Qual a melhor época para visitar a Escócia?

8
2361
Advertisement

Um famoso comediante escocês disse uma vez que a Escócia possui duas estações: inverno e junho. Essa fama de lugar frio e chuvoso faz com que as pessoas se preocupem em saber qual a melhor época para visitar o país.

A verdade é que, com tanta natureza, história e cultura, a Escócia é atraente o ano todo, então essa escolha vai depender da sua intenção – e da sua tolerância ao frio. Se você quiser agito e dias compridos, venha no verão. Se quiser paz e paisagens brancas, no inverno. Cada estação tem suas vantagens e desvantagens, mas todas têm belezas próprias que vão fazer a viagem valer a pena, não importa o clima. O tempo é imprevisível sempre, e vai depender da sorte pegar dias de chuva ou de sol (geralmente os dois juntos, no mesmo dia, várias vezes…). Então, é mais uma questão de colocar na balança as vantagens e desvantagens de cada estação e adequar com as suas possibilidades.

Verão na Escócia: 

Teoricamente, vai de junho a agosto, mas, na prática, se resume a alguns dias com temperaturas superiores a 18 graus. Se você detesta frio, essa é a época em que vai poder andar por aí sem muitas camadas de roupas. Mas não se iluda, porque mangas compridas e jaquetas ainda serão necessárias. E não coloque roupas de praia na mala, por mais otimista que você seja. O máximo de calor que já presenciei por aqui foi um dia de agosto quando fez 22 graus. As praias lotaram, todo mundo na areia e no mar, estocando vitamina D, mas a maioria com roupas normais. Eu estava de jeans e camiseta, e fiquei com frio quando começou a ventar. Uma amiga que veio no final de julho e quis visitar o Lago Ness teve que comprar um casaco grosso por lá, porque ela não aguentou o frio que fez com a jaqueta leve que trouxe.

O verão também é bom para quem gosta de agito, porque é quando acontecem vários eventos grandes, como o Fringe (o maior festival de artes e espetáculos do mundo) e o Military Tattoo (um show de música tradicional escocesa que acontece no Castelo) em Edimburgo. Também ocorrem, em várias cidades do país, os Highland Games, com competições tradicionais, como arremesso de troncos e martelos, danças, muita música de gaita de foles e comidas típicas.

Outra vantagem são os dias compridos, pois anoitece tarde e os horários de aberturas de castelos e outras atrações turísticas são estendidos.

As desvantagens são os preços de alta temporada, as estradas movimentadas e a quantidade enorme de turistas, com consequentes filas e esperas para tudo.

Outono na Escócia:

O outono é um prato cheio para quem gosta de fotografia, tanto pelas cores incríveis das árvores quanto pela luz mais indireta. Os dias vão durando menos e ficando mais frios. Uma desvantagem é que, em fins de outubro, a maioria dos castelos fecha e só reabre em março. Mas os principais, e mais visitados, como os de Edimburgo, Stirling, Urquhart e Eilean Donan ficam abertos o ano todo, embora com horários de visitação mais curtos. A partir de novembro, os picos das montanhas do norte do país já ficam brancos de neve, deixando essas paisagens mais bonitas, na minha opinião. E como é fora de temporada, a oferta de hospedagem e passeios baratos é maior. Espere ver muitos rolos de fenos pelos campos e cavalos com capas elegantes (pois já começam a se proteger do frio).

2016-10-30-15-25-35
Princes Gardens, Edimburgo – Acervo pessoal.

Inverno na Escócia:

Assim como no outono, existe a desvantagem de castelos fechados e dias mais curtos e frios. Dependendo do roteiro planejado, é preciso verificar também as estradas, pois algumas fecham, ocasionalmente, por causa da neve e do gelo. O lado bom é o inverno em si, principalmente para quem vem do Brasil e quer algo diferente. A Escócia tem excelentes estações de esqui, e é possível praticar todo tipo de esporte de inverno por aqui. Se você vier perto do Natal, também tem feiras natalinas por todo canto. As mais famosas são as de Edimburgo e Glasgow. O Hogmanay (o Réveillon daqui), é o maior evento do ano, e a festa se estende por dias, com vários eventos, festas e shows. Só que, ao invés de pular 7 ondas, eles costumam se jogar no gelado Mar do Norte, assim que amanhece. Fica a dica para quem está buscando uma experiência tipicamente escocesa…

cairngorms-national-park-1209824_1920
Glencoe – Acervo pessoal.

Primavera na Escócia:

Esta costuma ser a estação com maior número de dias bonitos e ensolarados (embora ainda frios). As paisagens vão ficando mais verdes e floridas, e os campos se enchem de ovelhinhas-bebês saltitantes. Os castelos e outras atrações que fecham no outono, reabrem suas portas nessa época, e as estações de esqui fecham. Fica mais difícil ver neve, a não ser nas montanhas mais ao norte. Essa é uma época excelente para fazer passeios de barco, cruzeiros pelas ilhas e trilhas pela natureza. Pouca gente sabe, mas é possível ver a aurora boreal aqui da Escócia, e março costuma ser o mês com mais chances disso acontecer.

13131615_10153658090226234_8769992079943052370_o
Castelo de Edimburgo – Acervo pessoal.

Enfim, em qualquer época do ano, você vai encontrar tudo aquilo que faz com que as pessoas queiram visitar a Escócia: castelos, lagos, montanhas, whisky, cultura, arte e, principalmente, história. Aliás, para quem gosta de História e de histórias (reais e lendárias), a Escócia é um destino perfeito de férias, todos os meses do ano, em qualquer tempo.

8 Comentários

  1. Olá Anelise
    Abril é Primavera na Escócia?
    A temperatura média nesta época e de quanto?
    É possível visitar castelos e fazer passeios nesta época ou os castelos ainda estão fechados?
    Muito obrigada

    • Oi Joely!
      Sim, abril é primavera aqui. A temperatura fica entre 5 e 10 graus, mas mais para o norte ou nas montanhas pode baixar disso. Os castelos mais importantes e visitados ficam abertos o ano todo, e passeios também, são todo possíveis, É uma época ótima pra visitar. Os castelos que fecham no inverno, como mencionei no artigo, costumam reabrir justamente em abril, mas as datas dependem de cada um.
      Obrigada pela leitura e comentário!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui