Apps que ajudam no dia a dia na Nova Zelândia

0
268
Nova Zelândia e Apps para o Dia a Dia
Foto: Montagem com imagens de acervo pessoal
Advertisement

As minhas primeiras viagens pelo mundo foram totalmente desconectadas: intercâmbio sem celular nem muito acesso à internet. Para avisar meus pais sobre a chegada, tive que comprar cartão de telefone, achar um telefone público e aprender a ligar, porque não era tão simples assim. Para conhecer e viajar pelo lugar: mapas e guias de viagens em papel. E sobrevivi!

Até hoje me pergunto como, já que desde que me mudei para a Nova Zelândia, faço uso quase que diário de vários aplicativos – apps – que me acompanham nesta jornada.

Não vou nem comentar aqueles apps de mídias sociais – como WhatsApp, Facebook, Facebook Messanger, LinkedIn, Twitter, Instagram, Skype e FourSquare – que permitem que a gente fique conectado o tempo todo e em contato com amigos e familiares, além de consultar dicas de lugares bacanas. Esses todo mundo já conhece.

Vou listar aqui alguns apps que acho importantes para ajudar quem está chegando na Nova Zelândia, seja por turismo ou porque está se mudando para cá. Os links são para a Appstore da Apple, mas acredito que muitos deles também estejam disponíveis para Android.

Lembro, ainda, que a maioria dos aplicativos requer acesso à internet, portanto você terá que comprar um plano que inclua dados para o seu celular ou acesso wifi (em casa, no hotel ou em algum lugar que ofereça acesso).

Apps que ajudam no dia a dia:

  • Metservice – para saber da previsão do tempo é o mais popular por aqui e super necessário para saber como será o seu dia, se há previsão de chuva ou como será o final de semana. Às vezes, acho que consulto mais ele do que o Facebook, várias vezes ao dia. Traz, inclusive, os horários do nascer e pôr do sol e da lua. Há outros apps deste mesmo fornecedor, voltados para informações marinhas (marés) e neve.
  • Google Maps – se você é paulistano e não vive sem o aplicativo de trânsito Waze, saiba que aqui na Nova Zelândia, a melhor opção é usar o Google mesmo. Ele te ajudará a encontrar todos os endereços, te dará os melhores caminhos (incluindo o trânsito) e irá atualizar as rotas (para você percorrer a pé, de bicicleta, de moto ou de carro).
  • AT Metro – esse aqui é para quem pretende morar em Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia. O aplicativo te ajuda a planejar a sua rota usando o transporte público (ônibus ou trens) de porta a porta, ajudando a planejar, inclusive, o quanto irá gastar e o melhor horário para sair de um ponto a outro. Muito prático e útil. (Se quiser saber onde está o seu ônibus há outro app AT Metro Track My Bus.)
  • Trade Me – o maior site de compra e venda de produtos, locação de imóveis e até emprego da Nova Zelândia. É uma mão na roda ter este app com você, porque a todo momento você vai querer checar os preços das coisas ou precisar comprar ou vender algo.
  • Stuff.co.nz – site bacana de notícias da Nova Zelândia para acompanhar o que acontece no país. É um jeito interessante de se familiarizar com a cultura local, com a política, economia, celebridades, jogos de rugbi etc. Recomendo que baixe e leia esse app antes mesmo de se mudar.
  • NZ Herald – o jornal de maior abrangência no país, também ajuda a se manter atualizado sobre tudo o que acontece por aqui.
  • Radio – há dois apps que são muito bacanas; o primeiro é o TuneIn Radio que permite você acessar várias estações de rádio do mundo todo – o que é excelente para praticar o inglês, antes de viajar ou escutar aquela rádio brasileira e matar saudades de casa. O segundo é o iHeartRadio, outro aplicativo que reúne outras estações de rádio, incluindo a NewsTalks ZB que acho a melhor estação de notícias para escutar e treinar o inglês com o sotaque local (acho os programas muito bons, sobretudo os matinais e as ligações telefônicas dos ouvintes para comentar os temas abordados pois, fazem com que a gente fique imerso no idioma e nas expressões locais).
  • App do Seu Banco – não importa onde você vai escolher abrir a sua conta (no caso do imigrante), será importante baixar o aplicativo do seu banco no seu celular (ASB, BNZ, Westpac ou CooperBank).
  • Transferwise – eu acho que esse é um dos melhores meios de transferir dinheiro de um país para outro (e um dos mais “baratos” que eu encontrei). Felizmente, tanto o Brasil como a Nova Zelândia estão inclusos nos países que permitem realizar transferências. Basta criar uma conta – acessar o sign up, preencher o valor que quer enviar de um lugar para o outro e gerar um boleto. Assim que o valor for pago, em cerca de 2 a 3 dias o dinheiro estará na conta de quem você indicou para receber o dinheiro. Simples, prático e seguro. Mas é necessário ter conta em banco para receber o dinheiro.
  • Google Tradutor – esse app é fundamental para aqueles momentos de branco total, em que você quer dizer uma palavra em inglês e não faz ideia de qual seja ela, só se lembra em português (às vezes até ajuda com a pronúncia ou a falar outras línguas). Acho indispensável.

Para se divertir, não esqueça de colocar no seu smartphone os seguintes apps:

  • Globo Play – para assistir ao Jornal Nacional e poder acompanhar as notícias do Brasil (o acesso ao conteúdo jornalístico, exceto transmissão de jogos de futebol e novelas, é gratuito). Caso goste da programação da emissora, é possível pagar uma assinatura e acompanhar as novelas e séries produzidas por eles.
  • Netflix – é um dos aplicativos mais indispensáveis para quem curte filmes. Eu tenho uma assinatura bem antiga com permissão para vários dispositivos porque na minha casa, essa é a nossa televisão (temos 4 acessos). É distração na certa para as noites frias e chuvosas. Você paga uma mensalidade e, com seu login e senha, consegue assistir quantos filmes e séries desejar (não sei se é porque a minha conta original é do Brasil, mas alguns filmes têm legendas disponíveis em português, bem como algumas dublagens).
  • Essencial New Zealand Travel Guide – para finalizar, o app de turismo da Nova Zelândia com dicas de todos os lugares para visitar e conhecer este país maravilhoso! Você pode tirar ideias para o final de semana ou fazer uma super viagem de motorhome pelas paisagens espetaculares que há por aqui.

Quer mais? Neste link aqui você pode checar os 100 apps gratuitos mais baixados na Nova Zelândia no iTunes.

Para saber tudo o que o Brasileiras Pelo Mundo já publicou sobre a Nova Zelândia, acesse este link.

Se você tiver outras sugestões de outros aplicativos – apps bacanas para quem está viajando ou morando na Nova Zelândia, deixe aqui nos comentários as suas sugestões.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui