Dia de Santa Lucia na Itália

0
579
Advertisement

No mundo católico Santa Lucia é a Santa dos olhos, da visão, protetora dos cegos e oculistas. Sua história conta que ela arrancou os próprios olhos para não casar-se com um pagão e confirmar sua fé em Deus.

(Texto tirado da internet) “Entretanto quem não se conformou foi o ex-noivo. Cancelado o casamento, foi denunciar Luzia(ou Lucia) como cristã ao governador romano. Era o período da perseguição religiosa imposta pelo cruel imperador Diocleciano; assim, a jovem foi levada a julgamento. Como dava extrema importância à virgindade, o governante mandou que a carregassem à força a um prostíbulo, para servir à prostituição. Conta a tradição que, embora Luzia não movesse um dedo, nem dez homens juntos conseguiram levantá-la do chão. Foi, então, condenada a morrer ali mesmo. Os carrascos jogaram sobre seu corpo resina e azeite ferventes, mas ela continuava viva. Somente um golpe de espada em sua garganta conseguiu tirar-lhe a vida. Era o ano 304.”

Na Italia a tradiçao conta que a Santa vem acompanhada de seu ajudante o senhor “Gastaldo” ,cuja finalidade é a de orientar o burrinho de Santa Lucia às casas das crianças comportadas para deixar presentinhos. Caso a criança nao tenha se comportado bem durante o ano, ao invés de presentes no sofà, encontrarà dentro de meias penduradas na janela ou no balcao da janela, pedaços de carvao! Hoje em dia, no comércio, esse carvao é vendido com sabor de balas de açucar. Assim, voce pode “presentear” a criança com um carbono doce, hehe.

A preparaçao começa dias antes. Na escola de meu filho por exemplo, a “Santa” passa tocando seu sininho, mas ninguém a ve, pois ela ainda està sò de passagem pelas redondezas! Avisando que està perto de chegar, para continuarem comportando-se bem!

No dia 12 de dezembro, antes de irem dormir, as crianças preparam um pratinho para o burrinho de Santa Lucia, que pode ter um pouco de trigo,folhas ou palha e um pratinho com àgua, afinal, estarà cansado da longa caminhada e  às vezes uma taça de vinho para o “senhor Gastaldo”, ajudante de Santa Lucia.

Preparado tudo, todas à cama, caso contràrio a Santa nao entra em casa!

No dia seguinte pela manha, surpresa, presentes no sofà da sala e, naturalmente a àgua e comida do burrinho nao estao mais là e a taça de vinho idem, sem uma gota para contar història!

Encontrei na internet que em alguns lugares do Brasil seguem a mesma tradiçao que foram, obviamente, trazidas por emigrantes italianos!

Leia sobre o Natal Pelo Mundo!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui