Custo de vida em Londres: é realmente tudo muito caro?

0
1613
Advertisement

Se você tem o sonho de morar em Londres mas sempre ouviu falar que o custo de vida na cidade é muito alto, esse post é pra você. Sim, o custo de vida em Londres não é dos mais baixos, mas com planejamento e aproveitando o que a cidade oferece de graça, é possível, sim, fazer o sonho caber no orçamento.

Sempre recebo comentários de leitores no meu blog pessoal perguntando sobre esse assunto e nada melhor do que fazer um post completo respondendo à pergunta que não quer calar: quanto realmente custa morar em Londres?
Fiz uma lista dos principais itens que podem ser incluídos no orçamento do mês (aluguel, transporte, supermercado, academia, restaurantes e etc). Tudo bem explicadinho, do jeito que vocês gostam. Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa:

– Aluguel de um imóvel
Se você acabou de chegar na cidade, provavelmente não vai ter dinheiro logo de cara para comprar um imóvel. O jeito é partir para o aluguel, como, aliás, a maioria da população de Londres. Você pode optar por alugar um quarto em uma casa compartilhada ou alugar uma casa ou apartamento só pra você. O custo depende da área que você vai morar, mas se fomos considerar algo na zonas 2 ou 3, um quarto para uma pessoa custa cerca de £130 por semana, com as contas inclusas nesse valor. Já uma casa/apartamento de um quarto custa em torno de £1,100 por mês, mais as contas que são pagas à parte. Estes valores são bem relativos, pois depende muito da localização e do tipo do imóvel. No mês passado, escrevi um post sobre como alugar casa em Londres e lá tem mais informações só sobre aluguel.

Custos com contas da casa
Como falei anteriormente, se você for alugar um imóvel só para você ou sua família, as contas deverão ser pagas por você. Antes de alugar qualquer imóvel, pergunte sobre as contas da casa e coloque os valores na ponta do lápis. Falar de contas é algo muito relativo, então para montar essa lista pesquisei em sites oficiais, fiz uma mini pesquisa com alguns amigos próximos que moram aqui e, claro, usei minha própria experiência como refererência. As contas de uma casa aqui são:

Council tax: é o nosso IPTU e também é pago de acordo com o tamanho da casa, quantas pessoas moram nela e localização do imóvel. O valor do counci tax é determinado pelo tipo de ‘band’ ou faixa classificatória que o imóvel se encontra. Por experiência própria, posso dizer que um apartamento de um quarto nas zonas 2 ou 3 é classificado na band C, o que equivale ao valor de £100 por mês. Nesse site você pode pesquisar o valor do council tax de um imóvel.

Água: Cerca de £20 por mês, você pagar por ano, a cada seis meses ou mensalmente mesmo. Em alguns imóveis, geralmente em prédios, a água já é paga pelo condomínio e está inclusa no valor do aluguel.

Eletricidade e gás: Muitas casas aqui usam gas além da energia elétrica para o sistema de aquecimento interno e aquecimento da água (lembre-se que aqui você não vive sem aquecedor e água quente nas torneiras de casa). De acordo com o site oficial de preços de energia elétrica , o mínimo para uma casa pequena é de £48 e £45 de gás.

Internet: Não aparece nos sites oficiais como conta essencial de uma casa, mas eu diria que é mais do que essencial! Valores: desde £15 a £40 por mês, depende da velocidade e da prestadora de serviço.
Dica: assim como quase tudo, pesquisando você encontra o melhor preço. Para escolher todas as prestadoras de serviços lá pra casa, usamos muito o site Us Switch e Money Supermarket.

Custos com lazer e bem-estar

Academia: o custo pode variar bastante, de £20 a £80 mensais, dependendo da academia escolhida. Há também opções para quem quer pagar por dia frequentado (pay as you go) e os planos anuais. Uma boa dica para quem quer escolher uma academia é fazer uma busca na internet por gym pass free, geralmente muitos sites de academias oferecem a opção de um dia grátis para uma visita antes de assinar um plano.

Restaurantes & pubs: as opções gastronômica em Londres são tão vastas que acho que esse assunto merece um post separado. Mas, de uma maneira geral, dá para comer barato e bem como também gastar uma nota em restaurantes sofisticados. Diria que um jantar em um restaurante comum (nem muito barato nem Michelin star) sai por volta de £50 o casal. Há muitas opções de restaurantes bons e baratos, como Nando’s, Franco Manca, Pizza Express, Wagamama e Wasabi. Neles, o jantar por casal fica em torno de £30. A mesma regra se aplica aos pubs, que são muito comuns por aqui e também servem como restaurantes, principalmente quando se trata da culinária britânica. Uma pinta em um pub em Londres custa, em média, £5. Dependendo do bairro e se for em dia de semana, os happy hours podem oferece opções mais em conta, até por £3.

Cinema: preços vão desde £8 a £18 por ticket, dependendo do dia e horário da sessão. Odeon e Vue estão entre os mais populares e mais em conta. Cinemas independentes como o Picture House cobram mais caro pelo ticket, mas oferece um ambiente mais alternativo – em Piccadilly Circus, até restaurante e bar o cinema tem.

Roupas & calçados: lojas de rede como Primark, H&M, Top Shop e New Look geralmente tem opções mais em conta. Uma calça jeans feminina sai entre £15 e £30. Zara, Next e River Island estão entre as opções com um preço um pouco mais alto, o que muitas vezes é refletido na qualidade. O que acho bem caro aqui são sapatos: um bom par de sapatos na loja Office, uma das mais populares da Inglaterra, não custa menos de £60. Convertendo para o real, o preço pode assustar um pouco (e particularmente acho sapato brasileiro mais confortável). Já roupas, geralmente vale a pena comprar em Londres.

Espero que tenha conseguido esclarecer um pouco mais e dar exemplos reais de custo de vida em Londres. Prometo fazer um post em breve sobre custos de transporte e nos supermercados. Até lá, se tiver alguma dúvida ou se deixei algum item de fora, escreva para mim nos comentários!

Leia mais sobre a Inglaterra: Tudo o que você precisa saber para morar na Inglaterra!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui