Como abrir conta bancária na Finlândia

4
100
abertura de conta bancária, abrindo uma conta na Finlândia, dicas em como abrir uma conta bancária na Finlândia, escolhendo um banco na Finlândia
Foto: cointelegraph.com
Advertisement

Abrir uma conta bancária na Finlândia nem sempre é uma tarefa simples. Seu tipo de visto pode interferir na hora da escolha do banco, já que a grande maioria não aceita o visto de residência temporária.

Quando começamos a pesquisar sobre em qual banco abriríamos a nossa conta, a universidade já havia indicado o banco Nordea. No entanto, haviam nos dito que outros tinham taxas menores e que poderiam ser mais atrativos. Foi através dessa pesquisa, indo de banco em banco, que percebemos que as coisas não seriam tão rápidas como no Brasil nesse quesito.

Passamos por diversos processos burocráticos e vou listá-los para facilitar:

Agendamento de Horário

Na Finlândia, você não chega no banco com seus documentos, pega a senha e espera para conversar com um gerente. Isso é praticamente inexistente. É necessário ligar, marcar um horário, para depois ser atendido. É bem raro alguém tirar uma dúvida sua, ou seja, é necessário fazer esse processo via telefone e ir no dia agendado.

Não tenho nem como não mencionar que só isso já fez com que demorasse mais do que nós queríamos para abrir a nossa conta. Sim, porque não sabíamos disso quando chegamos e tentamos ir até as agências por diversas vezes. Porém, pareciam estar sempre fechadas já que muitas não têm atendimento e só te recebem no horário marcado. Levamos alguns dias até que um funcionário resolveu abrir a porta e nos explicar o procedimento. A partir daí, acabamos optando por ficar com o Nordea mesmo, pois era o banco que tinha o horário mais rápido. Mesmo assim, esperamos por mais cinco dias.

Entrevista

No dia da entrevista para abertura de conta, o banco faz uma série de perguntas do porquê de você estar no país, de como vai se sustentar, de onde vem o seu sustento, aonde você o declara, entre muitas outras coisas. Como sou casada, ainda precisamos apresentar nossa certidão de casamento. Após analisarem a situação e nos aceitarem, os trâmites de abertura começaram.

Tipos de Conta

Nós queríamos abrir uma conta conjunta, pois desta forma pagaríamos as taxas para apenas uma e não duas contas. No entanto, não foi exatamente isso que pudemos fazer.

Se você vai abrir uma conta sozinho, o processo é mais simples, já que tudo é apenas para uma pessoa. Porém, aqui eles colocam diversos empecilhos para que os casais não contratem contas conjuntas. Uma das respostas para isso é que ambos precisam estar juntos no dia que quiserem fechar a conta naquele banco. Não aceitam que apenas um deles o faça.

Sem conhecimento de como as coisas funcionavam, enquanto a gerente falava, percebemos que aquela, provavelmente, seria uma forma demorada de concluir o processo. Com isso, decidimos aceitar a segunda opção que nos foi dada, que era a de me colocar como beneficiária na conta do meu marido. Desta forma, eu teria direito a usar a conta, porém o vínculo não seria comigo e sim, com ele. E porque eu fiquei como beneficiária e ele como titular? Porque o meu visto é de laços familiares, o que vem a ser um visto que depende do dele. Desta forma, ele precisou assinar um documento me autorizando a usufruir do serviço.

Vale dizer que tendo este tipo de conta, eu não consigo validar meus dados online quando é solicitado na matricula de um curso ou até, em alguns serviços de compra. Também não consigo ter o serviço de código (token), já que só o titular consegue ter o acesso e instalar propriamente o aplicativo no celular.

Serviços

Como quase tudo na Finlândia, o banco também é praticamente online e isso já é padrão. O valor da taxa já inclui esse serviço e, no nosso caso, é cobrada em dobro. Os residentes temporários não têm direito a cartão de crédito, apenas ao de débito. No entanto, ele serve como crédito quando compramos online e descontam o valor direto da nossa conta. Só não é possível comprar a prazo.

abertura de conta bancária, abrindo uma conta na Finlândia, dicas em como abrir uma conta bancária na Finlândia, escolhendo um banco na Finlândia
Foto: computerweekly.com (Anna Frajtova – Fotolia)

Usando a Conta Corrente

Depois de aberta a conta, nós não saímos de lá com um número temporário ou qualquer tipo de acesso. Tivemos que esperar 10 dias até que nossos cartões e senhas chegassem pelo correio. Esta senha, inclusive, não pudemos alterar. Ela é dada pelo banco e assim fica. Pelo menos, nós não encontramos formas de alterá-la.

Outro ponto importante é que o banco não solicita que você deposite nenhum valor na abertura da conta. Você só pode fazer isso na boca do caixa depois de ter o seu cartão e senha em mãos.

Depósitos em Conta

Colocar seu dinheiro na conta recém aberta pode ser um processo cansativo. Ninguém nunca nos disse que, para isso, precisaríamos ter os comprovantes das trocas de Euro que fizemos no Brasil. Na nossa ingenuidade, talvez, nem trouxemos esses comprovantes e nem os tínhamos guardados. Nunca foi algo que nos foi solicitado em nenhum outro lugar, então, não nos passou pela cabeça que depositar nosso dinheiro, depois de comprovar de onde ele vinha, seria um problema.

No entanto, foi. O banco não quis aceitar e foi preciso mais duas entrevistas até que abrissem uma exceção. Pediram diversos documentos, ficaram com todos e só depois da gerência acima da nossa gerente aceitar, é que pudemos depositar uma quantia que foi estipulada por eles e não tudo o que tínhamos. Portanto, se você puder guardar os comprovantes da troca, faça isso e traga junto com seus extratos bancários.

Esta foi a única vez que realmente depositamos dinheiro em espécie. Todas as outras transações foram feitas online. Até porque, cobram uma taxa de 6 euros por cada depósito feito no caixa.

Muito importante mencionar que, se você for estudante e for enviar dinheiro do Brasil para cá, é necessário que na transação venha descrito que é Student Support, ou seja, suporte estudantil. Caso contrário, qualquer valor que caia na sua conta estará sujeito a todos os impostos cobrados pelo país.

Pagamento de Contas

Por tudo ser feito praticamente online, pagar uma conta na boca do caixa pode sair mais caro. Eles forçam tanto que o serviço seja feito pela internet que cobram uma taxa extra de 5 euros para cada conta que você paga no banco.

A única vez que precisamos utilizar este serviço foi no início, quando ainda não tínhamos acesso à nossa conta e não tínhamos como fazer o pagamento automático. Eu precisei ir em três agências diferentes até que, na última, a atendente foi muito solícita e fez o pagamento para mim.

Sim, porque aqui é diferente do Brasil: você não consegue ir até a agência da conta em questão e fazer o pagamento para o beneficiário. Você precisa pagar a conta no banco que você tem conta. E se você não tem uma conta ativa, como é que faz? Só através da boa vontade do atendente, infelizmente.

Depois de passar por todos os perrengues do início – mais por falta de conhecimento de como funciona – você compreende que tudo isso é para barrar a entrada de dinheiro ilegal no país. E compreende também que, para eles, o propósito não é ganhar mais cobrando taxas, mas sim agilizar o processo, automatizando-o.

Nem sempre todo o procedimento é rápido mas, no fim, é sim bastante eficiente.

Espero ter ajudado!

Até a próxima!

Lili

4 Comentários

  1. Olá!
    Que cansativo tudo isso né? Eu tbm cheguei na Finlândja com visto ppr laços de familia com meu marido que foi fazer mestrado, mas foi super tranquilo abrir a conta.
    Fomos no OP na parte de informações e a moça nos explicou tudo. Logo marcamoa horário, levamos os documentos e prontk. Alguns dias depois estávamos com o cartão nas mãos.
    Tbm queríamos conta conjunta, mas era complicado, estão abrimos duas. Uma minha e uma dele. Facilita e muito minha vida…rs…
    Minha experiência foi mto boa! Que pena que a sua não foi tanto assim…

    • Oi Adriana! Sim, demais.. mas é vivendo e aprendendo, né? Fico feliz que você não passou por esses perrengues, acho que no fim depende muito de quem te atende! Hoje em dia já nos acostumamos, mas no começo foi um pequeno stress hahaha
      Obrigada por compartilhar a sua experiência!
      Um beijo,
      Lili

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui