Espanha – Aprendendo Catalão

0
423
(arquivo pessoal)
Advertisement

Confesso que no começo relutei em começar um curso para aprender catalão, porque como eu já tinha estudado por 2 anos e meio espanhol no Brasil, achava que já tinha estudado um tempo suficiente o idioma local a ponto de poder viver aqui. Mas, no caso de se viver em Barcelona e, mais especificamente na Catalunha, é preciso entender que existe outro idioma local, que é preservado até hoje e se você souber falá-lo, você terá mais vantagens do que desvantagens.

Quando eu ainda estava relutando em aprender o idioma, lembro que fui a uma aula experimental de Ioga, porque queria relaxar um pouco. Quando a aula começou, a professora só falou em catalão. Ela sabia que eu não era daqui, mas eu era a minoria! Entendi algumas coisas, mas quando você está fechada para alguma coisa, parece que tudo é muito mais difícil do que realmente é. Quando saí da aula, eu estava mais irritada do que quando cheguei e, pior, estava decepcionada e frustrada, porque não consegui entender os exercícios. Conversei com outra brasileira que mora aqui e ela me aconselhou a fazer o curso de catalão, pois me abriria mais portas e, afinal de contas, eu é que decidi morar aqui e teria que me encaixar aos costumes locais.

Pois bem, comecei a me informar sobre onde poderia fazer o curso. Existem algumas escolas públicas que ministram aulas para estrangeiros, em sua maioria, claro. Achei o curso na CPNL que tinha algumas opções de horários e dias da semana. Foi necessário fazer uma prova de nível e esperar por um sorteio para conseguir a vaga! As provas para tentar a vaga geralmente ocorrem em janeiro/fevereiro ou junho/julho, pois é quando as instituições de ensino se preparam para iniciar o ano letivo, que começa, respectivamente, em fevereiro e setembro. Após aprovada para começar o curso, iniciei no básico 1. Tive que comprar o livro, que engloba 3 níveis de básico. Paguei 40 euros, além do valor do curso do nível 1, que saiu por 14 euros. Achei muito barato!

Eu já estava ansiosa para começar o curso! As aulas ocorrem por 2 vezes na semana de 1 hora e meia cada. Durante o curso você faz exercícios de escrita, faz um teste de compreensão oral e leitura e no final, tem o exame para aprovar você para o nível seguinte. As aulas são legais, eu estou adorando! Os cursos para o básico são todos presenciais, já os mais avançados podem ser feitos presencial ou online.

Algumas palavras são iguais ao português e outras lembram o italiano e o francês. Na minha sala tem aproximadamente 20 pessoas. A maioria não é nascida aqui, tem alunos da Venezuela, Cuba, França e alguns que são da Espanha, mas que não são da Catalunha, como Andaluzia, por exemplo, pois são regiões que falam o espanhol e outros dialetos locais, mas por não fazerem parte da Catalunha, não falam o catalão.

(arquivo pessoal)
(arquivo pessoal)

A duração do nível básico 1 é de quase 4 meses. E posso dizer que, depois de 2 meses, já consigo entender muitas palavras e fico muito feliz! Outro dia mesmo, na última aula que tive, aprendemos sobre os alimentos, nomes de frutas, legumes, embalagens. Muito bem, fui ao shopping me alimentar e, depois que terminei, fui até o lixo jogar o que tinha sobrado. Havia uma lata de lixo reciclável que tinha inscrições só em catalão, o que é um pouco raro, pois sempre está em espanhol e catalão, mas em alguns lugares é possível encontrar somente em catalão. Então, parei em frente a lata e li o que estava escrito, separei o lixo e sai toda feliz, por conseguir entender perfeitamente o que era cada coisa. E pensei: se fosse há um tempo atrás eu ficaria revoltada e diria: caramba, eles têm que escrever em espanhol também! Mas, eu é que tenho que me adaptar ao novo lugar e não ele a mim! Por isso eu indico fazer o catalão ou o idioma local de onde você está pensando morar! É gratificante entender e se comunicar com os residentes locais, além de ser quase que um requisito de sobrevivência!

Eu acho que quando a gente aceita a nova condição que escolhemos viver e paramos de resistir a realidade da situação, as coisas fluem melhor! Hoje em dia, procuro ouvir mais TV, música, rádio e tento prestar atenção nas conversas para ir aprendendo mais!

Amanhã é dia de visitar o mercado municipal com a escola para por em prática o que aprendermos dos alimentos na última aula! Temos uma relação de perguntas para fazer aos vendedores, como por exemplo, preços, tipos de alimentos que eles vendem, nomes dos legumes, quantidade que vem nas embalagens, frutas típicas da época e nome das lojas! Mas percebam que eu já coloquei esse exercício em prática lá na lixeira do shopping!

Esse curso acaba em fevereiro, que é quando recebemos o resultado do exame e saberemos se continuamos no mesmo nível ou se passamos para o básico 2! Está um pouco puxado fazer as 2 aulas na semana, porque também faço aulas de inglês, mas eu não quero parar! Estou adorando conhecer esse idioma! Ainda falo bem pouco, já tenho um vocabulário onde consigo me apresentar e falar algumas coisas pessoais, mas ainda não consigo travar um diálogo longo com algum catalão! Quero aprender mais para conseguir conversar com as pessoas do trabalho, além de falar somente boa tarde, bom fim de semana, obrigada, de nada e até amanhã!

Necessário agora apenas controlar a ansiedade, porque, como tudo nessa vida, é preciso tempo!

Aproveito para desejar Bon Any Nou a tots (Bom Ano Novo a todos)!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui