Mais do que Amsterdã

8
266
Foto: Freeimages.com
Advertisement

Quando soubemos que íamos mudar para Holanda porque meu marido iria trabalhar em Amsterdã, começamos a pesquisar onde morar.

Por ser uma cidade maior e “mais famosa”, Amsterdã é também uma das cidades mais caras para se viver. Assim, começamos a procurar outras alternativas e foi então que conhecemos Haarlem.

Haarlem é a capital da província da Holanda do Norte. É uma cidade pequena, com cerca de 150 mil habitantes e bem próxima a Amsterdã – fica a cerca de 20 quilômetros e de trem, de 15 a 20 minutos.

É um lugar tranquilo, com uma arquitetura antiga e encantadora e pessoas facilmente se encontrando e se cumprimentando pelas ruas. Museus, restaurantes e ruas repletas de lojas fazem de Haarlem uma ótima cidade para se visitar. Além disso, ela é conhecida como a melhor cidade da Holanda para se fazer compras.

Apesar de bem menor que sua vizinha Amsterdã, a cidade tem de tudo e está bem localizada. Pela estação de trem você chega facilmente a qualquer outro lugar da Holanda. De bicicleta, você chega a qualquer ponto da cidade. Na verdade, tem muita gente que vai daqui para Amsterdã de bicicleta.

Bom, mas o que tem para fazer nesse lugar? Aqui vão algumas dicas:

Museus

Para quem gosta de passeios culturais, há vários museus que podem ser visitados por aqui.

Alguns exemplos são:

Corrie ten Boom House​: Casa onde viveu Corrie ten Boom, autora da autobiografia “O Refúgio Secreto”; nessa casa a autora escondeu pessoas para protegê­-las do Nazismo.

Frans Hals Museum​: É um museu que possui uma grande coleção de arte holandesa do século 15 e também tem um espaço para arte contemporânea.

Teylers Museum​: é o museu mais antigo da Holanda. Nele é possível observar não só obras de arte, mas também fósseis e invenções.

Moinho De Adriaan

Quem vem para a Holanda quer conhecer e tirar fotos de moinhos. Aqui em Haarlem dá para fazer isso também, e esse é um dos moinhos famosos. Além de poder tirar lindas fotos do lado de fora, o moinho virou um museu. Nele você pode entrar, fazer um tour (em holandês ou inglês) e conhecer mais sobre a história e os tipos de moinho. Dependendo do dia, enquanto você está lá dentro dá até para vê-lo funcionando!

Amsterdamse Poort

Outro lugar para tirar uma bela foto é o antigo portão entre Haarlem e Amsterdã, construído em 1400 e declarado como monumento nacional na década de 60.

Grote Markt

A Grote Markt é a praça principal da cidade. Ela fica no centro e é cercada por construções importantes como a St. Bavo Cathedral, a Prefeitura, o Vleeshal (prédio histórico que abriga um museu) e o Hoofdwacht (prédio mais antigo de Haarlem). Aos sábados e às segundas a praça dá espaço para a feira, na qual se pode encontrar boa parte dos moradores da cidade fazendo suas compras. Além disso, ao seu redor há inúmeros cafés e restaurantes que dão à praça um cenário ainda mais bonito. Com os dias mais quentes, as mesas ocupam boa parte do espaço e a qualquer momento você observar pessoas comendo, bebendo, conversando, lendo e, acima de tudo, aproveitando o sol.

Grote Houtstraat

Como eu já comentei, em 2015 Haarlem ganhou novamente como melhor cidade de compras da Holanda e a Grote Houtstraat é a principal rua para isso: não tem como não ser conquistado com tantas lojas num espaço relativamente pequeno. Começando na Grote Markt você pode passar algumas horas passeando (e comprando) por ela. Nela é possível encontrar lojas pequenas, lojas grandes de redes holandesas (V&D, Ethos, Blokker) e lojas de redes internacionais (H&M, Zara, Apple). A rua está repleta de lojas que vendem roupas, cosméticos, brinquedos, aparelhos eletrônicos, artigos esportivos e de lugares para comer, e está próxima de outras ruas com várias lojas.

Para quem quer sair um pouco dos pontos principais e passear em um lugar cheio de coisas interessantes para conhecer, com certeza vai aproveitar um passeio bem agradável aqui em Haarlem!

8 Comentários

  1. Muito obrigada por divulgar a cidade e dar opções aos visitantes. Na minha próxima viagem a Holanda está incluida, ainda não terminei o roteiro. Beijo e boa sorte

  2. Oi, já tive o prazer de visitar Haarlem por um dia e me encantei pela cidade, é um amor! Hoje em dia tenha a intenção de me mudar pra Europa e Haarlem é umas das opções que comecei a pensar! Teria como fazer um post ou só falar um pouquinho mesmo por aqui de como é o custo de vida por lá, aluguel e tudo mais, além da adaptação? Obrigada e amei o post, direto e esclarecedor =)

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui