Mardi Gras: o famoso Carnaval americano

0
152
mardi gras, new orleans, carnaval, estados unidos, EUA
Foto: Pixabay
Advertisement

Mardi Gras: o famoso Carnaval americano

Para as brasileiras e brasileiros apaixonados por carnaval assim como eu, encontrar o evento exatamente como o que temos no Brasil em outros países pode ser bem complicado. Mas isso não impede que possamos aproveitar a celebração do jeito que os locais comemoram – e, diga-se de passagem, nenhum deles deixa a desejar nos quesitos comida, diversão e muita música!

Aqui no Brasileiras pelo Mundo, já contamos sobre vários carnavais ao redor do mundo: o Fastelavn, na Dinamarca; o Rosenmontag, na Alemanha; o carnaval mais longo do mundo, lá no Uruguai; o Carnaval de Notting Hill, em Londres; o carnaval da comilança, na Islândia; o Karnavali, na Grécia; o carnaval de Binche, na Bélgica; e muitos outros. Para quem vem para os Estados Unidos na época do carnaval, já deve ter ouvido sobre o Mardi Gras, a famosa e maior festa de carnaval do país, que é comemorada na mesma época do nosso carnaval brasileiro, um dia antes da quarta-feira de cinzas.

Da Costa Leste a Oeste, o Mardi Gras acontece em vários cantos dos Estados Unidos, como New Orleans, Nova Iorque, St. Louis, Filadélfia, Nova Jersey e até mesmo outros países, como em Sidney, na Austrália. Vou contar com mais detalhes, neste post, sobre o Mardi Gras que fui ano passado, 2017, e que atrai turistas de todos os lugares do mundo (ano passado foram mais de 1.2 milhões de pessoas! Dá para acreditar?): New Orleans, LA.

A INFLUÊNCIA FRANCESA EM NEW ORLEANS E O MARDI GRAS

New Orleans é uma cidade com quase 400 mil habitantes e fica no estado de Louisiana, no Sul dos Estados Unidos. A cidade foi colonizada pelos franceses com o nome de Nouvelle-Orléans, em 1718, em homenagem ao regente francês da época, Duque de Orléans.

Em 1875, o estado de Louisiana decretou Mardi Gras como um feriado estadual. Mardi Gras vem do francês e significa “terça-feira gorda” – o dia em que se come muito, antes da quarta-feira de cinzas. Na França, eram muito comuns os bailes de máscaras e desfiles e é justamente daí que vêm a influência nas comemorações de rua da cidade, com muita música, festa, máscaras e também muita, mas muita, bebida – a cidade é uma das poucas no país em que se é permitido beber nas ruas (e a galera aproveita, viu?). New Orleans é conhecida até hoje por ser o berço do jazz no país, pelo seu estilo de vida “free-spirit” e também pela sua indescritível culinária (principalmente frutos do mar). \

Ao conhecer New Orleans, senti uma “alegria” e um “ar” mais parecido com o do Brasil, ou mais especificamente, do Rio de Janeiro, onde as pessoas se divertem mais, riem mais, brincam mais. Sem contar que são apenas 2 horinhas de Jackson, MS, onde moro. Nada melhor do que em uma cidade mais animada para se curtir o carnaval, né?

COMO É O MARDI GRAS EM NEW ORLEANS

Desfiles

Este ano, 2018, o Mardi Gras será no dia 13 de fevereiro, terça-feira, mas os algumas desfiles já começam umas duas semanas antes. Assim como no Brasil, o final de semana que antecede a quarta-feira de cinzas é quando há mais agitação e movimento pelas ruas. Os desfiles mais famosos acontecem na Bourbon Street, Charles Avenue, Canal Street e French Quarter. Você não precisa pagar nada para participar e ver os desfiles, basta seguir os foliões. Mas, caso queira ficar fora do tumulto, você pode reservar assentos para arquibancadas espalhadas por algumas avenidas da cidade, através deste site. Se você não quiser acompanhar todos os desfiles, aproveite para passear pela Bourbon Street e pelo French Quarter. As pessoas andam e bebem pelas ruas, sempre com muitas músicas e vez ou outra com algumas performances de dançarinos. Há também muitos barzinhos e restaurantes.

Máscaras & Fantasias

As pessoas capricham em suas fantasias e adereços. Há centenas de lojas vendendo as mais diversas máscaras, acessórios e também os famosos beads – colares coloridos que são jogados dos carros alegóricos (os chamados Mardi Gras Floats), nos desfiles de rua. Quanto mais beads você usar, melhor, pois, segundo a tradição, significam “sorte”.

Comidas & Bebidas

Como falei ali em cima, a cidade é famosa pelas boas comidas. Aproveite para conhecer os famosos beignets (parecido com bolinhos de chuva cobertos com açúcar), do Café du Monde; carne de jacaré, no Fishersman’s Cove; o famoso brunch do The Ruby Slipper Cafe; os famosos Po-Boys, tradicional sanduíche com camarão ou peixe frito; e o king cake, um bolo das cores do Mardi Gras (roxo, dourado e verde), também super tradicional nessa época. Para as bebidas, você encontrará diversas lojas vendendo as mais variadas, em copos grandes, compridos e coloridos. Peça pelos: “Hurricane”, “Ramos Gin Fizz” ou “Sazerac”, tradicionais da cidade.

Se você está pensando em ir para New Orleans passar o Mardi Gras, sugiro começar a preparar sua viagem alguns meses antes, pois os hotéis lotam rapidamente, os voos e estacionamentos ficam mais caros.

Ficou com vontade de vir conhecer o carnaval americano? Aqui coloquei alguns links que podem te ajudar a saber mais sobre o Mardi Gras em algumas cidades dos Estados Unidos:

Programação Geral 2018 – New Orleans

Mapa de Desfiles 2018 – New Orleans

Mardi Gras – Nova Iorque

Mardi Gras – St. Louis

Mardi Gras – Panama City

Mardi Gras 2018 – Parque da Universal, Flórida

Mardi Gras – San Diego

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui