Montenegro, um lindo país nos Balcãs

3
1349
Advertisement

Montenegro, um lindo país nos Balcãs

A minha ligação com os Balcãs começou em outubro de 2012, em uma viagem de férias profissionais em que escolhi conhecer Belgrado, na Sérvia, como parte do presente que me dei dos meus 30 anos. Gostei tanto que quando retornei ao Brasil já projetava voltar nas próximas férias de verão e iria incluir Montenegro no roteiro.

Coisas da vida, nesse meio tempo, entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013, comecei uma linda história com um rapaz montenegrino que à primeira vista, tinha passado despercebido de mim quando eu estava lá, mas acabei mantendo contato já que tínhamos algo em comum, que é a nossa profissão.

Os meses foram passando, namoramos em meio a distância por um ano e meio, de fato eu voltei em Montenegro nas próximas férias já com ele (olha a força do pensamento!), ficamos afastados de novo até que resolvemos nos casar… em Montenegro.

a75192b6-397f-4713-bd13-94035d7678b9

E como é Montenegro?  É um pequeno país no Balcãs (tanto por extensão quanto população) cercado por montanhas e banhado pelo mar Adriático, que por conta disso, vem sendo muito visitado nos meses de verão (julho e agosto na Europa), assim como a vizinha Croácia.

O país oferece muito mais do que atividades ao longo da faixa de areia ou cascalhos (boa parte das praias são de cascalhos, pedrinhas). São parques nacionais, atividades de esportes radicais, a cultura montenegrina e culinária balcânica em um país que em poucas horas de viagem de carro dá para conhecê-lo de norte a sul.

São cidades como Bar, Budva, Herceg-Novi, Petrovac, Sutomore, Tivat e vilarejos como Petrovac que atraem muitos turistas pela diversidade de praias, bares, hotéis e albergues e é claro, aquela badalação típica que ocorre no verão europeu por um custo muito menor que os países da União Europeia (Montenegro é candidato à União Europeia com perspectiva de adesão para 2017/18).

Na baía de Kotor encontram-se pequenos povoados, alguns são Risan e Perast (onde estão localizadas as duas ilhotas:  Ilha de São Jorge que tem um mosteiro beneditino e Ilha de Pedra, com a igreja de Nossa Senhora do Lago.

A própria cidade de Kotor, classificada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, tem um porto e é a porta de entrada de turistas que chegam em cruzeiros. E se nota a bela morfologia dos fiordes que emolduram a linda costa montenegrina. Mergulhar nas águas quentinhas e cristalinas do Adriático é de tirar o fôlego! Um belo passeio é subir as escadarias de pedra que dão forma a fortaleza que protege o Monte San Ivan, de lá de cima o visual da cidade é incrível.

Para as montanhas, os parques nacionais não deixam a desejar. O parque nacional de Durmitor, em Žabljak, atrai os turistas que buscam o encontro com a natureza, trilhas para pedalar, canoagem e um aconchegante fim do dia relaxando em restaurantes locais. Apesar de ser um parque que recebe turistas o ano todo, os meses de inverno costumam ser bem concorridos pelo lugar ficar encoberto por neve. Eu encontrei um clima mais ameno no outono que me permitiu passar um fim de semana entre caminhadas e a piscina de um hotel que se pode pagar e nadar por meio período. O turista pode também se aventurar fazendo rafting nas corredeiras do rio Tara, na fronteira com a Bósnia e Herzegovina nos meses quentes.

897b9243-2be9-4609-8a3e-73457598ec53

Outra bonita cidade para visitar é Nikšić que fica uns 40 minutos da capital Podgorica. Parece ser uma cidade pequena, mas seu município é o segundo maior da Europa em hectares, ficando apenas atrás de Paris. As atividades vão de aproveitar o verão no lago Krupac, caminhar ou correr no parque-floresta chamado Trebjesa, visitar a estação de esqui Vučje Ski Centre no inverno e o principal atrativo, o mosteiro de Ostrog, que fica na serra na entrada da cidade.

Esse mosteiro é da Igreja Ortodoxa Sérvia, contudo é um local de peregrinação de seguidores de diversas religiões. A estradinha até chegar lá é tão estreita e de mão dupla, um verdadeiro precipício, que muitos vão a pé para provar sua fé e gratidão.

8cf00d53-a42f-430d-937a-4ddec1b35de4

Como todo lugar no mundo, também tem brasileiros morando em Montenegro! A comunidade é pequena e está espalhada em algumas cidades. Em 2014 eram 17 brasileiros de acordo com uma publicação do embaixador do Brasil em Belgrado (sobre os trâmites burocráticos Montenegro ainda está vinculado à Embaixada do Brasil na Sérvia).

A mistura Brasil-Montenegro tem dado certo, dois povos alegres e receptivos aos viajantes além de amantes do futebol.

3 Comentários

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.