Como é o maternal em uma escola francesa?

0
491
fonte: pixabay.com
Advertisement

Depois dos hábitos diferentes com a creche, passamos por uma fase que é muito importante para as crianças francesas: a rentrée escolar. A rentrée é o inicio do ano letivo e para crianças de 3 anos é a primeira vez na escola. Existem turmas para crianças entre 2 e 3 anos, mas não são todas as escolas que as oferecem.

É uma mudança grande, pois antes dos 3 anos, ou a criança está na creche, com a nounou (babá que recebe as crianças na casa dela) ou em casa, mesmo. Quando entra na escola maternal significa que já é criança grande e não usa mais fralda. É um grande orgulho e desafio para a criança.

No Brasil não sei se sentimos esta diferença, pois hoje a maioria das creches tem maternal, pré-escolar e é uma continuidade, não há mudança drástica de ambiente como aqui.

As crianças que frequentam as nounous saem de um ambiente de 4-5 crianças no máximo para um de em média 30 na sala de aula. A grande diferença de creche para escola é o ambiente: a escola é mais rígida e com mais regras que a creche – foi o que pareceu para mim.

Várias perguntas passavam na minha cabeça com relação ao maternal na França. Como funciona? Quais as suas particularidades?

fonte: pixabay.com

Eis o que descobri:

A escolha da escola

A escola a partir de 3 anos é gratuita, mas você pode optar pela escola particular se preferir.
Pelo que entendi, você não pode escolher qualquer escola para o seu filho: as escolas são separadas por setores e estão ligadas ao local onde você mora. Dessa forma, a prefeitura autoriza escolher entre as escolas do seu setor, porém se decidir pela escola particular, pode escolher a que quiser; escolher a escola é bem comum pra quem opta pela escola internacional daqui, mas não sei se nestes casos o preço é diferenciado ou se a pessoa não tem preferência na fila de espera.

No meu caso, que sou expatriada, a empresa tem convênio com algumas escolas e é ela que organiza a parte da matrícula. Para as pessoas que têm dúvida sobre a escolha da escola, existe o chamado “escola de portas abertas”, que este ano foi em março. A escola abre as portas para visitação dos pais e das crianças para conhecerem a estrutura e os professores. As crianças pequenas ficam super animadas com a visita.

As turmas
Aqui o maternal é dividido entre TPS, PS, MS et GS: muito pequena, pequena, média e grande sessão, respectivamente entre 2 e 3 anos, 3, 4 e 5 anos.

As turmas são grandes, entre 25 e 30 crianças, com 1 professor e até 3 ajudantes que se revezam ao longo do dia. Eu levei um susto quando vi o tamanho da turma da PS: 28 alunos para e 1 professora e 1 ajudante. O mais impressionante é o controle que a professora tem sobre a turma.

As turmas estão sempre cheias e com fila de espera para matrícula . Você tem que entrar em contato com a escola 6 meses antes para ter uma ideia de vagas e fazer a pré-reserva, se necessário. No meu caso, a minha primeira vaga foi reservada pela empresa, depois entra na renovação normal da escola.

Os horários

O horário da escola é de entre 8:15 e 8:30 até as 16:30.

As crianças podem almoçar na escola ou em casa. Se for almoçar em casa, tem que pegar às 11:30 e devolver às 13:30. Para mim a experiência de almoçar na cantina é ótima, sendo uma excelente oportunidade de conhecer o cardápio francês, mesmo porque não temos disponibilidade para buscá-la na hora do almoço. O almoço é pago, seja a escola pública ou particular. A cantina e o cardápio são assuntos para outro post.

Você deve estar pensando: “Que horário mais bizarro! Para quem trabalha, deve ser o caos!”
Realmente, aí entra o que os franceses chamam de peri scolaire, que são os períodos antes e depois das aulas. As escolas têm ou terceirizam as garderies: na parte da manhã, a partir de 07:30 e à tarde, de 16:30 às 18:30. O horário varia de acordo com cada escola, podendo se estender até as 19:00. A garderie nada mais é do que uma sala de jogos ou uma área grande reservada na própria escola para as crianças ficarem, sempre supervisionadas por adultos.

Dias de aula

Na França a maioria das escolas não têm aula na quarta feira. Algumas escolas têm aula nas quartas, mas somente pela manhã. Há muitas mães e pais que não trabalham na quarta feira para ficar com os filhos, ou trabalham meio expediente nesse dia da semana.

Se você, assim como eu, não tem como deixar a criança em casa, você adere à garderie na quarta feira. Na escola da minha filha tem, mas só para alunos. Quando não há garderie na escola às quartas-feiras, há a opção das garderies da prefeitura e também algumas escolas particulares que abrem vagas para não alunos.

Período letivo e férias escolares

O ano letivo começa em setembro e vai até final de junho, com as grandes férias de verão em julho e agosto. O que mais me chamou a atenção aqui foram as férias. Além das férias de julho e agosto, que são 2 meses inteiros, as crianças têm 2 semanas de férias a cada 2 meses, ou seja: outubro, dezembro, fevereiro e abril.

E você faz o que numa hora dessas? Coloca no centro de lazer, ou tira férias junto quando pode. Os centros de lazer são como colônias de férias e são assunto para outro post. Como o sistema de férias dos adultos aqui é bem flexível, muita gente pode tirar alguns dias de férias junto com as crianças. Sempre que podemos fazemos isso também.

Bem diferente do Brasil, não? Acho que cada país deve ter a sua particularidade. Nós estamos adoramos o maternal na França.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui