Colônia de férias para crianças na Espanha

0
157
Foto: Acervo pessoal.
Advertisement

O verão está chegando e o que faço nas férias escolares? Essa é uma grande dúvida, já que as crianças têm dois meses de férias e os pais só têm 30 dias para estar com seus filhos. Colônia de férias para crianças na Espanha, pode ser uma opção!

Se este é o seu primeiro ano na Espanha, você está trabalhando e não tem família perto para ajudar, pode ficar tranquila. Aqui encontramos uma grande variedade das famosas colônias de férias brasileiras.

Vai ser bem mais difícil – e mais caro – você pagar uma empregada ou babá (canguro) para cuidar das crianças enquanto você estiver fora de casa. Quase todas cobram por hora e após somar, dá vontade de deixar de trabalhar para ficar com eles.

O objetivo das colônias de férias é dispor momentos de lazer com muita diversão e educação nas férias escolares das crianças, desenvolvendo o espírito de equipe, o respeito às regras e a integração social, objetivando a organização, a autoconfiança e a autonomia das crianças.

As opções de colônia de férias em terras espanholas são enormes. Existem “Campamentos de verano” para todos os gostos. Você pode escolher meio período ou integral, com ou sem comida; e para os mais velhos, com opção de passar uma ou duas semanas viajando dentro ou fora da Espanha.

A opção mais barata são os “Campamentos Urbanos” que os municípios de quase todos os “pueblos” espanhóis oferecem. Os preços em média estão entre 50 a 90 euros por semana, e muitos dão descontos para irmãos. As atividades realizadas nas colônias são quase sempre esportivas com um tempo na piscina para refrescar, gincanas, jogos recreativos e artes (desenho, pintura, dobradura, etc.) Em cada semana, muitas oferecem um passeio ecológico, parques de atrações, apresentações teatrais, etc. As vagas são bem concorridas, já que oferecem o melhor custo-benefício, quando falamos de “campamentos”.

A outra opção (para mim a melhor quando se trata de crianças pequenas) são as colônias de férias dos próprios colégios que nossos filhos estudam. Primeiro porque eles já conhecem o ambiente e se sente mais seguros, e segundo, porque se eles já conhecem o lugar, não vão precisar de tempo de adaptação e nem vão estar na porta chorando cada vez que você deixar os pequenos para ir trabalhar.

Nos colégios também tem a vantagem que eles já estão acostumados com a comida, e nós mamães, vamos estar bem mais tranquilas, o que é muito importante!
E por último os “Campamentos de Verano” em tempo integral, com viagens para praias, para praticar atividades específicas como surf, vôlei de praia, futebol de areia ou em chácaras e montanhas fazendo atividades como escaladas, mountain bike e corridas de orientação.

Aqui na Europa, os maiores também aproveitam o verão para viajar a outras países como Irlanda, Inglaterra ou Malta, para estudar inglês. Estes acampamentos requerem uma atenção maior dos pais no momento de contratar o serviço. Se possível, busque uma empresa indicada por outras família.

No entanto, o mais importante é perceber a disposição da criança para participar das atividades e respeitar suas necessidades, pois as férias são um importante momento para recuperar as energias para o ano letivo seguinte. Primeiro, certifique-se do que seu filho goste e escolha aquela que ofereçam atividades seu filho goste do que vai fazer.

Para as crianças a partir de 6 anos que já estão cursando a “primária” existem numerosas possibilidades para campamentos em atividades específicas como: Dança, Música, Arte, Robótica; esportes como: Futebol, Basquete, Voleibol; e muitas outras, tanto atividades individuais, como coletivas. As federações e os clubes esportivos utilizam este tempo de férias para dar cursos intensivos. Alguns oferecem os “Campamentos” aqui na Espanha em inglês. Os preços das colônias de férias específicas são mais caros, variando entre 100 a 400 euros por semana. No meu punto de vista é um dinheiro bem investido, desde quando a criança já esteja praticando a modalidade escolhida e você tenha certeza de que vai valer a pena este período de prática.

Os horários, em quase todos, são desde às 9h00 até às 17h00, e dão a possibilidade de horário ampliado a partir das 7 ou 8 da manhã. Claro que este serviço tem um custo extra, entre 10 a 30 euros a mais por semana.

Alguns pontos importantes antes de fazer a matrícula são:

1- Saber quem serão os monitores das atividades, qual o limite de alunos para cada atividade/monitor. Na Espanha, para estes tipos de atividades não é preciso ter a formação em Ed. Física, pois para trabalhar, basta ter um curso de “monitor de tiempo libre”. Na colônia de férias que meus filhos participam, o máximo de crianças por monitor são 12;

2- Se tiver piscina, perguntar se existe um salva-vidas;

3- Se pode passar antes no local para averiguar se há lugares cobertos. Isso é fundamental, já que é verão e as crianças não podem passar o dia embaixo do sol ou buscando sombra das árvores.

Lembrem-se que os campamentos podem ser uma ótima opção para os pais que, sem férias de seus trabalhos, não teriam tempo durante a semana para estarem com seus filhos. Mas reservem os finais de semanas para dar uma atenção especial aos pimpolhos da casa. O tempo passa voando, e com certeza, vamos sentir muitas saudades desta época tão bonita.

Abaixo vou listar alguns sites que oferecem vários tipos de acampamentos de verão:

Solocampamentos

Buscocampamentos

Rfevb

Elboalo

Colegio Leonardo Da Vinci

Compartilhe
Texto anteriorVida de uma universitária na Itália
Próximo textoCusto de vida em Aveiro
Melissa é curitibana, formada em Educação Física e pós graduada em Educação Física Escolar. Deixou seu trabalho de técnica em voleibol no Brasil em 2007 para trabalhar pela Federação de Voleibol em Barcelona organizando os mundiais de vôlei de praia. No terceiro ano em terras espanholas casou e se mudou a Madri. Mora na Serra de Madri com o marido e os dois filhos. Tem seu próprio clube de voleibol e trabalha em um colégio como coordenadora de atividades extra escolares.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui