Moda – Modismos e tendências curiosas da China

4
787
Advertisement

Antes de entrar no assunto principal, é importante esclarecer as diferenças entre modismo e tendência. Modismo é um movimento aderido por uma parte da sociedade. É efêmero, passageiro, surge de forma espontânea, tem vida curta e se vai tão rápido quanto veio. Já a tendência é algo consolidado a permanecer no mercado por mais tempo e abrange um número maior de pessoas.

Todo país tem seus próprios modismos, tendências e questões culturais relacionadas a moda. No Brasil, por exemplo, um dos maiores lançadores de modismos são as novelas. Lembra quando a personagem de Giovana Antonelli na novela Em Família, só usava esmalte azul? Pronto, a cor passou a ser a mais pedida nos salões de beleza. E, voltando um pouco no tempo, você se recorda dos acessórios chamativos usados pela viúva Porcina, vivida por Regina Casé, na novela Roque Santeiro? Na época, as noveleiras de plantão correram para as lojas para garantir seus acessórios estilo os da personagem.

Tenho certeza que, quem já teve a experiência de morar fora, alguma vez, estranhou os modismos do país em questão. Muitas vezes, nem nós e nem os próprios nativos sabem de onde surgiram e por que caíram no gosto do povo de forma tão rápida. E claro, isso acontece na China também.

Nos poucos anos em que estou vivendo no país, já reparei alguns modismos, um tanto quanto, peculiares. O mais recente deles, que eu acredito que você, seja qual for o país em que esteja vivendo, deve ter ouvido falar, é o dos grampos de cabelo com plantas, galhos ou folhas de plástico. A onda surgiu em Pequim, uma das maiores e mais turísticas cidades da China. Eu estava de férias no Brasil quando li uma matéria em site nacional, sobre a nova moda na China (se chegou até o Brasil, deve ter sido notícia no mundo todo). Quando desembarquei em Pequim, pude constatar – diversos vendedores ambulantes e lojas de camelô vendendo os grampos. E se tem lugar vendendo, tem gente comprando. O preço? No máximo ¥ 5, que equivale a menos de U$ 1. Provavelmente, o fator “baratinho” foi o responsável por esse acessório ter se tornado febre.

Alguns meios de comunicação chineses sugeriram que o uso do acessório seria uma forma de resgatar os antigos ensinamentos de harmonia com a natureza. Outros dizem que o acessório é inspirado nos emoticons japoneses usados nas redes sociais chinesas e até há quem diga que é inspirado no desenho dos Teletubbies. A verdade é que ninguém sabe ao certo de onde surgiu e nem como, mas que esse modismo está fazendo a cabeça dos chineses, não há como negar. Com o sucesso das plantas, surgiram flores, frutas, cogumelos, pirulitos e até bandeira da China. É muita criatividade! Bom, até eu entrei na brincadeira…

moda na china grampos no cabelo

Outro modismo atual na China é o que eu chamo de matching outfits ou look combinando. São amigos, casais ou famílias que vestem roupas exatamente iguais. Tipo irmãos gêmeos quando crianças, sabe?! A “moda” surgiu entre os casais jovens, como uma forma de mostrar ao mundo o status de relacionamento. Há quem diga que é uma maneira descontraída da mulher mostrar que manda no marido/namorado. Logo, as amigas passaram a usar looks combinados e casais passaram a vestir os filhos com roupas iguais aos dos pais. Até lojas especializadas em vender pacotes de roupas idênticas, para casais e famílias, surgiram.  Esse modismo começou em 2013 e confesso que, hoje em dia já não está tão em alta, mas ainda é comum você se deparar com casais de mãos dadas e looks iguaizinhos, dos pés a cabeça, enquanto passeia pelo shopping.

Para quem se interessou pela moda dos looks combinando e pensa em aderir, não precisa vir até a China. Tem para vender no Aliexpress.

Amigas look vestidos iguais

casal roupa de banho praia identicos

Falando em vestuário, alguns chineses, principalmente as senhoras de mais idade, tem o costume de sair às ruas vestindo pijamas. Nas primeiras vezes que me deparei com essa situação, estranhei muito. Afinal, você não está preparada para ver pessoas que nem conhece usando pijamas em um lugar público, assim, a céu aberto. Mas acontece. Lembro que, há alguns anos atrás, era tendência usar look pijama, ou seja, calças, camisetas e outras peças de roupas feitas para parecerem pijamas. Surgiu em alguma Semana de Moda da Europa e fashionistas do mundo inteiro aderiram. Mas no caso da China, não se trata de algo ligado às tendências internacionais. São apenas pessoas normais que gostam do conforto do pijama e não ligam para o que os outros pensam e de que maneira a sociedade julgará. Como comentei no post sobre a moda de rua na China, quando o assunto é moda, aqui não tem ditadura e não tem certo e nem errado.

E por último, uma pergunta básica: para quê você usa guarda-chuva? Como o próprio nome já diz, para se proteger da chuva, claro! Mas as chinesas acharam outra utilidade para o acessório – se proteger do sol! E essa é uma tendência que mais chama a atenção quando você chega à China: milhares de sombrinhas pelas ruas, em pleno dia de sol! Na verdade, percebo que isto é muito mais uma questão cultural do que tendência propriamente dita. A sombrinha serve para se proteger dos raios solares e, consequentemente, manter a pele branca. Porque, diferente de nós ocidentais, que adoramos um bom bronzeado, os chineses prezam pela pele clara. Culturalmente, eles ainda associam a pele escura aos trabalhadores do campo, pessoas simples e humildes. Por isso, o padrão de beleza na China dita que é bonito ter pele branca. E esta é uma tendência adotada por mulheres de todas as idades, das mais jovens até as senhoras bem vividas.

 

Sombrinha na praia china

Outra coisa interessante é que na China (no sul da Ásia, em geral) qualquer esquina ou cantinho de calçada, vira ponto de comércio. E você, com certeza, verá mais ambulantes vendendo sombrinhas em dia de sol (e mais gente comprando) do que naqueles dias nublados em que a chuva promete cair.

Acho tão interessante conhecer a história de vida de um povo, pois só assim, conseguimos (tentar) compreender suas tradições, culturas e modo de pensar. Qualquer estrangeiro recém chegado à China, vai achar esses modismos e tendências curiosos e até estranhos. Mas, para os chineses, tudo isso é tão natural como a luz do dia e fazem mais sentido do que para a laoway aqui que veio do outro lado do mundo e de uma cultura totalmente diferente. Como eu sempre digo, vivendo e aprendendo. E na China, todo dia temos algo a aprender.

Você também passa por essas vivências? Já se deparou com tendências diferentes no país onde mora? Sinta-se a vontade para dividir suas experiências.

Compartilhe
Texto anteriorÁfrica do Sul – Hábitos locais
Próximo textoEntrevistas – Adriana Bell, fundadora do Projeto Kids Brasil
Evelyn é gaúcha, formada em Publicidade e Propaganda e apaixonada por moda. Deixou o Rio Grande do Sul e o trabalho na área de Marketing de Moda para se aventurar pela China, junto com o noivo, piloto de avião. Ama viajar, conhecer novos lugares, ter a experiência de morar fora e, mais recentemente, descobriu a paixão pela escrita. Atualmente, se divide entre o blog China Chic, as aulas de mandarim e as viagens pela Ásia e mundo afora. Acompanhe suas aventuras pelo instagram @chinachic

4 Comentários

  1. Muito legal essas curiosidades. A respeito do guarda-chuva ser mais utilizado em dias de sol, lembre-se que a palavra “sombrinha” vem justamente daí. Ou seja, as mulheres usam “sombrinhas”, pois, também por aqui no Brasil, valorizavam estar debaixo da sombra de algo, fugindo do sol. Isso era muito comum até metade século passado (Séc. XX), depois caiu em desuso e é difícil hoje em dia, mas ficou a palavra “sombrinha” para o guarda-chuva feminino.

  2. Eu também me surpreendi bastante,ao ver uma pessoa no Super,de pijamas…ri na hora(internamente,claro),mas depois achei o máximo,essa não necessidade de agradar os outros…no que se trata de estilo,visitar a China é libertador!!!

  3. Muito interessante tuas dicas e principalmente tua maneira agradabilíssima de escrever.
    Eu e meu esposo somos viajantes do mundo e estamos indo dia 21/4/20016 para passarmos 1 mês em Beijing . Aqui no sul do Brasil ,POA ,começou agora a moda de família vestir-se igual . Abraços !

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui