Como comprar carro em Portugal

Dicas para seminovos e novos

0
386
Advertisement

Acostumada a usar carro para tudo em Salvador, a possibilidade de usar transporte público com segurança me encantou. Com 6 linhas de metro e mais de 6 dezenas de linhas de autocarros (nossos ônibus), você poderá transitar no Porto dia e noite sem problema. Para quem mora em áreas de bom acesso desses transportes, é uma maravilha.

Mas se o transporte público funciona bem, por que estou escrevendo sobre compra de carros? Eu também me perguntei isso no meu retorno para o Porto em 2014. E após ter que sair de casa com o mínimo de 1 hora de antecedência para pegar autocarro e metro, eu e meu marido decidimos comprar um carro. Demorávamos entre 40min e 1h para chegar em lugares que de carro levaria 15 min. Isso porque na nossa rua o metro mais próximo fica a 1,8km e só há 3 autocarros disponíveis de dia e 1 noturno. E existem áreas na cidade que só passa 1 autocarro.

E fomos pesquisar que tipo de veículo comprar, onde comprar, seguros de automóvel, primeiro registo, transferência de veículo, empréstimos, leasing, renting, IUC, etc.

Primeiro carro – Seminovo
Quando decidimos comprar um carro, ouvimos maravilhas a respeito dos seminovos. Nos falaram que eram carros com excelente custo benefício. E realmente são. Existem muitos carros sendo anunciados, principalmente nos sites OLX e Stand Virtual. E foi lá que procuramos. Os anúncios que encontrará será de pessoas particulares (pessoa física) e de empresas. A diferença, é que a empresa te dará 1 ano de garantia do veículo, enquanto a particular não. Também encontrará veículos em locais físicos como concessionárias e revendedoras. Encontramos o nosso carro no site OLX de um vendedor particular.

Foi um seminovo Xsara Picasso 2001 por 2.700€. Ele funcionou bem no primeiro ano. Mas quando o levamos para uma das revisões, o carro começou a dar problema atrás de problema. E isso consumiu muito tempo e dinheiro.

Um erro que cometi, foi comprar o meu primeiro carro sem antes solicitar a inspeção do mesmo por um mecânico de confiança. Se você for comprar de um vendedor particular, leve um mecânico junto. Geralmente o vendedor não se importa com essa inspeção. Se estiver na área do Porto e quiser uma indicação de mecânico, te indico o Manuel, muito honesto e competente. Caso queira o contato, deixe o pedido nos comentários que te envio o número dele. Essa inspeção não será necessária se comprar o carro em uma concessionária ou revendedora. Geralmente eles dão garantia de 1 ano. Mas antes de assinar o contrato, leia atentamente!

A transferência de documentação do carro ficou pronta em menos de 15 minutos. Foi bem simples e rápido. Nesse momento recebemos um comprovante que o carro está no nosso nome. O documento do carro ficou pronto em uma semana e foi entregue pelo CTT (nosso Correios) em minha casa.

Você só pode sair do local onde comprou o carro com o seguro realizado. Pode escolher entre pagamentos semestrais ou anuais. Meu seguro fiz online e com vencimento semestral. Assim que finalizei o pedido online, recebi um e-mail confirmando minha adesão. Dois dias depois recebi em minha casa o contrato e um boleto para pagar o semestre. Uma dica importante, nos seguros de carro de Portugal você terá que solicitar o seguro contra roubo, caso contrário não estará incluído na taxa. Isso também vale para quebra de vidros.

Segundo carro – Novo
O segundo encontramos em concessionárias. Ficamos na dúvida entre um 2008 da Peugeot a gasolina ou um 500X da Fiat a gasóleo (diesel). Um por crédito por reserva de propriedade e o outro por leasing. Difícil escolha.

Mas antes de chegarmos a esses dois, pesquisamos bastante. O atendimento em algumas concessionárias não é muito bom. Nossos consultores são bem mais preparados.

Alguns pedidos de financiamento foram negados, pelo fato de sermos brasileiros e acharem que podemos retornar para o Brasil a qualquer momento, sem pagar a dívida em questão. Mas também muitos financiamentos foram aprovados. Para que isso fosse possível, optamos em dar uma entrada e o carro que temos, o Xsara Picasso. E pudemos escolher! Mas o caminho tradicional é solicitar um fiador português.

 

Dicas!

Se você necessita de um carro e não tem capital para comprar a vista ou não tem interesse em comprar, existem várias opções para seu bolso.

Crédito
Para o financiamento do carro você poderá utilizar: o leasing, o ALD (Aluguer de Longa Duração) e o crédito com reserva de propriedade.

  1. Leasing
    O leasing é um aluguer de longa duração. As taxas são mais atrativas que a de um crédito. Você pagará uma taxa fixa e no final do contrato pode comprar o carro, mediante o pagamento de uma taxa maior que a das parcelas fixas, ou devolver o carro. Isso porque você tem intenção de comprar um carro, mas ele só passará para o seu nome quando pagar a última parcela, que será no final do contrato. A depender da empresa, poderá realizar amortizações sem penalizações.
  2. ALD
    Parecido com o leasing, o ALD é um aluguer de longa onde o cliente assina um contrato-promessa garantindo a compra do veículo no final do contrato.
  3. Crédito com reserva de propriedade
    É um crédito de automóvel normal, parecido com os créditos pessoais, podendo ter taxas fixas ou variáveis. O carro é financiado, mas ficará em seu nome. Algumas empresas dão a possibilidade de amortização (total ou parcial) sem penalizações, diminuindo os juros finais e a dívida. Porém, como a viatura será financiada, a instituição financeira que está emprestando o carro, fará uma reserva de propriedade em seu nome.

Renting
O renting é um aluguer operacional com todos os benefícios que pode necessitar para adquirir um carro. O contrato é baseado na quilometragem e no tempo limitado (podendo chegar até 5 anos). Nele estão incluídos todas as taxas e impostos, manutenção, além de um seguro do automóvel. No final do contrato a empresa te dará 3 opções: devolver o carro (com possibilidade de contratar um outro), prolongar o contrato ou comprar o carro.

Impostos
Além do financiamento, você deverá se preocupar com os impostos, caso não opte pelo renting. São dois impostos principais, o IUC (Imposto Único de Circulação) e o ISV (Imposto Sobre Veículo).

O IUC é referente a propriedade, o carro, e é pago anualmente (corresponde ao nosso IPVA). Ele é calculado de acordo com o tipo do carro. Se quiser simular quanto irá pagar, clique aqui. Já o ISV é pago uma única vez. Geralmente está embutido no valor de compra do carro. O valor pode variar de carros nacionais para carros importados e de carros mais poluentes para mais sustentáveis. Caso esse valor não esteja incluído no valor de venda ou revenda, simule o valor que irá pagar do ISV aqui.

Avaliação de carros novos e seminovos
Caso você tenha dúvidas sobre o valor que um carro está a venda ou do valor que avaliaram o seu carro usado, consulte no site de cotação KBB. Lá você encontrará informações incríveis!

Se tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, deixe comentários. Responderei o mais breve possível.

Se gostou do artigo, curta e compartilhe!

Leia sobre os aplicativos para transferir dinheiro de Portugal!

Compartilhe
Texto anteriorCusto de vida em Dongguan na China
Próximo textoCinco motivos para não morar nos EUA

Daniele é baiana de Salvador e mora no Porto, Portugal, desde 2010. É dentista no Brasil (graduada pela EBMSP) e em Portugal (Mestre pela FMDUP), Especialista em Prótese Dentária (pela ABO-BA), sócia dos Consultórios Odontológicos Bacelar Menezes e diretora financeira da VRC Marina Ville Empreendimentos. Empreendedora, autodidata, proativa, adora desafios, aprender e ensinar. Amante da boa música como Bossa Nova, Marcela Mangabeira, Boyce Avenue, entre outros. Escreve poesias, gosta de desenhos animados e de dar boas gargalhadas. É uma pessoa otimista, que busca sempre o melhor em cada situação. Ama estar rodeada com família e amigos, adora organizar eventos e festas. Ajuda muitos brasileiros da área de saúde, principalmente medicina e odontologia, a conseguirem regularizar o diploma em Portugal. Mora no Porto com o marido e a filha.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui