Como é uma despedida de solteiro na Inglaterra

2
681
Advertisement

Ah, as despedidas de solteiro na Inglaterra! Tão elaboradas, divertidas e cafonas ao mesmo tempo. Não me leve a mal, a intenção é essa mesmo: fazer o noivo ou a noiva passarem vergonha. Claro que com muita diversão! Durante meses, os padrinhos/ madrinhas tem a missão de organizar aquilo que deve ser o melhor fim de semana da vida de solteiro dos pombinhos.

Lembro até hoje da minha: em uma cidade do litoral , por um fim de semana, com mais 9 amigas e pessoas da família. Essa experiência e as diferenças entre as despedidas de solteiro aqui e as no Brasil é o que quero compartilhar com vocês neste post. Talvez seja o texto mais divertido que já escrevi, talvez o mais editado (haha)! Mas espero que sirva de inspiração para quem está planejando uma despedida de solteira aqui na Inglaterra ou tem curiosidade de saber como é.

Começando pelo nome
Aqui eles chamam a despedida de solteira de Hen do e a despedida do noivo de Stag do. Hen é o nome dado à galinha do sexo feminino. Stag é o nome dado ao veado do sexo masculino. “Do” é uma palavra usada para celebrações em geral e que pode ser substituída por “festa”.

Organização da Hen do
Uma das coisas que mais me chama atenção no comportamento britânico é a antecedência e a organização para planejar eventos. Nas despedidas que fui convidada, recebi o convite uns 4 meses antes. Quem organiza tudo são, geralmente, as madrinhas, assim como no Brasil, mas com um detalhe: a noiva não pode saber de nada. Local, atividades e tema da festa são segredo de estado. O que me leva ao próximo ponto…

Despedida à fantasia!
Pelo menos quando se trata de stag do, as fantasias são super tradicionais. O noivo realmente tem que passar o fim de semana fantasiado (ou pelo menos usar a fantasia durante a balada). O tipo de fantasia depende da criatividade dos padrinhos. Quanto mais mico, melhor!

Geralmente tem algo a ver com algum hobbie do noivo ou com algo que lembre a noiva. Meu marido, por exemplo, foi vestido de salva-vidas brasileira, com direito a uma peruca loira, maiô fio dental vermelho e tudo mais! Quando chegou a vez dele de ser padrinho, a fantasia de aeromoça foi a pedida certa para o noivo que é piloto de avião. É comum também que todos os presentes na despedida de solteiro estejam fantasiados. Faz parte da brincadeira!

Mas e as meninas? Não é tão forte a história da fantasia em uma hen do. Diria que são mais comuns acessórios como tiara de véu e faixa para a noiva e enfeites de cabelo e acessórios para as amigas.

Para ser sincera, eu nem cogitei a possibilidade de ter fantasia na minha despedida de solteira, já que dá um trabalho extra para organizar e minhas madrinhas estavam todas no Brasil. Tive ajuda de uma amiga para organizar tudo (não segui à risca a tradição deles de ser segredo pois queria escolher o que iríamos fazer) e também não queria que a viagem ficasse muito cara.

E, afinal, quem paga por isso tudo?
Em 99% dos casos, cada um paga a sua e um pouco a mais para cobrir também as despesas para a noiva e o noivo. Tudo é pago com antecedência então os organizadores se encarregam de arrecadar o dinheiro dos participantes.

Destinos para a despedida de solteiro
Os noivos geralmente dão pitaco quanto à escolha do lugar. Falam se querem dentro ou fora do país, praia ou cidade, etc. Mas o destino só é revelado no dia da despedida, muitas vezes já no aeroporto. Sim, é muito comum levar a festa para outro país por um final de semana ou alguns dias – principalmente no caso da stag do. Entre os destinos mais comuns na Europa estão Barcelona, Amsterdam, Dublin, e Ibiza.

Atividades mais comuns
Além de beber muito e sair pra dançar, durante o dia existe toda uma programação também. Na minha despedida nós fizemos aula de cocktail, mas já vi também passeio de barco, chá da tarde e aula de dança para as meninas. Já nas despedidas que meu marido foi, eles fizeram de tudo, desde acampar, ter que matar uma pomba para comer, tiro ao alvo, jogar futebol estando dentro de uma bola enorme de plástico e por aí vai.

E qual a importância dessa comemoração?
Diria que ela é quase tão importante quanto o próprio casamento! Sem exageros, em quase cinco anos na Inglaterra nunca vi um casamento sem uma despedida de solteiro (a). E não é só uma noite na balada e pronto não, estou falando de algo bem elaborado, com pelo menos um dia inteiro de atividades. Para quem gosta de festa, é um prato cheio. E, claro, o que acontece na despedida, fica na despedida!

E você? Já participou de uma despedida de solteiro (a) aqui na Inglaterra? Acha muito exagero um final de semana de festa? Faria algo de diferente? Compartilhe nos comentários!

Leia mais sobre a Inglaterra: Tudo o que você precisa saber para morar na Inglaterra!

2 Comentários

  1. Hahaha que top! Mas agora fiquei curiosa, qual o destino que você e o seu marido foram na despedida de solteiro de vocês? Foram para outro país ou ficaram na Inglaterra mesmo?
    Bjs

    • Ficamos na Inglaterra mesmo. O casamento já seria no Brasil e todos nossos convidados ingleses (eram 24 no total) já iriam pra lá então achamos que era pedir muito ter a despedida e o casamento fora do UK! Eu fui pra Brighton e ele para Bournemouth 🙂
      Obrigada pelo comentário!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui