EUA – Lugares escondidos nos EUA – Parte 1

0
306
Advertisement

Montana é um estado que apresenta belezas naturais incomparáveis, uma cultura rural e hospitaleira, além de ser um paraíso para quem é apaixonado por esportes ao ar livre e por estar em contato com a natureza.

Como já mencionei em meus textos anteriores (aqui e aqui), o estado de Montana, fica ao norte dos Estados Unidos, na fronteira com o Canadá. Em 2012, atingiu um milhão de habitantes, em outras palavras, não tem quase ninguém, a população bovina se iguala ao número de habitantes do estado. Consequentemente, a diversidade deste lugar é uma das mais baixas do país, portanto não tem muitos brasileiros, conheço apenas outros quatro compatriotas. Mas isso não é motivo para não gostar daqui!

A seguir, 4 lugares imperdíveis, para inspirá-los a conhecer o estado de Montana na próxima viagem aos EUA:

Yellowstone National Park

Esta região possui muitos vales e cadeia de montanhas. Os Estados Unidos contêm uma grande quantidade de parques nacionais, que incluem florestas, montanhas, vida selvagem e até monumentos, onde o objetivo é proteger o patrimônio natural e cultural do país. Uma pequena parte do grande Yellowstone National Park está localizada na parte sudoeste do estado de Montana.

Em Yellowstone, existe uma preservação enorme da vida selvagem e de reservas naturais de águas quentes. Em determinadas épocas do ano, você pode ver muitos bisões americanos e seus filhotes recém-nascidos cruzando as estradas do parque. Você pode ainda presenciar a época de acasalamento dos majestosos cervos norte-americanos, sendo que a qualquer hora do dia é possível ouvir o chamado dos machos para disputar as fêmeas. Além disso, há chances de avistar lobos, que foram quase extintos do continente por causa da caça ilegal, mas que agora já estão fora de perigo. No parque, também podem ser encontrados ursos, alces, águias e outros animais característicos da região.

Ademais, o parque também apresenta atrações como gêiser e piscinas naturais de água quente, onde é possível tomar banho. Gêiseres são fontes de água quente que espalham água a intervalos de pelo menos 30 minutos, a uma altura de mais ou menos 20 metros, como no caso do Old Faithfull, o gêiser localizado no parque.

Yellowstone possui ainda hotéis, cabanas e áreas de acampamento, com todo o suporte aos turistas que querem conhecer este lugar fantástico.

Glacier National Park

Se você acha que Yellowstone tem beleza natural, espere até visitar o Glacier. Este parque está localizado na cadeia das montanhas rochosas, ao nordeste do estado de Montana. O nome do parque significa geleira, e não é à toa, lá existem 25 geleiras ativas que podem ser vistas de muitas trilhas e estradas dentro do parque. Geleiras são espessas massas de gelo formadas em camadas de neve compactada e recristalizada, de várias épocas, em regiões onde o acúmulo de neve é superior ao degelo. É dotada de movimento, mas se deslocam lentamente, em razão da gravidade. Estes enormes blocos de gelo podem se estender por vários quilômetros, bem como suas espessuras.

No parque também existem muitos vales e lagos. Um dos maiores e mais famosos é o lago McDonald. No verão, as pedras do fundo do lago apresentam as mais diferentes cores, e as águas de todos lagos da região são cristalinas. Segundo o parque, a cor das pedras deriva da ausência ou presença de ferro na composição das mesmas, assim como o grau de oxidação que elas foram expostas ao longo de milhões de anos. A alta visibilidade da água – até 10 metros de profundidade – é possível por causa das baixas temperaturas, na maior parte do ano, que não permitem o crescimento de plânctons.

O cenário em Glacier é perfeito para acampar, fazer trilhas, andar de bicicleta e até paddle board (conhecido no Brasil por SUP) e canoagem. Além do mais, você pode alugar tudo lá mesmo, sem o menor problema. Apesar de um pouco caro, vale muito a pena.

Neste parque, assim como em Yellowstone, há muita vida selvagem: ursos, alces, veados, cabras das montanhas, águias, entre outros. Os guardas do parque pedem para não deixarmos comida ou lixo para fora dos veículos, para não atrair animais e causar um acidente. Lembro-me que quando estava acampando em Glacier, havia um ursinho rondando a área de acampamento durante a noite, então tive que deixar minha comida trancada no carro e jogar meu lixo em uma lixeira à prova de urso, um tanto assustador, mas divertido. Já moro em Montana há três anos e nunca vi um urso, mas sei que eles estão por perto. Só não sei se isso é bom ou ruim.

Flat head Lake

Um lago (com cerca de 518 km²) também na região noroeste do estado, a menos de uma hora de Glacier, famoso por suas águas cristalinas, sendo um destino muito popular no verão para quem quer acampar, fazer trilhas e até pescar. Assim como no National Park, as temperaturas na maior parte do ano são muito baixas, além do lago conter quantidades muito baixas de nutrientes, portanto propenso ao não crescimento de plânctons e algas, razão de sua água translúcida.

Bozeman

Uma cidade universitária com muitos barzinhos e pequenas lojas de material de esqui, snowboard, mountain bike, acampamento, caça e pesca. Bozeman é cercada por montanhas – Absaroka Mountains, Bridger Mountains, Crazy Mountains, Gallatin Mountains, Spanish Peaks, e Tobacco Root Mountains – muito visitadas por turistas, em todas as estações do ano.

Existem muitas trilhas ao redor da cidade. Uma inesquecível, para mim, fica localizada no Vale do Paraíso. São 5 milhas (8 km) de trilha morro acima, que encarei com duas amigas até um lago que fica no topo da trilha. Devido ao chão, no topo da trilha, ainda estar coberto de neve, não conseguimos fazer uma fogueira, mas graças a Deus estávamos bem agasalhadas e conseguimos passar a noite sem problemas.

Se vocês gostaram da descrição destes lugares incríveis, fiquem ligados no meu próximo texto, mês que vem, que ainda tem mais! E, além de trazer mais informações sobre este estado tão lindo, nos próximos meses, eu estarei viajando por alguns dos lugares que descrevi, então vocês podem me acompanhar também no Instagram, para verem algumas fotos destes lugares escondidos aqui nos EUA.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui