Estilo de vida no interior da Espanha

0
205
Foto: Acervo pessoal.
Advertisement

Há alguns meses atrás eu escrevi um texto citando as diferenças entre morar na cidade ou em um pueblo. Hoje vou relatar 5 coisas bem divertidas que as pessoas que moram mais afastadas do centro das grandes cidades fazem e que são ótimos planos, principalmente em família.

A princípio, quando me mudei para pertinho da montanha, buscava mais qualidade de vida e dias menos estressantes. Menos poluição e mais ar puro, menos tempo dentro de um carro (ou transporte público) e mais tempo de caminhadas e bicicleta. E com certeza, buscava mais tempo e lazer com os meu filhos.

Morar em uma grande cidade podemos oferecer muitas “novidades” as crianças, mas morar longe podemos presentear diariamente com as coisas simples da vida e momentos inigualáveis.

Eu listei 5 planos divertidos que aprendi a fazer em família e que há anos atrás não poderia imaginar que seriam tão atrativos.

1 – Cinema de verão ao ar livre

Muitas prefeituras dos “pueblos” espanhóis colocam na suas programações de verão um dia semanal de cinema ao ar livre. (Também tem o dia de teatro, espetáculos e concertos). Vou confessar que a primeira vez que meu marido chegou em casa contando às crianças que aquela noite iríamos ao cinema ao ar livre, eu estranhei um pouco.

Quando começamos a nos preparar só pensava: Que é isso? Dentro do carrinho de compra (aqueles que os avós no Brasil usam para ir na feira comprar semanalmente frutas e verduras) e que aqui na Espanha todos têm um em casa para ir ao supermercado, ele colocou umas mantas (para nos cobrir, porque durante a noite pode fazer um ar fresquinho), pipoca, balas, água e suco. Enganchou quatro cadeiras e fomos andando até a praça principal.

Eu só pensava: “Que vergonha, como vamos chegar ali com tudo isto?!?” O resultado foi inesperado: éramos os menos preparados para esta grande noite.

Famílias inteiras haviam levado até a janta (como nossos famosos farofeiros indo passar o dia na praia). Esperamos que o céu ficasse escuro e começou o tão esperado cinema de verão. Meus filhos adoraram e eu também. Quanta emoção ver um filme em uma tela gigante sob a luz das estrelas.

2 – Banho de rio

Se você tiver sorte, provavelmente no pueblo em que você mora existe um rio. Mas se não tiver, não te preocupe. Com certeza em algum pueblo vizinho vai ter. E este será um dia de diversão garantida. Aproveitamos o dia e vamos de excursão! Montamos aquele piquenique. Levamos toalhas, uma muda de roupa, caça borboletas, boias e deixamos em casa o relógio. Já o telefone, só se for para tirar fotos!!!

Entre os banhos no rio, a descoberta de bichos bem diferentes, além da disputa de quem salpica a pedra mais vezes sobre a água, as horas vão passando em um piscar de olhos. E quando você menos esperar, já é hora de desmontar a “barraca”. Falando em barraca, muitos lugares tem reservado áreas para os mais aventureiros que queiram passar a noite.
Abaixo listo alguns sites dos principais lugares por Madri, mas como eu disse antes, vários pueblos existem pequenos rios em que podemos desfrutar.

Serra de Guadarrama
Madri-Natureza

3 – Passeios pela montanha

Pedriza. Fonte: Pixabay.com

Este é um plano que fazemos várias vezes ao mês. Não somente no verão, como também durante todo o ano. O meu pueblo é entrecortado por montanhas e existem várias trilhas de fácil acesso.

Usamos a trilha para passear de bicicleta, para correr, para chegar ao topo da montanha, para ir ao outro lado e encontrar algum parquinho diferente.

Para fazer tirolesa ou para buscar lenha. Muitas destas trilhas (tenho uma na esquina de casa), ao passear, as crianças se deparam com cavalos, vacas e ovelhas. Viver na natureza e aproveitá-la!

4 – Noite de estrelas

Durante 2 ou 3 dias no mês de agosto existe um fenômeno astronômico muito popular que é a chuva de estrelas cadentes. Nestas noites tão esperadas, amigos e famílias se reúnem e vão em algum lugar que tenha uma boa visibilidade de noite. Parques e montanhas são os locais mais buscados. E se você quiser participar, não esqueça de preparar um super piquenique noturno, levar na mochila, uma manta para esticar no chão, lanterna, e uma boa almofada para estar bem confortável a espera dos meteoros.

Chuva de Estrelas 2017

5 – Aniversários no parque

Foto: Acervo pessoal.

Já imaginou no Brasil você comemorar o aniversario do teu filho em um parque público? Pois aqui é bem comum que no verão as pessoas levem o bolo de aniversário e comemorem a festinha com os colegas em um lugar assim. Nada de salão de festas, nem sujeira dentro da tua casa. É só organizar tudo, uma decoração básica (uma toalha de mesa, uns enfeites para pendurar embaixo da árvore, algumas bexigas e chegar um tempo antes para “reservar” um bom lugar na sombra). Para garantir a diversão da garotada, levar umas pistolas de água, bolas e jogos típicos de verão.

Todas estas atividades acabam atraindo as pessoas das grandes cidades para que passem alguns dias de férias por algum pueblicito!!! E se os avós vivem em lugar assim, com certeza os teus filhos terão boas lembranças da infância.

Leia também Onde morar, no pueblo ou na cidade?

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui