Escócia – Dicas para Estudantes

5
847
Advertisement

No primeiro texto falei sobre o processo pré-chegada. Neste explicarei sobre alguns direitos e deveres, e passos que um estudante internacional normalmente tem que tomar quando chega no UK, além da estrutura do curso nas universidades britânicas.

Acomodação

Normalmente as universidades têm suas próprias residências ou parcerias terceirizadas, e quem é estudante internacional pelo menos nos níveis de bacharelado e mestrado tem lugar garantido por um ano. Se você vem com dependentes é difícil encontrar um espaço nas residências estudantis, tendo que optar por apartamento privado, como foi o meu caso.

Para não alugar algo à distância, somente vendo o anúncio online do Brasil, optamos por alugar um quarto por um mês e procurar um imóvel depois de chegar.

Fique atenta às taxas que as imobiliárias cobram. Na Inglaterra elas correm soltas, com valores altos até pela impressão do contrato, enquanto que na Escócia as taxas são ilegais, o que torna mais difícil a cobrança, apesar de algumas imobiliárias continuarem cobrando. O braço escocês da ONG Shelter vem fazendo uma campanha para ajudar inquilinos a recuperarem o dinheiro de taxas cobradas indevidamente.

Registro com a polícia

O primeiro passo assim que você chega é registrar-se na polícia. Se o seu visto vem com a mensagem “Police Registration” (se seu passaporte é brasileiro provavelmente terá), você deve ir a uma delegacia em até 7 dias após a chegada e registrar seus dados. Este processo se repete toda vez que um documento ou endereço mudar. Se você tem a oportunidade de chegar bem antes do curso (3 a 4 semanas) enfrentará menos filas, já que a maioria dos estudantes chega bem próxima do início do curso.

National Health Service

Em seguida, você deve registrar-se com a clínica mais próxima da sua casa ou da universidade. Estudantes internacionais têm direito a utilizar o sistema público de saúde, o NHS. O registro permite que você se consulte com o GP (General Practitioner), ou clínico geral. É com ele sua consulta sempre, para qualquer problema de saúde. Se precisar de mais investigação, ele te indicará para um especialista, que normalmente atende nos hospitais. Assim que receber a referência do GP, o hospital emitirá uma carta para o paciente com o agendamento da consulta. Quem têm convênio no Brasil pode estranhar este método, mas você não conseguirá um especialista sem a referência de um GP.

Alguns GPs têm atendimento extra para alguns casos. Há GPs com clínicas de asma, diabetes e pré-natal. Se você precisar tratar de saúde sexual ou solicitar anticoncepcionais, há clínicas especializadas. Consultas com dentista são parcialmente cobertas pelo NHS, há taxas tabeladas que o paciente deve pagar.

Novamente há diferenças entre a Inglaterra e a Escócia: na última os medicamentos com prescrição são gratuitos. Basta apresentar a receita na farmácia e retirar. Na Escócia os testes oftalmológicos e o check-up com o dentista são gratuitos também, enquanto que nos vizinhos do sul eles têm uma taxas.

Primeira semana

A matrícula definitiva no curso acontece quando você chega no país, onde seus documentos originais são checados e o pagamento da anuidade é realizado. A semana anterior ao início das aulas é a Freshers’ Week, onde há várias atividades para que os estudantes conheçam a universidade, o campus, os serviços oferecidos e têm a oportunidade de integrar com outros colegas. Apesar de ser mais voltada aos estudantes de graduação, os alunos de pós também aproveitam os eventos, pois eles facilitam bastante na familiarização com a instituição e o que ela oferece. Logo na primeira semana já tive a oportunidade de conhecer alguns dos meus colegas de turma, que depois viraram bons amigos.

Há eventos para todos. Tours pelo bairro, apresentação das equipes de apoio, orientações, encontros de estudantes internacionais, sessões de cinema, pub quizzes, festas, feira com as associações de estudantes, onde você pode se inscrever para as que se interessar. As associações são variadas, há desde esportivas, políticas, até clube do queijo e vinho. As atividades variam de universidade para universidade, mas todas ajudam a “quebrar o gelo”.

Biblioteca Aberdeen
Biblioteca da University of Aberdeen

O curso

As universidades britânicas esperam um alto grau de independência dos estudantes. Há poucas aulas formais. Você tem a sua lista de leitura para a semana e espera-se que com ela você se prepare sozinho para a aula. Se o estudante não tem disciplina, corre o risco de se deslumbrar com o tempo “livre” e depois ter que correr atrás do prejuízo. Há dois tipos de aula: as lectures, no formato tradicional de aulas, e os seminars, onde há a discussão do tema da leitura e do que foi apresentado na lecture.

Os seminars na minha opinião foram os mais interessantes, onde tivemos a oportunidade de interagir uns com os outros e onde aprendi mais, com visões tão diferentes de colegas que vieram de culturas diversas.

A avaliação varia de acordo com o curso e pode envolver exames, redações e provas orais. O trabalho final é normalmente uma dissertação, com alguns cursos práticos exigindo também um projeto, como um filme para estudantes de cinema, por exemplo.

As universidades aqui têm razão em bater tanto na tecla de internacionalização e diversidade. Elas enriquecem demais o aprendizado, talvez a parte mais importante de vir estudar em outro país. Na minha turma éramos 21 alunos de 13 países diferentes, e aprendi tanto com eles quanto com os livros.

5 Comentários

    • Olá Sylvia, para que cidades você deseja ir e o que você pensa em fazer? Há desde as cidades maiores, como Glasgow e Edimburgo, até as ilhas mais isoladas como Orkney e Shetland. Depende muito do tempo que você tem e o que mais gosta (ambiente urbano, programas culturais, natureza, esportes, etc)
      Abraço.

  1. Oi Daniela,

    tudo bom? Estou indo para Edimburgo no início da março. Ao me inscrever no NHS, passarei a receber a carta, além do agendamento para a consulta com o GP, regular, para um check up com o dentista e com o oftamologista quando for a época. É isso? Obrigada.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.