Argentina – Entrar na Argentina apenas com o RG

0
842
Advertisement

Mês passado quando estava voltando de São Paulo para Buenos Aires presenciei uma cena bem desagradável. Vi um casal que estava na minha frente na fila para fazer o check-in ter que voltar para casa porque o marido estava com o RG vencido.

Chato não é?

Para que isso não aconteça contigo (ou com algum conhecido teu) melhor ficar de olho nas dicas:

(1) Documentos

Existe um acordo entre países do Mercosulque permite aos visitantes transitar entre eles apenas com um documento de identificação. Isso significa que qualquer brasileiro pode entrar na Argentina portanto apenas seu RG, mas para isso seu documento deve ser atual (ter menos de 10 anos). Entrar com o passaporte também pode, o que não é aceito é a carteira de habilitação, ok? Ela não é reconhecida internacionalmente como documento de identificação. A carteira de habilitação pode ser usada em outros países (veja lista de países2) na hora de alugar um carro.

(2) Vistos

Brasileiros que querem ir à Argentina por até 90 dias para estudar, passear, comer, comprar etc, podem viajar só com um documento de identificação. Não é necessário requerer visto.

Brasileiros que querem estudar, morar, casar, viver ou trabalhar na Argentina deverão requerer visto. E para isso há duas maneiras:

(2.1) no consulado da Argentina no Brasil:

IMPORTANTE: o agendamento de horário é sempre por email ([email protected]3) e a solicitação sempre pessoalmente. Não precisa contratar nenhuma agência ou despachante para fazer esse serviço.

Para saber mais leia a página do consulado argentino em SP4.

No email você deverá colocar:

– Nome e sobrenome conforme figurado no passaporte;
– Nacionalidade;
– Número do passaporte;
– Tipo de visto solicitado; e
– Número do RG.

Para visto de negócios clique no link 5 ao final deste texto para ver a relação de documentos que você deverá apresentar na sua ida ao consulado.

Para visto de estudante (mais de três meses) clique no link 6 ao final deste texto para ver a relação de documentos que você deverá apresentar na sua ida ao consulado.

E se você está pensando em vir estudar na Argentina porque a universidade é gratuita e não tem vestibular, saiba que existe um portal (link 7) que pode te ajudar. Informe-se muito antes de tomar sua decisão porque já existem “malandros” que vivem de enganar famílias de estudantes brasileiros que sonham em vir fazer medicina em Buenos Aires.

IMPORTANTE

Estrangeiros que vivem no Brasil (e possuem RG e CPF) devem verificar no site do consulado da Argentina se precisam de visto de turista ou não. Isso depende de qual país é o seu passaporte. Para saber quais países NÃO precisam de visto clique no link 8.

Se seu país precisa, para visto de turismo leia aqui a relação de documentos que você deverá apresentar na sua ida ao consulado (link 9).

(2.2) no Ministerio del Interior (Dirección Nacional de Migraciones) aqui em Buenos Aires.

Esta opção só é válida para os brasileiros que querem ficar na Argentina mais de 90 dias para trabalhar ou estudar. O site principal do MI (DNM) está no link 10.

Novamente, o agendamento de horário é pela internet e a entrevista pessoal. Ninguém pode cobrar por esses serviços, ok?

Para saber quais são os documentos a levar no dia da entrevista acesse o link 11:

(3) Cartão de entrada e saída

Chegando na Argentina é também necessário preencher o formulário de imigração (entrada e saída). Ele deve ser preenchido duas vezes; uma cópia fica com o oficial de imigração na entrada e a outra deve ficar com você até ser devolvida na saída. Isso é aplicável às pessoas que levam somente o RG. Para as que levam o passaporte, o carimbo no próprio documento substitui esse formulário.

Você terá que preencher:

1. Apellido (se diz apexido) – sobrenome
2. Nombre – nome
3. Fecha de Nacimiento – Data de Nascimento
4. Nacionalidad – Nacionalidade (Brasil)
5. País de origem, país de residência e endereço de onde você vai estar em Buenos Aires ou outra cidade.

Além disso, agora a Argentina possui um sistema biométrico de identificação de pessoas.
O que significa isso?

Além de verificar seus documentos e formulário, vão te pedir para tirar uma foto (sacar una foto) e coletar a impressão digital do seu polegar direito (pulgar derecho), tanto na entrada como na saída.

Para saber mais sobre este assunto leia no link 12.

Está em espanhol.

Dúvidas? Deixe seu comentário.

Fonte (lista de links)
1. Mercosul / 2. Denatran / 3. Email do consulado Argentino em São Paulo / 4. Consulado Argentino / 5. Vistos de Negócios / 6. Visto de Estudante / 7. Portal Universidades Argentinas / 8. Países que não precisam de visto / 9. Lista de documentos para visto de turista / 10. Ministério del Interior – Dirección Nacional de Migraciones / 11. Documentos para a entrevista / 12. Sistema Biométrico

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui