Coreia do Sul – 10 razões para morar em Seul

5
1618
Advertisement

A Coreia do Sul, que já foi chamada de terra da paz pela manhã, é a casa dos solos sagrados budistas, oferecendo uma viagem tradicional por seus diversos templos. Mas muitos turistas talvez estejam mais familiarizados com uma sopa “gukbap” às 6 da manhã, só depois daquela experiência íntima com a vida noturna de “Gangnam Style”.

Confira aqui 10 motivos para morar no país asiático, que tem muitas excentricidades e charmes para oferecer, independente da hora do dia ou da noite – de restaurantes 24 horas e deliveries onipresentes às boas compras e arquitetura medieval.

1. Segurança

1
Acervo Pessoal

A Coreia do Sul é um dos países mais seguros do mundo. Inclusive, sua capital – Seul – foi escolhida como a cidade mais segura para se viajar.

Isso é algo que vem muito da cultura do povo. Além disso, caso algo ocorra e você ligue para a polícia coreana, eles irão atender ao seu chamado em menos de 10 minutos!

Você pode sair despreocupado com seu celular e carteira na mão que não vão te assaltar. Pode ir pra balada, sair com os amigos ou simplesmente sair de casa de madrugada porque está entendiado e voltar a hora que quiser que, provavelmente, ninguém vai fazer mal pra você.

Costumeiramente você vê alguns bêbados dormindo na rua e simplesmente ninguém mexe com eles ou tentar furtar suas coisas.

Não vamos dizer que é um lugar perfeito, mas a taxa de criminalidade é incrivelmente muito baixa.

2. Transporte público eficiente

Transporte público na Coreia do Sul é sinônimo de praticidade e comodidade. Seja de ônibus ou metrô, sempre terá um jeito muito fácil de chegar no lugar desejado.

Eles usam um cartão que se chama “t-money”, aceito em ônibus, metrô, táxis e até em loja de conveniência.

Nas paradas de ônibus há um letreiro que avisa quanto tempo falta para o ônibus chegar. E você também pode acompanhar todos os ônibus por um aplicativo no celular.

Dentro do ônibus é comum uma gravação que fala o nome das paradas conforme aparecem em um painel digital. As paradas de ônibus mais utilizadas por turistas têm seus nomes ditas também em inglês.

O metrô… Ah, o metrô. Ele não atrasa. Se ocorrer, eles vão te avisar pelo sistema de áudio.

Há também o KTX, trem-bala que liga algumas cidades, como Seul-Busan.

De fato, só tem carro na Coreia do Sul quem quer e quem precisa.

3. Táxi é muito barato

O título já é autoexplicativo. Sim, muito barato comparado ao custo de vida local.

Por lá tem mais de um tipo de táxi, dos mais simples até as versões mais luxuosas, com variação de conforto e preço.

Em alguns casos, você pode atravessar a cidade e rachar um táxi com seus amigos pagando uma pechincha.

4. Lojas de conveniência

Têm tudo que você imaginar. Tudo. Os mais variados produtos: comida, papel higiênico, chinelo, guarda-chuva, tudo. São sua salvação em qualquer momento. Pode até esquentar um miojo e comer na hora!

E o melhor de tudo é que elas estão em toda esquina. Por vezes tem lojas de conveniência da mesma franquia há poucos metros uma da outra.

5. Delivery

Você pode pedir delivery de dia, de tarde, de noite ou de madrugada, porque sempre terá uma opção, seja por telefone ou pela internet.

Eles têm delivery dos mais diversos serviços, desde entrega de comida até sua roupa da lavanderia.

Os coreanos buscam cada vez mais praticidade na vida, então o delivery é muito utilizado pela população.

6. A Coreia não dorme

Falando mais especificamente de Seul, cidade em que moramos, a agitação é garantida 24h.

Você saiu e quer continuar se divertindo ao longo da night ou está em casa sem fazer nada e quer curtir? Opção é o que não vai faltar.

Sempre tem diversos estabelecimentos abertos, como bares, cafeterias, jimjilbang, karaokê (noraebang), boates, etc.

Seja dia de semana ou final de semana, os letreiros vibrantes nas ruas sempre estarão lá pra te manter acordado e se divertindo!

7. As coisas que você perde voltam pra você

Se você esqueceu algo em algum lugar e voltar lá pra buscar, provavelmente seu pertence ainda estará lá esperando por você. Ou talvez alguém tenha pego pra te devolver ou esteja em algum “achados-e-perdidos” do local.

A Amanda esqueceu o celular dela em vários lugares (ela perdeu umas 4 ou 5 vezes) e sempre devolveram pra ela. Uma vez ela o esqueceu descarregado, dentro do táxi. O taxista carregou, ligou pra uma amiga nos contatos e foi devolver no lugar combinado, cobrando só a corrida (fazer de graça aí já era demais, né? rs).

É comum as pessoas serem honestas por lá, não gostam muito de ficar com o que não é seu.

Mas nem todo lugar é perfeito, sempre vai ter algum fora da linha, né? Verdade seja dita, em um dia de chuva alguém levou o meu guarda-chuva que deixei no depósito da balada. Hunf!

8. Fazer compras é muito barato

Andar com estilo gastando pouco é possível por lá. As famosas lojas de 10mil won (U$10) têm roupas maravilindas!

Eu mesma fui em várias e fiz a feira! rs

A única desvantagem é que muitas lojas por lá não permitem que experimente a roupa antes de comprar (cruel!). Então, vai no olhômetro mesmo!

9. Coreano é muito receptivo

Você pode achar que devido os coreanos não serem muito de tocar ou de abraçar eles seriam pessoas frias. Enganou-se, bobinho!

Coreanos são bastante receptivos e calorosos. Acredito que você vá se sentir confortável enquanto estiver por lá!

Ao entrar numa loja, sempre é muito bem atendido com um sorriso. Ajummas e ajusshis te ajudam na rua, chegam a ir com você até o lugar, caso necessário. Pessoas curiosas que puxam conversa com você por ser estrangeiro. Eles, em geral, são gentis e muito educados.

10. A mistura entre o tradicional e o moderno

Ao meu ver, esse último ponto vai te conquistar de vez. Impossível não se apaixonar pelos cenários das cidades coreanas.

Seul é super moderna e milenar ao mesmo tempo. Você está dentro de um palácio preservado por séculos e ao olhar para fora, verá prédios altos com arquitetura futurística. Talvez você esteja passeando tranquilamente pelas ruas e volte ao tempo ao entrar em um bairro com casas antigas preservadas.

Assim o coração não aguenta! É muito amor!

E você, ficou convencido? Comente aqui embaixo quais dessas características da Coreia do Sul mais te agradou!

Compartilhe
Texto anteriorGrécia – Baladas em Atenas
Próximo textoTaiwan – Como tirar a carteira de motorista em Taiwan
Amanda é cearense e tem como maior sonho explorar continentes, conhecer gente diferente e descobrir o que cada cultura tem para lhe ensinar. Viajar é o seu maior aprendizado. Com um gosto nada comum, é grande admiradora da Ásia e dedica o seu tempo livre a estudar idiomas e culturas asiáticas. Na primeira oportunidade que surgiu, viajou para a Coreia do Sul, país pelo qual se apaixonou. Tudo o que aprende sobre e com a cultura coreana compartilha no site Mais Viagem, Por Favor! e no canal do Youtube de mesmo nome.

5 Comentários

  1. Motivos pra viver lá eu tenho de sobra!! Todos esses e mais um pouco!! O problema é conseguir mesmo… Kkkk
    Adorei o artigo Amanda! Adoro seu canal no yt ^-^/

  2. Amanda, sobre as compras, quais lojas/ bairros que você indica para nós, brasileiras, fazermos compras de roupas e sapatos? Pergunto porque tem aquela dificuldade de algumas coisas não servirem tão facilmente e tal.
    Obrigada! 🙂

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui