Espanha – A escolha da Universidade: o que devo considerar?

1
213
Foto: pixabay.com
Advertisement

Em meu primeiro texto contei um pouco sobre minhas primeiras impressões aqui em Madri, cidade que moro na Espanha. Hoje quero falar sobre como foi a escolha da universidade que faço meu curso.

Estudar no exterior é com toda certeza uma experiência única, e que consiste de uma série de decisões a serem tomadas. Além de ter que lidar com a vida longe de casa, e possivelmente com uma nova língua, você terá que decidir onde quer estudar. Escolher a universidade é uma decisão importante e por isso algumas pessoas podem se sentir um pouco inseguras.

Como já alimentava esse desejo de vir estudar na Espanha há algum tempo, estava sempre realizando pesquisas, tanto em relação ao curso quanto às universidades. Busquei em sites e fóruns de estudantes para me informar sobre e poder montar uma lista das minhas preferidas, e descobrir se seriam realmente as melhores escolhas.

Além disso, conhecia algumas pessoas que já haviam estudado ou estavam estudando aqui, que me contaram suas experiências e me deram dicas essenciais.

É muito importante que você faça uma pesquisa sobre a qualidade dos cursos oferecidos pela instituição na sua área. O reconhecimento pode variar muito conforme o campo de atuação. Existem universidades que têm um nome bem forte em cursos específicos, e são ao mesmo tempo menos reconhecidas em outros, e algumas que exigem um investimento financeiro muito maior que outras.

Uma dica interessante é fazer uma busca no U-Ranking, trata-se de um site que disponibiliza um ranking sobre as melhores universidades espanholas.

Para quem pensa em vir fazer a faculdade ou uma pós-graduação na Espanha, esse documento ajuda bastante, pois não só indica quais são as melhores universidades em geral, como também permite montar seu próprio ranking colocando a área de interesse e suas prioridades. O site mostra quais são as melhores da área, e também qual o custo de vida na cidade, o clima na região, a oferta cultural e o acesso em transporte público. Se você tem dúvidas de qual região da Espanha escolher, ele te permite selecionar todas e mostra as melhores universidades de todo país.

Embora seja um ranking apenas para graduação, serve também como base para quem pretende vir fazer um máster, já que uma universidade que é forte em uma área costuma sê-lo tanto na graduação quanto na pós.

Claro que além da escolha do curso, são muitos os fatores que entram em discussão, como por exemplo: como se preparar, como calcular seus gastos, onde morar, o que levar.

E tendo todos esses pontos organizados você já pode começar sua pesquisa.

Levando em consideração todos esses fatores, eu optei por fazer uma especialização em Direitos Humanos na Universidade Complutense de Madrid.

A Complutense é uma universidade pública bastante conhecida, das que estavam em minha lista foi uma das que consegui reunir um número maior de opiniões favoráveis e que dentro da minha área estava numa boa colocação. Ademais, o investimento financeiro estava compatível com o que havia previsto, porque aqui as universidades públicas são pagas.

Sim! Tanto espanhóis como estrangeiros pagam para fazer uma graduação, mestrado ou doutorado em uma universidade pública espanhola, embora os preços sejam mais acessíveis que numa particular.

A Universidade Complutense de Madrid é uma das mais tradicionais universidades da Espanha, existe toda uma história que envolve sua trajetória. É a universidade pública mais antiga de Madri, considerada uma das mais prestigiadas da Espanha. Dos oitos espanhóis que foram ganhadores de um Prêmio Nobel, sete estudaram ou foram professores na Complutense.

Porém, as universidades públicas da Espanha, como outros setores, também foram atingidas pela crise que assolou o país. A falta de fundos para investigar e a escassez de pressupostos ameaçaram e continuam ameaçando as instituições. Em razão disso, muitos alegam que elas já estiveram melhores, e que hoje em dia, caíram notadamente nas pesquisas. Com certeza, isso acaba afetando diretamente os cursos de graduação que são maioria e, consequentemente, necessitam de mais assistência por parte das instituições. Por isso, é importante fazer uma pesquisa mais a fundo relacionada com a área do curso que deseja fazer.

No entanto, a Complutense permanece com nome muito forte lá fora. A nível internacional, mantém convênios com algumas renomadas universidades do mundo como a Universidade de Oxford na Inglaterra, Universidade La Sapienza de Roma, Universidade de Sorbonne em Paris e Harvard nos Estados Unidos.

Possui uma localização privilegiada – está situada na Cidade Universitária – com acesso fácil e rápido.

Na Espanha encontram-se algumas instituições bastante renomadas, bem como uma ampla rede de excelentes universidades dentre as quais você poderá optar por uma de sua preferência.

Há muitos aspectos que se devem levar em conta na hora de planejar um estudo no exterior.

E nessa hora, obviamente, ninguém quer fazer uma escolha equivocada da qual possa se arrepender depois. Mas é preciso lembrar que, quando se trata de optar por uma universidade, nunca haverá decisão certa ou errada, nada é totalmente garantido. Sempre correremos o risco.

Sendo assim, comece pesquisando instituições de ensino na sua área de interesse, tente fazer uma visita ao local onde você vai estudar, isso lhe ajudará a sentir o clima do ambiente, das pessoas, vendo se é realmente o destino certo para você. Caso não seja possível uma visita, procure ao menos conversar com pessoas que conheçam o local e seu método de ensino, ou com os estudantes da universidade pela internet, por exemplo.

Bom, essas são algumas dicas baseadas na minha experiência que podem lhe ajudar na hora da busca.

Afinal de contas, você estará fazendo uma mudança considerável em sua vida que envolve um alto investimento, não só de tempo, como de dinheiro. Portanto, um bom planejamento é fundamental.

1 COMMENT

  1. Oi Daiane, que legal a sua experiência, também ando pensando em estudar em Madri, na Universidad Europea de Madrid, pois minha faculdade tem convênio lá!
    Gostaria de saber se vc tem algumas referencias desta universidade, indica outros sites para ver onde ficar, e que me ajude a pesquisar um pouco mais a fundo. Obrigada

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui