Índia – Costumes Indianos

111
33294
Advertisement

Seria impossível de minha parte tentar escrever aqui todos os costumes indianos, pois creio que não há civilização no mundo com mais tradições.

Mas vou tentar comentar de forma simples o modo como eles passam o dia a dia.

Aqui na Índia há o costume de tocar os pés da pessoa mais velha, como sinal de respeito. Sendo esta uma forma de saudação.

Além de que eles se cumprimentam com o famoso ‘Namastê’ ou ‘Namaskar’, independente do horário.

Há vários significados para estas duas palavras, se vocês forem pesquisar, porém o que consta abaixo é o que eu acho mais bonito.

 “O Deus que está em mim cumprimenta o Deus que está em Você”.

A hospitalidade dos indianos é admirável. Ao ingressar na casa de uma família tradicional eles já nos oferecem água, chai (chá tipicamente indiano) e na maior parte das vezes snacks, as quais são muito picantes. Para aqueles que não estão acostumados com um forte tempero eu recomendo apenas experimentar um pouquinho para o anfitrião não ficar chateado.

Vale informar que é necessário retirar os sapatos, para entrar na maioria das casas indianas.

Ainda é muito comum que os funcionários de uma empresa parem o que estejam fazendo e fiquem de pé no momento que o dono/CEO entra no ambiente. Eu não concordo, e nunca fiz isto, mas é algo normal na cultura deles. E MUITOS trabalham de sábado durante todo o expediente, em diversos setores. Há Bancos que abrem todos os dias do ano, até de domingo.

bank
Imagem tirada da fachada do IndusInd Bank – Jaipur/Índia por Camila Pimenta

Não posso esquecer de comentar sobre os animaizinhos que às vezes vem nos visitar em casa.

Quando você vê um rato em seu lar, ou no seu trabalho, qual é a sua reação?

Bom, a minha é armar uma ratoeira ou caçar o bichinho e dar vassouradas nele. Por ter esta atitude, eu não sou bem vista entre alguns indianos que conheço.

Pois é, por aqui eles não têm o costume de matar este e outros animais pequenos. Porque estes também são seres da natureza e filhos de Deus, como nós, humanos. E dificilmente nos fará mal.

Só para vocês terem uma idéia, olhem abaixo a “ratoeira que eles utilizam”. Sim! Eles prendem o animal e soltam este em um lugar distante da casa.

Ao sair nas ruas é normal ver moças cobrindo todo o corpo:

collage
Imagem de moças de Jaipur/Índia – por Camila Pimenta

Eu, no início, muito inocente, achei que era algo relacionado à religião hindu (a qual é a mais praticada entre a população da Índia), mas fui informada que se trata apenas de algo que as moças fazem para se protegerem do sol, pois se estas ficarem mais morenas haverá dificuldade em conseguirem arrumar um bom marido.

Pode parecer ridículo, mas uma das coisas que eu mais temia quando vim para a Índia era ter que utilizar os banheiros que havia visto na internet, mas felizmente sempre me deparei com o modelo moderno.

Porém este costume de utilizar conforme a imagem abaixo, ainda é muito comum em várias casas e principalmente em vilas. E sim, eles não utilizam papel higiênico, mas apenas o famoso chuveirinho.

O balanço das cabeças dos indianos foi algo difícil de me acostumar. Para mim eles utilizavam a mesma forma de balançar, quando eles queriam dizer sim ou não.

Para que você possa entender melhor o que eu estou dizendo, há este vídeo na internet que explica bem o significado de cada tipo de balanço, que agora, após mais de um ano, compreendo melhor…rs.

Namastê !

111 Comentários

  1. Oi Camila… eu estive precisamente em Jaipur ha dois anos… E embora tenha lido a respeito da India durante quase um ano, o choque foi invevitável. Interessante que o balanco da cabeca eu “peguei” no ato… muito bom mesmo! Namastê pro cê!

    • Olá Lane, tudo bem?
      Então, as estrangeiras tem “passe” livre para qualquer atividade, visitas e etc, pois os indianos sabem que elas possuem diferentes costumes.
      Além disto, esta idéia que nós ocidentais temos que as mulheres indianas são tímidas, não saem para baladas, não bebem e fumam, por exemplo, não ocorre mais. Já conheci várias moças indianas super “animadinhas” e que tem um estilo de vida como nós ocidentais, principalmente as moças que moram em Mumbai e Delhi.
      Este comportamento mais tradicional é encontrado nas Vilas e cidades bem menores, e é só não ficar falando alto, vestir as roupas tradicionais que está tudo certo. 😉

  2. Olá Camila , Obrigada por compartilhar um pouco sobre a India conosco. Sempre fui fascinada por este país, penso em conhecer futuramente .. Tenho uma pergunta, com o Inglês consigo enrolar um pouco lá? estou me dedicando um pouco , não da pra chegar na India sem falar o ingles rs

    • Oi Andressa! Tudo bem? Fico feliz em saber que Você tenha gostado. 🙂
      Sim, com certeza. O inglês é o suficiente em grandes cidades, tais como Mumbai, Bangalore e Delhi. Apenas em cidades pequenas que Você terá mais dificuldade com o mercado local, como por exemplo em mercados de rua pequenos, rickshaw….Mas se Você vier para a Índia a passeio (turismo) Você vai conseguir sim ter uma boa experiência apenas com o inglês.
      Quando vier para a Índia me procure por aqui, se precisar de qualquer ajuda.
      Abraços.

        • Elisabete, a Camila parou de colaborar conosco.
          Não teria como ela te ajudar, de qualquer forma – como é que você acha que ela ia poder afirmar com certeza de que a pessoa com quem você está se comunicando está falando a verdade? Essas coisas não tem muito como a gente saber a 100 por cento. O que posso recomendar pra você é que fique atenta. A maioria dos indianos que se comunica com estrangeiras pela Internet não tem dinheiro para uma viagem internacional. A Índia é um dos países com os índices mais altos de violência contra a mulher, além de ser um país extremamente machista e onde as tradições têm muito peso e valor. Leia aqui mesmo no blogue outros textos falando sobre relacionamentos online e fique esperta. Siga as dicas de nossas colunistas para evitar cair numa roubada, se iludindo e se machucando. Leia também o texto da Camila sobre relacionamento com indianos, e leia os comentários.
          Boa sorte.
          Equipe BPM

    • Oi Thomasio,
      Os indianos cumprimentam sim, mas da forma deles.
      Com apenas o olhar, balancando a cabeca levemente para baixo, ou com o famoso ‘Namaste’.
      Contudo nas reunioes de negocios o cumprimento de aperto do mao eh o que mais acontece.

    • Oi Manuelle!
      Depende em qual cidade Voce pensa em morar.
      Aqui em Jaipur, capital do Estado do Rajastao, com 2 mil reais por mes voce consegue ter uma vida muito boa: alugar um apartamento so para voce, comer em restaurantes e passear bem. Logico que tem pessoas que gasta muito menos. Quando eu vim pela primeira vez, como estagiaria, eu gastava 600 reais por mes e conseguia ter uma vida `ok`, mas nao tinha mordomias.
      Mas em Delhi, Mumbai, Bangalore, a vida eh mais cara!
      Abracos.

  3. Gosto muito do seu olhar sobre Índia, tem um outro blog de outra mulher que mora na Índia, mas ela é tão negativa, praticamente só fala das coisas ruins e reclama…

  4. Março 28, 2015 em 5:43 pm

    Querida Camila, Boa tarde !
    o que acontecerá se uma brasileira se apaixonar por um indiano já casado ? Se de acordo a tradição indiana não pode haver traição, ou pode ?
    essa é a minha curiosidade…
    Abraços …
    Grata pelo contato

    • Oi Luzia, tudo bem?
      O adultério na Índia é ilegal.
      Ou seja, se o homem casado se relacionar com outra mulher a sua esposa poderá pedir o divórcio e terá muitos benefícios a favor dela na separação, tanto na parte financeira quanto nos olhos da sociedade, que vão saber que ele foi o culpado.
      Há alguns muçulmanos que possuem mais de uma esposa, mas também não é permitido por lei. Porém é algo cultural, da religião deles.
      Espero ter esclarecido a sua dúvida.
      Abraços.

  5. ola Camila,

    Trabalho em um navio Indiano GREATSHIP RASHI.

    A minha duvida é si eles costume de tomar banho diariamente, porque não posso perguntar isso a eles neh..srsr

    porque todas as vezes que elem chegam no refeitório, em seguida vem um cheiro desagradável muito forte, nos camarotes deles também cheiram mal.. por isso a minha duvida!!!

    agradecido..

    • Oi Flavio,
      Sim, eles tem o costume de tomar banho todos os dias, pois é algo da cultura deles, ja que na visao dos indianos a agua é sagrada, porém o que acontece é que muitos deles nao lavam direito em baixo dos braços…como os brasileiros estao acostumados.
      Além disto, boa parte deles nao possuem o costume de utilizar desodorante. Por isto que Vc se deparou com o cheiro desagradavel. Mas logico que isto nao é a regra geral, para toda a populaçao. Conheço varios indianos que possuem um higiene perfeita!

  6. Oi Camila tive um filho com um indiano, porém ele não registrou nem quis saber da criança.
    Vc sabe se eles tem algum preconceito com filhos de outra nacionalidade?
    Bjos

    • Oi Rafaela, infelizmente este tipo de situação pode acontecer com homens de todas as nacionalidades.
      Eu mesma tenho uma amiga que o pai de seu filho, o qual é americano, não registrou a criança. 🙁
      Aqui na cidade em que moro conheço pelo menos uns 5 indianos casados com estrangeiras (Russia, França, Peru, Australia…), e que a familia aceitou super bem o relacionamento deles. Abraço e tudo de bom para Você.

    • Oi Maristela,
      A cada ano que passa aumenta a porcentagem de indianos que começam a comer carne.
      Conheço vários hindus que comem de tudo, menos a carne bovina.
      Sim, sei que há um ritual da religião muçulmana que sacrifica cabras. O nome deste Festival é Eid al-Adha.

  7. Boa tarde!!!! Tudo bem? Conheci um Indiano esses tempo e passado alguns meses fui convidada por ele para ir até a sua casa, quando cheguei lá ele pediu para retirar os sapatos e não entendi, somente agora pude entender. Engraçado!!
    Realmente ele saiu na minha frente quando cheguei. Obrigado Camila ´por algumas dicas.
    Preciso tirar uma dúvida. Eu sou Cristã e ele é muçulmano e ele me pediu em namoro e casamento. Estou com medo, o que faço? Você pode me ajudar? Gosto muito dele mas tenho medo. Ele disse; quando casarmos eu terei que ser muçulmana, mas eu não vou ser. Me ajude. Bj

    • Oi Angela, tudo bem e com você?
      Obrigada por comentar.
      Isto é algo que você tem que decidir sozinha, pois apenas você sabe o relacionamento que possui com ele e se valerá a pena.
      Você não precisa virar muçulmana – isto não é obrigatório. Por exemplo, há vários casais que um é Hindu e outro é muçulmano. Você teria que conversar com ele a respeito disto também.
      Abraços e boa sorte para ti.

  8. Oi camila estou conhecendo um indiano que mora em patiala na india,ja faz uns seis meses que nos falamos no whtsapp sera que posso falar de sexo com ele perguntar sobre o sexo tenho medo dele nao gosta.

    • Oi Cris, tudo bem?
      Puxa, esta é uma pergunta difícil de responder, pois não sei como são as conversas de vocês diariamente.
      Mas os indianos em geral falam sim sobre este assunto, com as parceiras deles.
      Abraços.

    • Oi Diego,
      Pelas leis da Índia o dote é proibido, porém ainda há famílias que pagam, e o valor varia muito de pessoa para pessoa, pois depende das condições sociais da família. Há casos que em vez do pai da noiva dar dote, ele paga todos os gastos do casamento e dá um carro. Isto vai depender do casal também, se eles desejam que seja feito desta forma ou não.

  9. olá camila! 🙂
    sou portuguesa e estou com muita curiosidade sobre a cultura indiana! penso ir aí em breve! 🙂
    podes dizer-me quais os lugares mais bonitos para visitar? obrigadoo!

  10. Oi Camila, gostaria de saber, se eu me casasse com um indiano teria que morar na casa dos pais dele e viver de acordo com a vontade deles como mostra a novela Caminho das indias? Esse paíz me facina.

  11. Oi Camila tudo bem?.
    To conhecendo um indiano ele me perguntou a minha idade e respondi e logo em seguida me perguntou se já tive relacionamento com outro homem isso é normal fazer essas perguntas ? A gente se conhece através de whatsap nem tivemos muito contato porque é recente faz semana que se falamos e ele já me falou que esta apaixonado e que me ama , isso é normal no país dele , e ele usa turbante pedi a ele me mandar uma foto sem o turbante e ele se nega porque um tipo de costume deles .. Mas pelas pesquisa nem todos na índia usa é uma tipo de religião ou uma crença algo parecido ou é só um gosto deles mesmo?

  12. Ol camila gostaria de saber sobre os dalit eles ainda são discriminados na india? e nunca intendi bem oq é um dalit?
    Tire minha duvida por favor obrigada!

  13. Amei..Então meu nome è Roberta tenho 14 anos vo fazer 15 meu sonho è muito morar na india sei que alguns fala que e feio lah sao sujos queria sabe se è vdd e se eles tratam mal as pessoas de fora se è facil aprende a lingua deles..um dia quero realiza meu sonho de ir visitar pelo menos a india deve ser muito lindo amo essas roupas que vc posta que tem uma mulher de azul amei mds quero kkk minha amigas acha que eu sou louca so porque eu quero fazer meu niver indiano mas expliquei que è porque amo muito a india mas em fim kk amo muito meu grande sonho È conhcer a india um dia quero realiza esse sonho????❤????

  14. Oi Camila,
    Estou indo pra Índia sou apaixonada pela Cultura ja ouvi falar muita coisa mais acho que vai ser incrível.
    Você pode me dar algumas dicas? vou pra Jaipur mesmo.

  15. Olá Camila! Eu gostaria de saber um pouco sobre Nepal pois irei passar um tempo por lá… E estou com dificuldades em entender um pouco sobre essa questão das rúpias.

    • Olá. A Camila deixou a colaboração do blog. Nepal nada tem que ver com a Índia, apesar de serem países próximos. Sugiro pesquisar na Internet usando o Google para obter informações sobre o país.
      Edição BPM

  16. Olá, eu gostaria de saber se ainda existem o casamento arranjado, e aquelas cerimônias de casamento gigantescas.. Outra coisa, quando casados, ainda moram todos juntos na mesma casa? Avós, pais, filhos etc.? Muito obrigada

    • Existem, sim, nas famílias mais tradicionais. Como um país continental (assim como o Brasil) há muitas Índias dentro da Índia, e os costumes variam de religião para religião, de região para região etc. Não há um padrão seguido e as relações familiares podem variar de acordo com o lugar na Índia que está sendo considerado.

  17. Oi Camila! Conheci um indiano famoso, empresário que trabalha pelo mundo.. Providenciei meu passaporte e vou tirar visto PR índia. Passarei 2 semanas na índia… Preciso falar com vc sobre isso, urgente! Preciso de orientação.

  18. Olá, meu nome é Ana Victoria tenho 11 anos e queria saber o pq que as mulheres da Índia não usam roupas curtas e sem mangas e sempre andam cheias de joias.

  19. Bom Dia Camila; amei seu blog. Eu estou acompanhando a reapresentação da novela “Caminho das Indias” e estou encantado com a cultura indiana. E hj vendo seu blog fiquei fascinado com suas explicações sobre os costumes, etc…. Gostaria, se fosse possível, que vc postasse mais informações sobre a ìndia. e me informasse dessas atualizações, por favor… obg e namastê.

  20. Camila, olá, então, eu adoraria saber, o nome dessa pintinha que os indianos tem o costume de fazer na testa. Você poderia fazer o imenso favor de me esclarecer isso?

    • Olá. A Camila deixou a colaboração.
      Isso que você chama de ‘pintinha’ se chama Bindi e é o que é conhecido no hinduísmo como ‘o terceiro olho’. Esse nome deriva do sânscrito ‘bindu’ e significa ponto, podendo ser uma marca em forma de ponto ou uma joia usada entre as sobrancelhas. Nessa região do corpo se encontra a glândula pineal e aí acredita-se existir um chakra (ponto de energia vital) que liberta do ego ou senso de individualidade. O Bindi serve para lembrar de que estamos na terra para vermos o universo como algo único e indivisível do qual fazemos parte, e que nossas obrigações do dia a dia devem ser dedicadas à busca da autorealização. Somente mulheres casadas usam o bindi vermelho. Viúvas usam uma marca preta e homens também podem usar um bindi, sobretudo os religiosos. O bindi também tem um significado social, além do religioso: cada cor simboliza um tipo de pessoa ou classe social à qual ela pertence.
      Esperamos ter esclarecido a sua dúvida.
      Edição BPM

  21. Olá Camila adorei seu texto
    Mais será que pode me ajudar???
    Tô querendo saber mais sobre a dança indiana.
    Eu sei que tem muitos jestos, as mãos falam… E essa gramática que eu quero saber os significados desses jestos.
    Se poder me indicar onde posso adquirir essa informação.
    Antes mesmo, Obrigado!!!
    Felicidade.

    • Isabela, a Camila parou de colaborar com o blog. Sugiro fazer uma pesquisa no Google sobre os gestos com as mãos nas danças clássicas indianas. Os gestos são parte de uma coreografia que conta a vida dos deuses e representam as ações das divindades e os elementos com os quais elas interagem.
      Obrigada
      Edição BPM

  22. Camila boa noite! Estou fazendo uma pesquisa sobre a semelhança do jovens e adolescentes entre Brasil e índia , mais não acho nada concreto, vc pode me dar uma luz ? Modo de se vestir jogos etc.

  23. Oi Camila estou conhecendo um rapaz Indiano e ele quer que eu vá até Jaipur mas fico com receio tem alguma indicação de como proceder?

  24. Eu queria um conselho seu camila.è porque eu e um indiano. conversarvamos a mais de 1 semana ai a gente foi se gostando ,ele pediu fotos minha nua ai eu mandei tudo bem.depois ele mandou fotos dele nu sem eu pedir ele disse que tinha 16 anos,e ele se chamava sachin noni.e disse que me amava mais que tudo e que queria namorar comigo,e ela disse que era pra eu ir pra jaipur.depois parou de conversa comigo,eu mandava mensagem e nao respondia.,ai eu quero um conselho seu eu vou pra jaipur ou nao…..

    • Ravena, a Camila não colabora mais com o blogue mas vou indicar que leia o texto dela sobre relacionamento com indianos, aqui: http://www.brasileiraspelomundo.com/india-relacionamento-com-indianos-221518414 . Veja as dicas que ela dá. Uma delas é jamais mandar fotos ousadas. Outra dica é deixar que ele venha primeiro para o Brasil, sempre. Acho que você está iludida e fantasiando, porque eles são, mesmo, românticos e falam qualquer coisa para conseguir cativar a mulher, mas pare para pensar um pouco. A Índia é um país onde há muita desigualdade social e muitos homens resolvem tentar a sorte com estrangeiras para conseguir um visto, ou dinheiro, e sair do país. Até o consulado brasileiro já escreveu um alerta sobre relacionamentos online e seus riscos. Saiba que há muitos indianos (e também outras nacionalidades, como nigerianos) que só querem farrear na Internet. Nunca se exponha dessa forma para uma pessoa que você sequer conhece pessoalmente. Quantos anos você tem? Conselho: fique bem quietinha onde você está e tenha mais cuidado com esses contatos pela Internet. E por favor, leia bem atentamente o texto da Camila que indiquei aqui.

  25. Olá Camila, eu quero saber o porque que algumas pessoas andam com os elefantes. Bjs eu gostei das dicas e eu tenho certeza que vou tirar um 10 no meu trabalho.

  26. Tenho me comunicado com um rapaz indiano no meu WhatsApp, ele me diz ser policial na India e diz que quer me conhecer mas não pode vir para o Brasil, gostaria de saber se para um policial existe alguma restrição para ele sair do país ,fazem três meses que nos falamos e ele sempre me pede para ir até a India.

    • A restrição é a obtenção do visto para o Brasil. Há muitos indianos nessa situação, procurando estrangeiras, muitas vezes tentando um casamento para fugir da pobreza ou para conseguir um visto para morar em outro país. Desconfie. Há diversos alertas sobre golpes desse tipo, procure na Internet.

  27. Olá, tudo bem? Estou fazendo um trabalho de sociologia sobre vestes e estética de alguns países, incluindo a Índia, e gostaria de saber qual seria a “definição” de beleza para eles, o ideal de beleza, digamos assim. Está realmente difícil achar uma resposta concreta em outros sites… Obrigada desde já!

    • Vitória, não sei se você sabe ler em inglês mas numa pesquisa rápida no Google encontrei um artigo do Indian Times falando justamente do padrão estético de beleza definido como ideal para diversos países, incluindo a própria Índia.
      Alguns dos traços característicos que fazem uma mulher parecer mais bonita aos olhos dos indianos são:
      – Pele clara – isso é uma tendência em toda Ásia e vem dos tempos coloniais. Ter a pele clara significa nobreza, riqueza e indica alguém que não precisa trabalhar no campo sob o sol para viver. Existe, inclusive, creme branqueador para as pessoas comprarem. Dizem até que se a pele da mulher for muito escura ela corre o risco de não arrumar marido.
      – Cabelos longos e sedosos – essa é uma referência que remete à Bollywood, meca do cinema indiano, e às deusas do hinduísmo. As indianas usam e abusam do óleo de coco para manter os cabelos sedosos.
      – Corpo curvilíneo, com quadris e seios vistosos, cintura fina e barriga chapada para ficar à mostra quando usar o choli e saree. Esse ideal vem da crença hinduísta, que idealiza o corpo da mulher como um damaru, uma espécie de tambor utilizado na música do hinduísmo e budismo tibetano. Os braços das mulheres devem ser longilíneos como bambus, também segundo a crença hinduísta.

      Espero que tenha ajudado.

  28. Boa Tarde , perciso de ajuda gente !! Camila Eu quero Lhe perguntar imensas coisas !! Podia dar me o seu mail ? Agradecia imenso 🙂 beijinhos

    • Melissa, a Camila parou de colaborar conosco. As perguntas para as colunistas só podem ser feitas pelos comentários e nos reservamos o direito de preservar os dados pessoais de nossas colunistas. Há diversas formas de se tirar dúvidas sobre a Índia usando a Internet como ferramenta
      Edição BPM

      • Eu um dia gostaria de ir a india ,ja tou a pensar ir nestas ferias ..Mas eu nao sei falar indiano como faço ?
        Origada pela sua resposta 🙂
        Porque que a camila parou de colaborar conosco ?
        Ha tenho mais uma pergunta eu gosto do rapaz ele e indiano so que ele e casado e nos somos amigos, eles podem deixar a Mulher ?

        • Melissa, há guias que podem ser contratados, mas eles falam inglês, então se você não fala inglês é bom viajar com alguém que fale.
          Na Índia existem muitas línguas e dialetos, mas ‘indiano’ não é uma língua local. A língua mais difundida no país é o hindi, derivado do sânscrito.
          A Camila parou de colaborar com o BPM – disse ‘conosco’ porque faço parte da equipe que ajuda o blogue. Ela parou de colaborar por motivos pessoais e já temos novas colaboradoras no país.
          Homens indianos casados estão apenas atrás de aventuras e é muito normal pra eles arrumarem uma namorada por fora do casamento. Não se iluda, eles nunca – NUNCA – largam a esposa indiana.

  29. Estou conhecendo um indiano pela internet, então ele me diz que me ama toda hora, mais quando não respondo as mensagens que ele envia ele fica muito bravo e pede para nunca mais falar com ele, passa pouco tempo ele fica dócil e pede desculpas e conversa normalmente, e quer fotos nuas,manda fotos dele toda hora (vestido) ele diz ser rico. O que faço? Como fico sabendo as veracidades dos fatos?
    Paro de conversar com ele? Ele é bem mais novo que eu e diz não ter namorada que só se casa com 23 anos. E perigoso essas conversas?

    • Você não tem como saber a verdade, infelizmente, porém é bom lembrar que muitos homens indianos criam na Internet um mundo fantasioso para parecerem agradáveis. Isso já foi dito em diversos comentários no texto sobre relacionamentos com indianos. Cada pessoa acredita no que acha que deve mas saiba que a Índia é conhecida mundialmente como um dos países mais machistas e misóginos do mundo, onde ataques a mulheres jogando ácido nelas é uma realidade do dia a dia de milhares de mulheres indianas.

      Um homem que muda de temperamento com frequência me parece um tanto problemático e instável, você não acha? Esses são indícios de alguém que possivelmente irá te fazer viver num relacionamento abusivo: controlador, com mudanças repentinas de temperamento, exigências que só você deve cumprir… Enfim, tenha cuidado.

      Ame-se em primeiro lugar, para depois procurar amor, seja onde for. Se o seu desconfiômetro está dizendo que pode ter algo errado nessa história, corte o contato com ele. Não sei qual a sua idade, porém se pudesse dar um conselho, ele seria: palavras amáveis são fáceis de ser ditas e o mundo é feito de coisas boas e ruins, e ninguém é perfeito – lembre-se disso na hora de buscar um parceiro e desconfie de homens desse tipo, sempre. E principalmente, tenha na cabeça bem claramente que as pessoas só mudam por si mesmas e ninguém é capaz de fazer outra pessoa mudar de comportamento.

      Boa sorte,
      Equipe BPM

  30. Olá. Estou escrevendo uma história em que acontece a seguinte situação: Um indiano e uma brasileira se casam e tem uma uma filha, tempo depois a mãe da criança retorna ao Brasil após a separação, e pai e filha não tem mais contato, anos depois, a filha com 19 anos recebe a notícia do falecimento do pai e de que é a única herdeira, ela então vai até a Índia para tratar do inventário de bens e etc. A família paterna (uma das mais tradicionais e respeitáveis), aceitou receber a menina, mesmo não tendo simpatia com a ideia, minha duvida é, seria interpretado por esta família uma falta de respeito se ela não vestir os trajes típicos da região? A família poderia se ver no direito de exigir isso dela? Sei que isso pode variar muito, mas nos dias atuais, os costumes em termos de vestimentas são seguidos a risca?

  31. Boa noite , Cristiane. Gostaria de saber como eu faço para transferir dinheiro do Brasil para banco dá Índia ,cidade Jaipur.
    E enviar objetos via correios, funciona ,demora chegar, como se dá o nome de correios aí em Jaipur Obrigada.
    Fátima Ahnert

    • Fátima, desculpa eu perguntar mas o dinheiro é pra você mesma? Nunca envie dinheiro para pessoas que você não conhece, mesmo que elas inspirem confiança.
      Você pode usar sistemas como o TransferWise e Western Union, mas repito: se um homem estiver a lhe pedir dinheiro, caia fora que é golpe.

      Eu não moro na Índia. Correio por lá se chama ‘post office’ em inglês. É preciso verificar a lei local para envio de objetos pelo correio, pois dependendo do objeto a pessoa que vai receber precisará pagar impostos sobre o envio.

  32. Oi Camila tudo bem estou namorando um indiano a dois mese ele mim parece ser um amor de pessoa ele qué mim ajudar mais estou com medo dei o numero da minha conta para ele hoje ele mim falou que transferio mais so vai estar em quinze dias nao sei se acredito o q vc mim fala sobre isso minha flor.

    • A Camila parou de colaborar com o BPM.

      Aconselhamos não passar seus dados bancários para pessoas que você não conhece. Você não sabe o que pode acontecer. E acima de tudo, desconfie de ofertas de dinheiro vindas de pessoas que você nunca viu pessoalmente. Há muitos casos de scam (golpes dados pela Internet) de pessoas provenientes da Índia, Paquistão e diversos países da África, sobretudo Nigéria. Faça uma pesquisa no Google para ler a respeito de scammers na Internet. Geralmente parecem pessoas boas e honestas, ganham as mulheres com elogios fáceis e palavras doces e depois que a mulher está envolvida, começam a extorquir dinheiro e a abusar psicologicamente.

      Para transferências mais seguras há outros métodos como Transfer Wise e Western Union, onde não é necessário enviar dados bancários, mas é preciso enviar números de documentos. Em termos gerais, sempre desconfie de quem lhe oferecer dinheiro sem nem lhe conhecer pessoalmente, mas faça aquilo que achar melhor, afinal a vida e as escolhas são só suas.
      Boa sorte.
      Equipe BPM

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui