanha e trabalhar

  26. Boa tarde.

    Minha esposa e meu filho tem cidadania européia (portugueses), mas eu não tenho.

    Porém, trabalho como representante comercial e posso comprovar que consigo trabalhar de qualquer lugar, mesmo atuando via web no Brasil.

    Como seria esse processo?

    Obrigado.

  27. Excelente material. Veja se consegue me ajudar com uma dúvida: um brasileiro vivendo legalmente num país da zona Schengen com uma autorização de residência temporária pode aplicar a um visto de outro país da zona Schengen? Meu caso: entrei em Portugal com o visto D de trabalho, e agora tenho a autorização de residência portuguesa. Eu posso, de Portugal, aplicar a um visto de trabalho na Alemanha (desde que eu obviamente encontre uma empresa que patrocine o visto)?

    Agradeço pela atenção!

  28. Eu sou arivaldo da Silva so formado em eletrónica e informática e manutenção de computadores se eu quiser estudar nesta área o que devo fazer

  29. [email protected]

    Olá pessoal, sobre como conseguir visto para viver na Alemanha, aqui estou vendo que tem muitas perguntas algumas bem fácil de responder outras mais difícil.Eu moro na Alemanha a 24 anos estou sempre cuidando de alguns desses casos. Faço traduções para o feiras acompanhamentos aqui en cartórios, informações como conseguir seu visto e como e qual são seus direitos reais nesses casos. Info. Vera , verashoma@ yahoo.de. Obrigada.

  30. Olá,

    sobre o estágio, é possível sim fazer estágio na Alemanha como brasileiro e estudando em uma Universidade brasileira.
    A maioria das grandes empresas na verdade, tem estagiários estrangeiros de TODO lugar do mundo, inclusive Brasil.
    Muitas delas aceitam fazer entrevista por skype ou telefone, mas tudo é um caso a parte. Caso a empresa queira fazer o processo pessoalmente, você precisa estar aqui na Alemanha.
    Eles nao custeiam sua vinda, mas normalmente pagam uma bolsa entre 800 e 1200 Euros.
    Tem dois tipos de estágio: o obrigatório (que é quando está na sua grade curricular que você precisa fazer) e o voluntário.

    > http://www.brasil.diplo.de/contentblob/4118598/Daten/7245797/Merkblatt_Praktikantenvisumpt.pdf

    🙂

  31. Olá ! meu marido e filhas tem a cidadania Alemã, ele trabalha como projetista senior de tubulação e minha filha tem curso técnico de produção cultural a mas nova é de menor. qual site devemos procurar emprego nesta área?
    Eles como cidadães tem ajuda do governo?
    Obrigada Cristina Happatsch

  32. Oi Allane..Tudo bem?
    Então..meu irmão mora hoje em Wesel, ja casado com cidadania atraves da esposa e uma filha. Tenho a intenção de ir fazer uma faculdade na Alemanha e estudar alemão, porem tenho algumas dúvidas.
    O fato de eu ter 34 anos pode atrapalhar no pedido de aceitação nas Universidades?
    Sou casado e tenho uma filha de 2 anos..Se eu conseguir ser aceito na Universidade, eles terão direito a ir e morar la comigo? Direito a escola…saude..etc..
    Esse dinheiro exigido para forma de sustento no pais e que é depositado numa conta bloqueada pelo governo,é todo ano? No caso de ir com minha esposa e filha são 7500 euros eu e 7500 a esposa?

    • Francisco, com o contrato você pode dar entrada no Blue Card, o visto sai em 1 dia, sim, é super rápido, se você se enquadrar nas áreas de exatas e da saúde permitidas. Olha no site da embaixada do BR, tem todos os dados. Eu estou atualmente na Alemanha em situação semelhante, visto Blue Card.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui