Jardinagem e os vizinhos na Alemanha

4
785
Advertisement

Ainda no primeiro semestre de 2011 me mudei para a Alemanha para viver e me casar com meu noivo. Meses antes da minha partida definitiva do Brasil, nós começamos a caça a um apartamento na pequena cidade onde ele cresceu. Durante a pesquisa, ele me perguntou algumas vezes se eu queria um jardim. Ora, pensei eu, claro que sim. É tão lindo um jardim. Eu já vivi em algumas casas em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, e realmente adorava. Logo ele me comunicou que não gostava de trabalhos de jardinagem, que eu teria que ser responsável por cuidá-lo. “Sem problemas!” foi a minha resposta. A questão é que não havia refletido que meu tempo vivendo em casas foi um período que tínhamos um jardineiro contratado. Neste momento começou a minha saga de muito trabalho e aprendizado.

 Na Alemanha, um jardim deve ser bem cuidado. Eu digo deve porque é algo que o proprietário do imóvel ficará te lembrando de fazer e seus vizinhos também. Não é a toa que quando caminhamos nas ruas, vimos lindos jardins.

 Quando eu cheguei, os moradores anteriores não haviam cuidado o suficiente do jardim da nossa casa. Por três anos, nada havia sido feito praticamente. No instante que entramos com o cortador de grama recém comprado, observamos que faltava algo: a grama. A situação dela era tão ruim que tinha mais espaços vazios do que gramado verdinho. Eram infinitas folhas secas de alguns outonos que se encostavam em todos os cantos. Ervas daninhas para todos os lados. E eu fiquei ali, observando com o cortador de grama por onde começar.

Enchi mais de 20 sacos de 100 litros de folhas secas e colocava no porta malas do carro para jogar fora em uma fazenda que aceitava restos de jardinagem para produzir adubo. Esta é uma opção ou levar até o espaço para esta finalidade indicado pela prefeitura da cidade. Cuidei da terra, comprei e plantei sementes de grama e comecei a regá-la duas vezes ao dia durante a primavera. Machuquei minhas mãos arrancando ervas daninhas, já que algumas tinham espinhos escondidos. Plantei flores porque as achava bonitas, mas não prestei atenção se eram flores apenas para interiores, se precisavam de sol ou sombra. Uma semana depois muitas já tinham morrido. Decidi também plantar ervas para temperar na cozinha e os coelhos que vivem na região conseguiam passar por baixo da minha cerca e comiam todas.

 Além disso, a proprietária do imóvel e minha vizinha reclamavam de vez em quando de que eu precisava tirar as ervas daninhas daqui, cortar os ramos dos arbustos dali. Pois é, na Alemanha, as suas plantas não podem ocupar o espaço vizinho e você tem que ser responsável por limpar as folhas que caiam de suas plantas e as que caem por causa do outono. O espaço de entrada da sua casa e o arredor dela são de sua responsabilidade e você deve mantê-los limpos, em qualquer época do ano, até se nevar.

Os alemães são adoradores de flores. Quando chega a primavera e não há mais risco de gear à noite, muitos deles vão de carro até as floriculturas ou grandes lojas de materiais de construção, que oferecem uma farta variedade de flores, plantas, vasos, fontes, terras, cercas vivas e etc. Eu não faço diferente e começo a escolher as flores que plantarei no jardim e varanda como em todo ano. É possível perceber que a preferência para as varandas fica com as petúnias, que podem fazer um efeito cascata e fica muito bonito próximo às janelas e em varadas. A maioria das flores que foi plantada na época da primavera não dura mais do que até o início do outono. Esta é a hora de trocá-las por outras que aguentem o frio do inverno (Winterhart).

 No outono é plantada principalmente a flor Érica (espécie Erica carnea) que sobrevive ao frio alemão. Entretanto, um objeto de decoração que não pode fazer falta em um jardim na Alemanha é o gnomo. Até lojas dos clubes de futebol dispõem de gnomos usando a camisa do time para enfeitar o gramado ou canteiro. Um segundo objeto muito comum nos jardins por aqui é a casinha de passinho de madeira. Algumas pessoas gastam até 100 euros ou mais por uma que fique bem estável no chão, uma vez que no fim do ano pode-se ventar forte. Durante o inverno, coloca-se nas casinhas sementes para os pássaros, que têm nesta ocasião mais dificuldade em encontrar alimento.

 O contato com a natureza é algo cultural e é muito comum eles saberem os nomes das plantas e dos pássaros que encontrarem pelo caminho. Flores enfeitam não apenas o lado de fora, mas também dentro das casas e no parapeito das janelas.

 Não é fácil ter um jardim organizado em um país onde espera-se isso. Um serviço de jardinagem é considerado caro, podendo custar até 30 euros a hora, e na maioria das casas o morador fica sendo o responsável pela tarefa mesmo. Mas com os anos eu fui aprendendo que tocar na terra e plantar dão um prazer imenso, renovando as energias. Ver a flor brotar de uma planta, que era semente quando você comprou, é uma felicidade simples e verdadeira. Hoje em dia o meu jardim é organizado e bonito, nunca mais ouvi reclamações de vizinho ou proprietário, mas acredito que ele e eu nos entendemos e sabemos tirar o que um tem de melhor a dar ao outro.

4 Comentários

  1. Karina ,

    Adoro quando estou na Alemanha e vejo o colorido das flores e o quanto os alemães curtem cuidar de jardim.
    Adorei seu texto !
    Continue sempre relatando o cotidiano !

    Alles gute aus Guarulhos – SP

    Nádia

    • Olá Nádia! As flores dos jardins realmente deixam a Alemanha mais bela na primavera e verão.
      Dá trabalho, mas é recompensador. Obrigada pelo seu comentário.
      Viele Grüße aus Dorsten 🙂

  2. Guten tag Karine,gostei muito do seu poste pois adoro a natureza minha mãe tinha um grande lindo jardim eu faço o mesmo tenho um lindo jardim aqui em Curitiba aufwiederhoren.

    • Hallo Sérgio!!
      Obrigada pelo seu comentário! Bom saber que gosta de jardinagem também. É necessário bastante cuidado, mas descansar nele em um domingo de sol é muito bom.
      Viele Grüße aus Deutschland

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.