Indonésia – Custo de vida em Jacarta

0
250
Custo de vida em Jacarta. Fonte: Arquivo pessoal.
Advertisement

Falar sobre o custo de vida em Jacarta não é um assunto tão fácil, já que existem opções para todos os bolsos. Pessoas podem vir para cá e achar que os apartamentos são muito caros, como podem também encontrar um super barato.

A cidade de Jacarta é divida em regiões, como a cidade de São Paulo, por exemplo. Existe Jakarta Selatan, Jakarta Barat, Jakarta Central, Jakarta Utara e Jakarta Timur (sul, oeste, norte e leste, respectivamente).

Eu sempre morei na área central ou no sul da cidade que, particularmente, acho mais legais e têm mais coisas para se fazer, então os meus preços e pontos de vista são relacionados à estas duas áreas. E todos os valores estão em dólar americano, considerando 1 USD equivalente a 13,500 IDR (rúpias indonésias).

Vamos começar explicando as opções de moradia:

Kost ou kos kosan – Seria praticamente uma pousada, onde você aluga um quarto, na maioria das vezes com cama de casal, ar condicionado, wi-fi e banheiro. Às vezes, possui TV e geladeira também. A área social do kost pode não ter nada, como pode ter uma sala, cozinha, sala de reunião, academia… Tudo isso depende da localização e do preço que você quer pagar. Pelas minhas buscas em Jacarta, já encontrei de $150 à $550 por mês.

Apartamento – Todos sabem como seria um apartamento, certo? Por aqui, é comum encontrarmos apartamentos para alugar já mobiliados. Muitos dos complexos de apartamentos possuem piscina, academia e estacionamento, alguns deles têm acesso direto a um shopping center que, conforme citado neste texto, estão em todos os cantos da cidade.

A maior diferença que encontrei foi que a maioria dos apartamentos não possui forno na cozinha, apenas duas bocas de fogão. E muitas vezes não possuem máquina de lavar, sendo assim, o próprio prédio possui uma lavanderia, onde você deixa as roupas e paga por quilo, ou então é preciso levar as roupas à uma lavanderia externa.

Nos apartamentos que já morei e pelas buscas que fiz, sempre com dois quartos (podendo morar até três pessoas), os preços variavam entre $600 e $1,200.

Townhouse – Como um mini condomínio de casas. Normalmente possuem segurança 24 horas e alguém responsável pela limpeza do local. Algumas possuem piscina ou uma academia também.

A única townhouse que eu olhei, quando procurava algo para morar, tinha três quartos, era semi mobiliada (faltavam os acessórios de cozinha) e o valor era quase o mesmo que um quarto num kost bom, cerca de $600 por mês.

Casas – Essas são as minhas preferidas, mas ainda não morei em nenhuma delas por aqui. A maioria das casas em Jacarta são mais antigas e, por isso, muito grandes. Porém, muitas vezes caras e em áreas nobres ou localizadas em pequenas ruelas, o que dificulta o acesso, considerando que esta cidade possui um trânsito intenso a todo momento.

Em busca de casas mobiliadas, normalmente encontramos casas grandes, de quatro ou cinco quartos, às vezes com piscina. Já vimos uma que o preço incluía até um cachorro e um rapaz para cuidar do cachorro, acredita? Preços de casas variam muito, encontramos desde $900 até $4,000.

O fato de sermos de fora, ou gringos, complica um pouco mais também, pois todo mundo na Indonésia assume que gringo tem dinheiro, então não importa onde formos procurar um lugar para morar, eles olham para a minha cara de europeia que não fala bem a língua deles, e já resolvem cobrar um pouco a mais.

Outra coisa que achei diferente, de qualquer outro lugar do mundo, é que aqui normalmente você aluga um lugar para morar com um contrato de no mínimo um ano e tem que pagar os doze meses antecipadamente. Uma loucura, né? Quando você vem via empresa, normalmente eles já cobrem este custo, o que facilita. Não foi o nosso caso, mas demos sorte de sempre conseguir pagar a cada três meses.

Como podem ver, o local que você escolherá para morar em Jacarta, depende do tamanho do seu bolso e das regalias que pretende ter.

Planilha de gastos. Fonte: Arquivo pessoal.

Aqui é muito comum ter empregados, mesmo morando em apartamentos. E os preços também variam, você pode ter uma ajudante mensal, de segunda à sexta-feira por cerca de $350, como pode pagar uma diarista, por cerca de $3,5 a hora.

Além de um lugar para morar, outros gastos são energia, água e internet. Energia varia também, conforme a quantidade de tempo que você fica em casa e o ar condicionado utilizado (Jacarta é uma cidade quente e úmida, então dentro de casa normalmente temos o ar sempre ligado). Nossa conta de energia varia entre $90-170. Água nós gastamos em torno de $10 por mês. Já a internet sai $45 por mês, ilimitada.

Comparada ao preço de moradia, a comida é relativamente barata. Você pode comer na rua, por a partir de $1,5 uma refeição, ou até mesmo em restaurantes baratos, por $3. Em restaurantes mais caros, uma refeição pode sair até $60.

Já a bebida alcoólica é um pouco mais cara por aqui, uma cerveja long neck num bar, aproximadamente $5, e uma taça de champanhe $14. Uma garrafa de vinho no mercado, das mais baratas, sai no mínimo $25 e uma de whisky, por exemplo, $75. Comparado ao valor da comida, eu considero caro o preço da bebida alcoólica.

Enfim, é possível viver com pouco dinheiro em Jacarta, como também é possível gastar uma quantia bem alta por mês, basta saber com o que você pretende gastar e o estilo de vida que pretende levar. De qualquer forma, se resolver vir para cá, saiba que existe sempre uma opção que caberá no seu bolso!

Gostou? Então, até a próxima!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui