Myanmar – A semana de oito dias e a astrologia tradicional

2
530
Advertisement

Uma semana de oito dias. Sim, isso em Myanmar é possível. O número oito é de extrema importância na astrologia birmanesa. Oito animais do zodíaco, oito dias da semana, oito energias planetárias e oito ponto cardeais. Em épocas remotas, os monges dividiram a quarta-feira em duas partes para obter a semana de oito dias. Quarta-feira – em birmanês “Boddahu” – é divida portanto em 2: a parte da manhã/tarde – Boddahu – e a parte da noite, que é chamada de “Yahu”. No entanto, em geral Yahu não é considerado um dia da semana relevante e por isso não é impresso em muitos calendários oficiais.

A astrologia é muito presente na vida dos birmaneses e difere da que conhecemos no ocidente. O chamado “zatha jathi gwin” é o metodo tradicional de astronomia e astrologia birmanesas. O sistema do zodíaco consiste em 27 das chamadas mansões lunares (divisões do zodíaco relacionadas à órbita da lua) e da semana de oito dias. No calendário, os meses são baseados em meses lunares e anos, em anos solares.

Em Myanmar cerca de 90% de população é budista, seguindo o budismo Therevada tal como na Tailândia e em Laos. Os templos da vertente do budismo Theravada tem uma forma cônica mas a base é montada de forma a prover oito direções. Cada um destes cantos é dedicado a um dia da semana (oito dias) e cada dia da semana é representado por um animal do zodíaco birmanês.

 

final
*animal mítico, meio humano / meio pássaro

Em cada um destes cantos, para os dias da semana, há uma estátua de Buda; os fiéis oferecem flores e derramam água sobre a estátua (geralmente 8 vezes) e fazem pedidos. Na base, há uma imagem de um anjo guardião e no chão, a imagem do animal que representa o dia da semana.

O dia de semana em que se nasce define seu signo, seu temperamento e é levado muito a sério em Myanmar. Quando uma criança nasce, a inicial do nome é definida de acordo com o dia de nascimento (dia da semana). O alfabeto birmanês consiste em 33 consoantes e 12 vogais e é um alfabeto silabário, ou seja, cada carácter representa uma sílaba como “ka”, “ma”, “na” (para obter sons com outras vogais simplesmente se combina a consoante com a vogal : na + o = no). Alguém que nasceu num sábado pode ter nomes com iniciais “ta”, “hta”, “da” ou “na”. Eu nasci num sábado. Sem saber, meus pais me deram um nome com a inicial correta, de acordo com a crença birmanesa, no caso “na” para Natalie. Meu animal é o dragão. O dia da semana em que a pessoa nasce influencia, dentre outros, a escolha do parceiro(-a) amoroso(-a). Nascidos numa sexta-feira combinam com nascidos na segunda, nascidos num domingo combinam com os nascidos numa quarta (parta da manhã/tarde). Muitas famílias seguem este sistema à risca a ponto de verificar o dia de nascimento de casais, antes de aprovar se eles podem seguir um relacionamento ou não. Alguns casais mesmo tendo nascido em dias que não combinam, do ponto de vida astrológico, seguem com seus planos matrimoniais, mas provavelmente procurarão um astrólogo para ajudar em possíveis dificuldades.

 

IMG_2997
Senhora no templo Shwedagon, no canto para os nascidos em Yahu (quarta-feira, parte da noite).

 

Muitas pessoas consultam astrólogos, nas mais diferentes ocasiões. Se a colheita não vai bem, para saber se o rapaz é mesmo o certo para a filha, para decidir o que fazer no trabalho ou que nome dar ao bebê. O que o astrólogo diz é lei. Até mesmo líderes políticos e homens de negócio consultam astrólogos.

Mulheres com idade entre 20 e 30 anos formam a maior parte da clientela. Consultam os astrólogos para saber sobre a vida amorosa, sobre o que o futuro lhes reserva, sobre a futura formação acadêmica. Minha professora de birmanês da Alemanha contou certa vez que, quando jovem, foi consultar um astrólogo que disse que ela se casaria com um estrangeiro.

Na época, com o país completamente isolado do resto do mundo devido à ferrenha ditadura militar, ela achou uma previsão bastante absurda, pois não parecia nada realista, diferentemente de hoje em dia, já que há muitos turistas e expatriados. Ela acabou casando com um alemão e se mudando para Munique. Para os birmaneses, uma prova clara do poder e da exatidão dos astrólogos.

Aliás, ela, assim como eu, também é nascida num sábado com um nome começado por “N”, Nini. Nini disse que em Myanmar as pessoas nascidas num sábado são conhecidas por terem um gênero forte, serem teimosas quando tem uma meta. Sua família, no início, não gostou muito da ideia de ela querer ir estudar no exterior e mais tarde até querer casar com um estrangeiro. Hoje ela mora há 15 anos na Alemanha. Ah nós, os nascidos no sábado… não é à toa que o animal que nos representa é o dragão.

Em Myanmar há uma mistura de crenças, religiões e etnias. Existem 135 diferentes etnias, a principal religião é o budismo, mas também há católicos, hindus e muçulmanos. E o budismo local se mistura com práticas animistas, que e a crença nos “Nats”, espíritos que influenciam a vida das pessoas. São 37 principais Nats, humanos que tiveram mortes trágicas. Eles vivem em árvores, nas florestas, existem Nats femininos e masculinos. É fascinante observar como todas estas religiões, crenças, e cultos se misturam e complementam no dia-a-dia.

 

monks daniel julie
Noviços no templo Shwedagon. Créditos: Daniel Julie.

 

Talvez eu considere a ideia de um dia visitar um astrólogo. Nunca entendi ou segui a astrologia ocidental, às vezes, as pessoas me perguntavam que signo sou (sagitário) e me diziam as características típicas do meu signo e eu só ouvia e pensava “Aham…”. Mas como parte da experiência de vivenciar uma cultura em todos os seus aspectos creio que seja interessante, pelo menos mais uma história para contar. Espero que o astrólogo birmanês tenha boas notícias e previsões para o meu futuro. Quem sabe… talvez só mesmo nosso senhor, Buda. E você, qual é o seu dia de nascimento e animal correspondente de acordo com o horóscopo birmanês? Quem tiver curiosidade pode verificar aqui.

2 Comentários

    • Oi Laura, tudo bem? O alfabeto Birmanes e composto por silabas, as iniciais dos nascidos na sexta-feira sao as letras birmanesas “tha” e “ha”, que podem ser combinadas com vogais para obter outros fonemas.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui