Hungria – Passeios em Budapeste – Parte 1

7
393
Advertisement

Budapeste é a capital da Hungria. Uma cidade linda, cortada pelo Danúbio, com castelos, construções milenares, parques arborizados de tirar o fôlego e um povo muito simpático com turistas.

Antigamente existiam 2 cidades: Buda e Peste, uma de cada lado do Danúbio, largo e majestoso nessa parte de seu curso, que se uniram numa única cidade. Então sabemos que do lado esquerdo fica Buda e do direito é a parte de Peste. Buda é mais calma e montanhosa, considerada o lado nobre da cidade, enquanto que em Peste está a parte animada, o centro da cidade, com seus bares, cafés e restaurantes, muitas lojas e movimento constante. Em Budapeste há muito para se ver e fazer, dependendo do que você deseja. Para jovens, existem discotecas variadas, algumas com curiosidades – como piscina, por exemplo – bares agitados, restaurantes para todos os gostos, inclusive restaurante brasileiro, pra quem sente muita falta de um churrasco ou feijoada… Enfim, é uma capital com muitas opções.

Embora as opções sejam variadas, vou citar aqui alguns passeios dos que acho imperdíveis para quem está de passagem e deseja sentir a magia da cidade.

foto1

Começando pelo lado de Buda, é impossível não notar o “Castelo de Buda” e a “Igreja dos Pescadores”. Duas construções imponentes, uma ao lado da outra, dificilmente deixadas de lado numa visita à cidade, afinal seria um desperdício não passar pelo menos por esse ponto. O castelo é um museu com muitos quadros e algumas estátuas, seu pátio é bem extenso e agradável, com jardins, fontes e uma visão incrível do Danúbio e da cidade. Por ali já é possível localizar vários pontos turísticos, como o Parlamento, por exemplo, que encontra-se do outro lado do rio, quase em frente. Seguindo pelas ruas atrás do castelo, você pode chegar à igreja dos pescadores, que fica ao lado. Esse pequeno caminho esconde umas ruazinhas muito bonitas – eu particularmente adora aquela parte, porque você viaja no tempo com as ruas de paralelepípedos e casas antigas – com loja de lembrancinhas e até mesmo uma feira de artesanato, onde costumo comprar algum presente para a família, sempre que possível. Os bordados húngaros são muito famosos e o cristal também é algo que chama a atenção. Para esse passeio, pelo menos metade de um dia deve ser reservado, é possível passar o dia todo por ali, se formos aproveitar todos os detalhes.

foto2

Ainda em Buda, é possível encontrar o Hotel Gellért. Esse é um dos hotéis mais famosos, com uma estrutura que faz lembrar um castelo, inclusive aparece no filme “I spy”, do Eddie Murphy. Mas o Gellért não serve somente como hotel, ele possui piscinas termais, que podem ser usadas por visitantes que não estão hospedados nele também, basta pagar entrada. Outro lugar parecido, porém em Peste, é o Széchenyi Fürdő.

Ao lado do Gellért encontra-se um restaurante com o nome de Szeged. Lá é possível degustar a cozinha húngara e de final de semana – não sei ao certo o dia, se sexta ou sábado – no jantar, é de costume ter apresentação de música e dança húngara ao vivo. É lindo!

O passeio em Buda deve encerrar com a noite na Citadella (infelizmente o site está em húngaro, mas usando um tradutor é possível decifrá-lo). A imagem ali é estonteante à qualquer hora do dia, mas a noite, é indescritível! Apaixonei-me pela cidade com aquela vista, é de arrepiar! A Citadella é muito fácil de ser avistada, pois fica num ponto bem alto.  Dizem que o nascer do sol na Citadella é maravilhoso, mas isso eu ainda não consegui fazer.

foto3

Vamos passando para o lado de Peste, mas antes, no meio do Danúbio, “A ilha Margit”. A ilha é um lugar muito agradável para passear com a família durante o dia e super badalada a noite. Se você quer dar um tempo nos museus e passeios culturais, esse é o lugar ideal para curtir jardins e espaço, para correr, pois possui uma pista por toda sua volta e relaxar numa sombra, tomando sorvete ou até uma cervejinha gelada (cada um com seu prazer). Quando morava em Budapeste, costumávamos fazer piquenique na ilha, de domingo. Um passeio muito relaxante.

 

 

7 Comentários

  1. Nossa que saudades de cada Lugarrrrrr passei 6 anos da minha vida nesta Capital maravilhosa !!!
    So entendi o amor do meu Pai por Budapest quando morei por ai amooooooo esse Lugar !!!!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui