As melhores áreas para emprego em Barcelona

0
3053
Fofo de Rawpixel
Advertisement

As melhores áreas para emprego em Barcelona.

No post publicado em dezembro, escrevi sobre dicas para procurar emprego em Barcelona e, dando continuidade ao tema, apresentarei hoje quais são as melhores áreas para trabalhar na capital da Catalunha e quais empresas do ramo de tecnologia estão abrindo escritórios em Barcelona.

No momento em que você está se organizando para mudar para Barcelona, uma das primeiras coisas que você pensa é sobre emprego, não é? Muitas pessoas quando se mudam para outro país têm que se reinventar profissionalmente. Felizmente ou infelizmente, esse é um dos processos da mudança que muitas vezes não é possível escapar. Barcelona tem sido considerada à porta de entrada para quem quer investir na Europa. Nos últimos anos, a cidade tem sido sede de eventos sobre tecnologia, como por exemplo, Mobile World Congress.

Há seis meses que vivo em Barcelona e, desde que cheguei, tenho observado que aqui não é o melhor lugar para quem procura um emprego permanente ou deseja trabalhar na mesma área que atuava no Brasil. É muito comum encontrar estrangeiros altamente qualificados, porém não conseguem encontrar emprego na mesma área. Entretanto, se você tem o passaporte europeu, a dificuldade pode ser menor. Por outro lado, se você não fala bem espanhol, as chances de encontrar emprego na sua área são pequenas também.

Ademais, se o seu foco não for ganhar muito dinheiro, mas ter uma vida mais tranquila  e comida fresca e barata, definitivamente, Barcelona é o seu lugar! Devido ao baixo custo de vida e o clima boêmio da cidade, as grandes empresas de tecnologia estão se instalando na cidade. A seguir está disponibilizado links de algumas empresas para você pesquisar se há vagas disponíveis.

As grandes empresas de tecnologia em Barcelona

Na pesquisa feita pelo Infojobs, os cargos de dentista, diretor de informática, diretor comercial, gerente industrial, corretor de imobiliário e venda direta são as áreas que têm os melhores salários na Espanha. Todavia, engenharia e TI são as profissões com mais ofertas de emprego.

Foto de Alex-Kotliarskyi

Para quem quer dar aula de inglês é essencial ter o certificado do TEFL, é um certificado que permite dar aula de inglês como uma segunda língua. Para trabalhar como babá ou Au Pair, os sites Au Pair International e Kids in Barcelona são fácies para encontrar família. Outra opção para quem está aflito atrás de trabalho é o de entregar flyers promocionais dos bares e boates (normalmente os bares irlandeses procuram por pessoas). Porém, esse tipo de trabalho é comissionado e você ganha de acordo com o número de pessoas que você leva.

Para conseguir trabalho em bar ou restaurante, o ideal é ir diretamente ao lugar com currículo impresso e falar com o gerente. Mas lembre-se de preparar seu currículo com experiências relacionadas a esse tipo de trabalho. Uma sugestão, caso você nunca tenha trabalhado em bar, você pode fazer uma proposta ao gerente para trabalhar por uma semana, pois desta forma, você pode mostrar sua força de vontade e competência. Eles querem gente com disposição para trabalhar! Outra opção é call center em português, você pode pesquisar as vagas disponíveis no Avis Car Rental.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Espanha

Great Place to Work: Lista das melhores empresas para trabalhar

Na edição de 2017 do Great Place to Work, há uma lista das melhores empresas para trabalhar na Espanha, as cinco primeiras são: Liberty Seguros, Mars, Cisco, Mundipharma e Visual MS. A pesquisa destacou que 75% das empresas escolhidas oferecem aos funcionários prêmios por reconhecimento da sua dedicação profissional na organização. Cerca de 98% das empresas tem horário flexível e oferece plano de saúde e 85% também proporciona uma ajuda de custos para formação profissional.

Acrescenta-se também, American Express recebeu o prêmio de melhor ambiente de trabalho; a premiação pela diversidade foi para Reale Seguros, pois promove tratamento igualitário a todos os empregados, independente da sua posição na empresa, lugar de origem, idade, gênero ou orientação sexual. E por fim, Amgen recebeu o prêmio de liderança inspiradora no qual incentiva o desempenho dos seus profissionais.

Se você tem curiosidade em saber qual é o salário pago na sua profissão, e também pesquisar sobre leis trabalhistas e orientação profissional na Espanha, entre no site tusalario. Ao entrar na página, coloque a sua profissão e quanto tempo tem de experiência, por fim você poderá visualizar qual salário mínimo, médio e máximo.

Horário flexível de trabalho no verão

Durante o verão, nos meses mais quentes (julho e agosto) algumas empresas aderem a uma jornada de trabalho mais flexível, isto é, você chega às 8h30 e vai embora às 15h. E também nas sextas-feiras, grande parte das empresas permitem que seus funcionários trabalhem até às 15h. Ao contrário para quem trabalha em bar ou restaurante, no verão é quando se trabalha mais.

Em agosto é o mês que os espanhóis saem de férias, ou seja, a cidade fica vazia, mas ainda há bastante turistas. Muitas lojas de bairro fecham por um mês ou mais! Eu nunca tinha visto isso antes, foi uma surpresa para mim. Além disso, algumas grandes empresas dão férias coletivas aos seus funcionários nas primeiras duas semanas de agosto.

Bom lembrar que a crise na Espanha está diminuindo, mas o desemprego continua sendo um dos mais altos na Europa. Os espanhóis  continuam indo para outros países para procurar emprego. É recomendável pesquisar bem sobre sua área, antes de se mudar para Barcelona, para não ter desagradáveis surpresas.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.