Itália – Indo ao Supermercado

8
2775
Advertisement

Resolvi escrever sobre as despesas do dia a dia pela curiosidade que, vira e mexe, os amigos me perguntam: custo de vida.

Vou falar um pouco como é a minha realidade na região em que vivo na Itália.

Existem algumas redes de supermercados. Normalmente, nas maiores, onde você encontra de tudo, são as mais caras e as menores são mais econômicas. Mas, não é uma regra, pois, principalmente em momento de crise, todas estão com promoções diárias. Então, é interessante estar atento aos descontos que as mesmas fazem através de jornais e propagandas.

Você consegue economizar bastante seguindo essa dica. Muitas vezes, tem descontos do tipo: a cada 50 euros de compra, 10 euros de desconto. Ou, ainda, pague um e leve dois do mesmo produto, ou, se você for embora naquele dia e retornar na outra semana, recebe 25% de desconto. Sem dizer nos descontos alucinantes no meio da semana, nas quais o litro do leite Parmalat já chegou a custar 0.37 centavos.

Tem supermercado onde a carne custará menos, mas a qualidade pode ser mais baixa. Isso não é uma regra: olha o que aconteceu comigo quando tropecei nessa armadilha. Fui a um supermercado de pequeno porte, próximo a minha casa, precisava de carne naquele dia e arrisquei. Preço ótimo, logo pensei que não seria das melhores. Mas me enganei e ainda soube que a carne vinha direto de uma região natural super bem cuidada e valorizada. Valeu à pena, pois a carne na Europa não é barata.

Tem supermercado que além de encontrar produtos alimentícios e de limpeza, você também encontra acessórios para churrascaria, para trabalho mecânico, camping, roupas, brinquedos, enfim, de tudo um pouco.

Aqui temos as redes Ipercoop, Coop, Lidl, Tosano, Carrefour, Il Gigante, Famila.

Normalmente divido minhas compras entre duas dessas redes e saio ganhando com uma diferença de quase 50 euros a menos do que se tivesse escolhido somente um deles.

Uma lista de exemplos de alimentos do dia a dia:

  • Água (normalmente na Itália compramos o litro de água no supermercado. São poucas as famílias que optam pelo filtro em casa. Depois de um tempo voce se acostuma.) – 1 embalagem com 6 garrafas, cada uma de 1.5l, total: 0,23 centavos cada.
  •  Suco de 1L: 1,00 a 1,39 euros
  •  500 gr Macarrao: 0.69 centavos
  •  1kg tomate: 1,29 a 1,49 euros
  •  1L de azeite de oliva : 3.27 euros
  •  650gr carne branca: 4,79 euros
  •  100gr de queijo: 0.60 a 0.90 centavos
  •  Detergente de limpeza 5 a 8kg: 12 a 14 euros
  •  Shampoo Fructs: 1,99 euros

Boas compras!

 

8 Comentários

  1. Muito interessante. Aqui na China pagamos carissimo pelas coisas que são ‘western’, ou seja, que o chinês não consome. Azeite de Oliva por exemplo si por 11,40 euros. Mas na realidade a gente acaba se acostumando e vivendo a nossa realidade se quisermos ter a nossa comida ‘de casa’.rs
    Beijo

  2. Oi, Daphne, os preços praticados por aí são muito parecidos com os de Portugal. Legal suas dicas,
    Vou de viagem para Veneza de 21 a 26 de dezembro e gostaria de ter algumas dicas, tipo: preços de autocarro, metro, comboio; atrações turisticas, restaurantes para almoçar. eu e meu marido vamos ficar num hotel em Cannaregio – Campiello Volto Santo , do aeroporto ao hotel, será dificill chegar até lá de metro ? Obrigada pelas dicas!!!

  3. Oi, Daphne, as dicas de supermercado estão otimas!!! Os preços praticados na Italia não é muito diferente de Portugal, nem mesmo as formas de promoção. Eu e meu marido vamos para Veneza de 21 a 26/12/13 e gostaria, também de umas dicas. Tipo: restaurantes para almoçar, pontos turisticos. Vamos ficar num hotel em Cannaregio – Campiello Volto Santo, é dificil ir do aeroporto ao hotel de autocarro ou metro? e atrações a noite. como costuma ser o natal em Italia? todas as dicas serão bem vindas 😀

  4. Oi Daphne, estou indo morar na Itália Milão ou nas suas proximidades, estou a procura de apartamentos para eu e minha filha, e também uma escola para ela que tem 8 anos e estará indo para 4° serie, estaremos indo pro final do ano agora dezembro até o dia 20. Me cadastrei em alguns sites, mas se você puder me ajudar também. Estou indo para estudar e fazer missões.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui