Whisky, o presente da Escócia para o mundo

0
266
Destilaria Strathisla, casa do Chivas Regal. Foto : Acervo Pessoal
Advertisement

Sempre que falo para algum amigo que estou morando na Escócia, me perguntam se faz muito frio, se os homens usam kilt e se o whisky é bom mesmo!  Eu respondo que faz menos frio do que eu esperava, que os homens usam mais kilt do que eu imaginava, e que segundo os entendidos o whisky é bom demais mesmo! Eu não tomo whisky porque acho muito forte,  mas adoro visitar as destilarias com meu marido, grande apreciador da bebida, e sentir os diferentes aromas.

A palavra  ‘whisky’  é derivada da palavra gaélica ‘uis gebeatha’, que significa ‘a água da vida’. Segundo historiadores, a primeira referência a whisky na Escócia ocorreu em um documento público de 1494.

Destilaria Glengoyne. Foto : Acervo Pessoal

Atualmente, há mais de 100 destilarias espalhadas pela Escócia produzindo de forma única diferentes tipos do whisky considerado pela maioria ‘o melhor do mundo’. Em  levantamento publicado em janeiro de 2017, a Scotch Whisky Association divulgou alguns números impressionantes da indústria do whisky escocês : 40.000 empregos gerados e contribuição de 5 bilhões de libras na economia do Reino Unido.

A Escócia tem os ingredientes perfeitos para produção de whisky : grandes campos de cevada, abundância de água pura, e rica e espessa turfa que é usada para secar a cevada. A produção é dividida em 5 regiões : Highland (região extensa das montanhas, lagos e muita natureza onde fica o famoso Lago Ness), Lowland (região mais plana com grandes plantações de cevada e fontes de água pura das montanhas), Islay(conjunto de ilhas da costa escocesa), Speyside(região com o maior número de destilarias) e Campbeltown (com apenas 3 destilarias, não é muito conhecida ainda).

Ben Riach e Edradour estão entre os melhores. Foto : Acervo Pessoal

São produzidos na Escócia 3 tipos de whisky : malt whisky, grain whisky e blended whisky. Malt Whisky é produzido com cevada maltada, água e fermento. O líquido é destilado  e depois maturado em barris por no mínimo 3 anos (pela lei escocesa nenhum whisky pode ser chamado escocês se não for maturado por pelo menos 3 anos e engarrafado na Escócia). O single malt whisky é produzido em uma destilaria, enquanto o blended  malt whisky é o produto de 2 ou mais destilarias. Grain Whisky é produzido com cevada maltada misturada com cevada não maltada e outros cereais (como trigo e milho). A esta mistura é adicionada água e fermento,  e o líquido depois de destilado vai para o processo de maturação. Blended Whisky é o resultado de uma mistura de single malts de diferentes destilarias ( de 15 a 50) com grain whisky. É um processo complexo que precisa de muito conhecimento e experiência para garantir a qualidade do resultado da mistura de whiskies com características diferentes. Muitos blended whiskies hoje são marcas famosas como Bells, Johnnie Walker e The Famous Grouse.

Os processos principais da fabricação do whisky são  : mergulhar a cevada na água até germinar, secar no forno e moer; misturar o grão moído com água quente até produzir o mosto, líquido açucarado que é a base do álcool; misturar o mosto com fermento e deixar fermentar ; destilar 2 vezes o líquido resultante do processo anterior em alambiques de cobre; após a destilação o líquido produzido é armazenado em barris de carvalho para maturar por pelo menos 3 anos. Durante os anos de maturação, parte do whisky evapora e esta parte que evapora é chamada de angel´s share ( parte dos anjos). Este vídeo mostra todo o processo em lindas imagens.

Nem todos os escoceses bebem whisky, mas com certeza todo escocês tem muito orgulho do seu patrimônio nacional. Este orgulho parece uma devoção, quando visitamos as destilarias e conversamos com  as pessoas que trabalham diretamente com a produção e venda do whisky. Percebe-se todo o cuidado no processo, e o orgulho em explicar detalhes da história e dos processos de produção. Visitar as destilarias é um passeio imperdível mesmo para quem não toma a bebida, porque geralmente são lugares seculares em paisagens lindíssimas, e com boa infraestrutura turística. Nas destilarias você encontra raridades que você não encontra em lugar nenhum do mundo, porque não são exportadas. Para quem gosta de whisky, o difícil é escolher qual destilaria visitar, se não tiver tempo para conhecer as mais de 100.

Com toda a tradição e amor envolvido na produção do whisky escocês, existem vários passeios turísticos para conhecer destilarias na Escócia e experimentar os melhores whiskies. Um dos passeios mais famosos é o The Malt Whisky Trail que visita 7 destilarias famosas da região que tem mais da metade das destilarias da Escócia. Outro passeio muito famoso também é o The Scotch Whisky Experience, em Edinburgo, onde você experimenta uma hora de conhecimento e degustação de whisky.  Estes passeios são os mais procurados, mas em qualquer roteiro que você fizer pela Escócia você com certeza terá uma ou mais destilarias no caminho que vale a pena conhecer. Neste site de turismo, você pode localizar a destilaria mais próxima de seu roteiro. O turismo do whisky escocês existe o ano todo, mas algumas destilarias fecham durante o inverno.

Maio é considerado o Mês do Whisky na Escócia com muitos eventos relacionados à bebida,  e 20 de maio é o Dia Mundial do Whisky. Os principais eventos são Spirit of Speyside Whisky Festival no início de maio e Islay Festival of Music and Malt no final do mês.

Cheers ! Foto : Acervo Pessoal

Chamado carinhosamente de Scotland´s gift to the world (Presente escocês para o mundo), o whisky escocês conquista o paladar de quem aprecia a bebida, e o coração de quem gosta de história e tradição. O assunto é inesgotável e muito interessante. Para quem quer conhecer mais  sobre a ‘água da vida’ escocesa, eu recomendo o filme ‘The Angel´s Share’(A Parte dos Anjos), de Ken Loach; os livros ‘Whisky’, de Aeneas Macdonald, e ‘1001 Whiskies you must try before you die’ (1001 Whiskies que você deve experimentar antes de morrer), de Dominic Roskrow; e o documentário da BBC ‘Scotch! The Story of Whisky’ (Scotch ! A Estória do Whisky) em 2 episódios que está disponível no Youtube. Cheers !

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui