Austrália – Estudar inglês em Perth

0
304
Advertisement

Todos os dias, nos aeroportos da Austrália, diversos brasileiros chegam com dois grandes motivos: turismo ou estudos. Popular pelo clima ser muito parecido com o clima do Brasil, a Austrália recebe estudantes do mundo inteiro todos os anos. O inglês é o curso mais popular, mas muita gente vem para fazer cursos técnicos e de pós-graduação.

Há várias opções de curso de inglês. A mais popular de todas é o General English (Inglês geral). O curso pode ter duração de 2 até 52 semanas e as turmas vão do básico ao avançado. Os níveis das turmas são, normalmente: Begginer (Iniciante); Elementary (Básico); Pre Intermediate (Pré-Intermediário); Intermediate (Intermediário); Upper Intermediate (Super Intermediário); Advanced (Avançado). Para calcular quanto tempo de inglês cada pessoa precisar estudar baseado no seu nível atual, é só estimar 2 meses de aula para cada nível. Claro que dependendo da dedicação, facilidade ou adaptação de cada pessoa, pode ser mais rápido ou devagar.

Uma pergunta que sempre recebo é relacionada ao visto. Não tenho muito conhecimento sobre cada tipo de visto, mas na Austrália, você pode estudar até 12 semanas com o visto de turista, porém sem permissão para trabalhar. Se você procura um visto que lhe dê direito a trabalhar, precisa de um curso que tenha duração de 14 semanas pelo menos para que possa ter direito a trabalhar 20 horas semanais.

Se quiser saber mais detalhes sobre General English (Inglês Geral), dê uma olhada no post escrito pela Priscila no meu blog Fui Logo Ali.

Como em todas as cidades da Austrália, Perth tem diversas escolas de inglês que irão te oferecer os cursos. As pessoas me perguntam muito também se a escola Fenix é boa, ou se a Kaplan é melhor, por exemplo. Como eu estudei na Milner consigo opinar em relação a ela (o que farei abaixo). A Priscila escreveu sobre as escolas no meu blog, e com essas informações acredito que você consiga eliminar algumas das suas dúvidas.

Minha experiência e IELTS

Quando vim para cá, em 2012, vim fazer parte dessas estatísticas. Matriculei-me em um curso de inglês preparatório para o IELTS, com o objetivo de tirar 7 nessa prova tão específica. A nota que precisava tirar era de acordo com a exigência das universidades para ser aprovado para o Mestrado. Meu marido veio matriculado em uma pós-graduação (MBA) com duração de 1 ano e meio a 2 anos (dependendo de quantas matérias ele cursasse por vez).

O IELTS (International English Language Testing System)  é uma prova de proficiência de inglês. Ela é uma das provas aceitas pelas universidades e pelo governo australiano no caso de requerer a Residência permanente no futuro. Ainda no Brasil, fiz um teste de inglês para analisar que nível estaria. O teste foi enviado pela agência por e-mail. Baixei a prova, fiz e enviei para eles analisarem que nível estaria. Uma coisa muito comum é acharmos que temos o inglês melhor do que realmente temos.

A escola indicada pela agência que me ajudou no processo foi a Milner International College of English. Já em Perth, no primeiro dia de aula, fiz outra prova e me direcionaram para a Turma 1 do IELTS. A turma 1 é para pessoas que precisam tirar até 6 na prova, misturados na turma de quem fará o IELTS General (Geral) ou Academic (Acadêmico).

As aulas começavam às 8h, com uma hora de almoço (das 12h às 13h) e mais duas horas até às 15h, com um professor diferente. Bem puxado. Em um ritmo bem bacana, misturando gramática com vocabulário, conversação e leitura. Todos os estudantes que estão ali têm o mesmo objetivo: passar no IELTS. Diferente das outras turmas de inglês da escola que tem muitos brasileiros, nessa turma só tinha um.

Como o curso é específico para o IELTS, o que se aprende basicamente é a fazer a prova. A professora, conhecendo mais a turma, consegue dar alguns exercícios específicos de gramática ou conversação. Fazemos partes específicas da prova todos os dias, e recebemos dicas de como melhorar a nota. Uma vez por semana, tinha um simulado da prova inteira. Muito bom para aprender a lidar com o tempo.

Depois de três semanas na turma 1, eu fui transferida para turma 2. A turma 2 é específica preparatória para o IELTS Academic e para quem precisa tirar de 6 para cima. As aulas são excelentes, muito focadas. Fazemos a prova toda semana, muitos exercícios e o feedback dos professores bem específicos. Em geral, as aulas da manhã são focadas em reading, writing e listening e a tarde, no speaking.

Minha experiência na Milner foi fantástica e após os três meses de aula, fiz a prova e passei de primeira, tirando o 7 que precisava para ingressar na universidade. A Milner é uma escola excelente e eles oferecem hospedagem. Para quem acabou de chegar e até achar o seu canto é uma ótima opção. Veja meu post sobre achar uma casa.

Para saber mais sobre a prova do IELTS veja meu post sobre a prova e para saber sobre os outros cursos de proficiência de inglês clique aqui.

See ya!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui