Inglaterra – Passeio pelos banheiros de Londres

2
384
Advertisement

Em Londres você praticamente encontra tour para tudo, eu particularmente já participei do Anarchist Tour e recentemente do London Loo Tour. Mas tem passeios para todos os gostos, passando por Alternative Tour, Karl Marx, Jack the Ripper, Harry Porter e muito mais.

Para escapar um pouco dos famosos pontos turísticos – que não deixam de ser importantes mas no fim do dia você está vendo o que todo mundo já viu, a capital da Inglaterra oferece muitas outras atrações, afinal, não falta o que fazer por aqui, para quem tem e quem não tem muito dinheiro e muita sede de conhecimento.

A criatividade de um passeio inusitado foi criado há três anos pela americana Rachel Erikson, o London Loo Tour (Passeio pelos banheiros de Londres), onde um guia turístico conta um pouco da história de saneamento da cidade, como encontrar um banheiro público gratuito e as mudanças que os banheiros da capital passaram nos últimos anos, e infelizmente relembra que algo básico como saneamento ainda é um problema na maioria dos países subdesenvolvidos.

IMG_0232

O passeio que dura por volta de uma hora e meia começa na estação de Waterloo, e, claro, o ponto de encontro é em frente ao banheiro onde um guia segurando um desentupidor de pia (plunger) aguarda os participantes do tour. Pertinho da estação, você descobre o banheiro gratuito pertinho de lá mas que poucos conhecem, só para dar uma dica, perto da ponte em frente da Waterloo Station, procure pela palavra The Whole on the Wall, escrito na parede da ponte.

Por volta de 40% dos banheiros públicos foram fechados nos últimos 10 anos, a dificuldade de manutenção e o alto valor das propriedades contribuíram para este número. Muitos sanitários foram vendidos para empresas privadas para serem administrados, em Westminster todos os banheiros foram privatizados, e muitos dos banheiros públicos que restaram não são bem sinalizados.

IMG_0243

É interessante e chama a atenção das pessoas  andar pela cidade com um grupo seguindo uma pessoa segurando um desentupidor. Porém, o passeio não é apenas para dizer este é de graça e este você paga, ou como entrar em um banheiro de um bar sem ser notado. É também aula de história.

IMG_0221

Uma das informações históricas que você aprende é que em 1858, os abastados britânicos eram os únicos que tinham banheiro com descarga, mas a “sujeira” ainda era levada para o rio Tâmisa – considerado o primeiro banheiro da cidade, por este motivo muitas pessoas morriam de cólera na época, mas não tinham ideia do motivo da doença.

 

Embora descobre que existe maneiras de não gastar um centavo para usar o banheiro, tem alguns que você até faz questão de pagar, como o sanitário localizado perto de um dos mais conhecidos pontos turísticos, a London Eye. Este é decorado com bandeiras do Reino Unido e fotos da Rainha Elizabeth II e o valor de entrada para sentar no trono é de 50 centavos (50 pences).

IMG_0224

Apesar de muitos banheiros públicos terem desaparecido, não faltou criatividade aos londrinos sobre o que fazer com o espaço, e muitos deles foram transformados em bares e restaurantes. Veja os 10 melhores bares e restaurantes para visitar em Londres aqui.

IMG_0256

Assim como nós brasileiras que vivemos em outro país e muitas vezes temos que nos reinventarmos para seguir em frente, também foi a história da americana Rachel, a criadora do London Tour. Embora ela não esteja mais em Londres, deixou a sua marca, criou uma forma divertida e útil de olhar a cidade, que atualmente atrai até mesmo londrinos para conhecer um pouco destes sanitários da capital.

Eu fui e recomendo. Desta forma, você passará menos aperto em ter que perguntar onde fica o banheiro. Caso esteja interessado em participar do passeio durante a sua passagem pela capital, mais informações podem ser obtidas no site Loo Tours.

2 Comentários

  1. Oi Simone,

    adorei o texto !!! muito interessante. Aqui na Holanda o que me espantou foram os mictórios públicos mas abertos !!! Isso mesmo, todo que passa ve . Juro que a primeiro vez que vi um desses achei qdemorei vários minuto para assimilar hahahha. abs

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui