Verão na Escócia

O que os escoceses fazem no verão ?

2
1578
Achmelvich, praia de areias brancas no norte da Escócia
Advertisement

E tem verão na Escócia ??? Acho que esta é a primeira pergunta que vem à cabeça da maioria das pessoas. A má fama do clima no Reino Unido é universalmente conhecida, o que faz com que os países britânicos não sejam o destino preferido de quem gosta de sol e praia.

Mas morando aqui a gente descobre que a coisa não é tão ruim assim. Eu moro na Escócia, mas diariamente checando a previsão do tempo para o Reino Unido (sim, todo mundo checa a previsão do tempo várias vezes por dia aqui !) eu descobri que a terra da rainha não é tão cinza, fria, molhada e nublada em todos os dias de todas as estações do ano, como nos acostumamos a pensar. No verão tem sol, faz bastante calor, e em 2016 as temperaturas chegaram a mais de 30°C em Londres e litoral da Inglaterra, e quase 30°C na Escócia. A questão é que a temperatura também varia muito no mesmo dia e durante a estação, o que fez com que a temperatura média no Reino Unido em 2016 fosse 14.9C.

Eu nunca peguei um dia que chegasse a 30°C aqui na Escócia, mas com menos de 20°C já é verão e o povo aproveita ao máximo o sol nos parques, bares, praias, campings. Além de aproveitar tudo que a Escócia tem, eles também adoram viajar para os países mais privilegiados pelo astro-rei.

Tenerife ou Lanzarote ?

Eu nunca fui para as Ilhas Canárias, e não me lembro de ter ouvido falar nestas duas ilhas antes, mas descobri que todo escocês já foi, está indo ou irá para uma delas em algum feriado ou férias. Com certeza, estas duas ilhas estão entre os destinos preferidos dos escoceses para o verão. Como eu quero mergulhar na cultura dos meus anfitriões, já as incluí na minha lista de desejos também.

Como o verão aqui não é garantia de sol, e os escoceses também reclamam disso, eles trabalham o suficiente para curtir seus dias de praia fora daqui. Outros destinos bastante populares por aqui são Inglaterra, França, Leste Europeu e Grécia.

Caiaque em Loch Morlich, Caravan Park em Craig Tara (Ayr), e ilha de Bute

Atividades ao ar livre

Faça chuva, ou faça sol, os escoceses adoram atividades ao ar livre : caminhada, montanhismo, caiaque, canoa, bicicleta, acampamento, andar a cavalo, jogar golf. Com a natureza muito preservada o país tem paisagens paradisíacas com muitos lagos, rios, montanhas, praias, e muito verde.

Além da natureza generosa, o país está muito bem preparado para dar segurança e conforto aos aventureiros. Nas boas estradas escocesas durante o ano todo encontra-se os felizes viajantes de trailer e motohome aproveitando a natureza até a próxima parada em alguma das inúmeras áreas para camping ou caravan parks que estão espalhadas por todo o país.

Para os que vão a pé ou de bicileta, a escolha é difícil : trilhas com montanhas e lagos, ou montanhas e rios, ou neve, ou praias. Tudo isso em meio a castelos, torres, igrejas, e muita história. Independente da escolha, tem muita informação, eventos, orientação, diferentes tipos de acomodação, e companhia para as caminhadas.

Para os amantes de esportes aquáticos, além de muitos rios e lagos limpos e lindos, a Escócia tem uma costa de 11.800 km e cerca de 790 ilhas ! Apesar do sol não estar sempre presente e a temperatura da água não ser exatamente a mais agradável, a diversão é garantida com cenários lindíssimos, muitas aves, peixes, golfinhos, e até o famoso ‘monstro do lago’.

Arremesso de tronco e dança escocesa nos Highland Games

Festas, jogos e muita tradição

Festa e tradição é uma combinação perfeita para os escoceses ! No verão são organizados muitos eventos onde as tradições escocesas são apresentadas e apreciadas com muito orgulho por eles. Nestes eventos há competição de dança, concurso de gaitas de fole, competição em esportes ‘de proeza’ praticados há alguns séculos atrás por aqui como arremesso de tronco e cabo de guerra, jogos medievais, barracas com comidas típicas e muita bebida. As famílias escocesas prestigiam muito estes eventos, e independente do clima que nem sempre ajuda, todos se divertem de forma simples e muito organizada.

Entre os mais tradicionais eventos do verão escocês estão os Highland Games. Estes eventos ocorrem por todo o país, e neste ano está previsto a realização de 80 até setembro. Os Highland Games são realizados em grandes áreas ao ar livre onde são instaladas várias barracas com venda de comidas, bebidas, roupas e artesanato local; e são realizados concursos de dança e gaita de fole, e competições em esportes que exigem muita força e amor pela tradição como arremesso de tronco. Importante : kilt é o uniforme obrigatório para os homens que participam do evento.

Estas festas lembram festas folclóricas que existem no interior do Brasil, mas que nem sempre os moradores das grandes cidades brasileiras têm acesso. Diferente do Brasil que é muito extenso, aqui moradores das grandes cidades em cerca de 30 minutos estão em alguma cidade pequena onde a maioria destes eventos são organizados.

Show de Robbie Willians no Murrayfield Stadium, Edinburgh, em junho de 2017

Festivais, shows e muita música

Verão é temporada de grandes shows e festivais de música por toda a Europa. O mais famoso festival escocês é o Festival Internacional de Edinburgh que recebe público e artistas do mundo todo para apresentações de música, teatro, ópera e dança. Em 2016 assisti uma bela e muito aplaudida apresentação da OSESP-Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo neste festival. Morri de orgulho e felicidade !

Infelizmente, T in the Park, o maior festival de música da Escócia, foi cancelado este ano, e não tem previsão de retorno. Este festival era realizado há 23 anos; e de galocha, capa de chuva e barraca, milhões de pessoas de todo o mundo corriam para a Escócia para cantar e dançar no melhor estilo Woodstock. Espero que volte logo porque quero muito curtir mais esta tradição escocesa.

Além dos festivais, também são realizados muitos shows em parques no verão.  Em 2015, Calvin Harris, um dos escoceses mais famosos do momento, deu um megashow num parque de Glasgow, onde este ano se apresentarão Green Day e Eminen.

Cairngorms National Park, em Aviemore, e Bellahouston Park, em Glasgow

Passeio nos parques

A Escócia tem as duas cidades mais verdes do Reino Unido, segundo uma análise de imagens de satélites feitas na primavera de 2016. Edinburgh é a mais verde, seguida de Glasgow. Glasgow tem mais de 90 parques e jardins, como eu conto aqui .

Além dos inúmeros parques urbanos, o país tem muitas reservas, parques regionais, e 2 grandes parques nacionais. O maior parque nacional do Reino Unido, Cairngorms National Park, tem 4,528 km2 e fica nas Highlands. Entre montanhas, lagos, florestas, e antigos vilarejos as opções são muitas e irresistíveis : caminhar, esquiar, escalar, navegar, subir as montanhas para alimentar as renas, observar a diversidade, fotografar, tomar o melhor whisky do mundo direto na fonte, ou simplesmente apreciar. Com um país tão verde, um dos programas favoritos dos escoceses o ano todo, e principalmente no verão, é aproveitar os parques.

Como a Escócia não é um ‘país tropical abençoado por Deus’, os escoceses aproveitam tudo que podem com sol ou sem sol, porque a Escócia também é um país muito ‘bonito por natureza’!

2 Comentários

  1. olá, amando me sentir mais próxima da Escócia com suas postagens. Morei em Portugal quando criança, mas retornei para o Brasil e estão aqui todas as minhas lembranças de vida, porém cada dia que pesquiso, leio, vejo fotos e ouço sobre a cultura Escocesa, mais tenho desejo de ir conhecer e morar nesse lugar. a gente sempre escuta sobre oportunidades para imigrantes no Canadá, EUA, Inglaterra mas não sei nada nesse âmbito da Escócia. É muito difícil conseguir ir morar aí sem um convite? tenho 23 anos e morar na Escócia já é um objetivo de vida pra mim. Aguardo ansiosamente teu retorno.
    Cordialmente,
    Larissa Kesia

    • Oi Larissa. Que bom que meus posts te aproximem da Escocia ! Realmente gosto muito de morar aqui. A Escocia tambem tem muito imigrante, e o numero de brasileiros a cada dia aumenta com muitos migrando de Londres pra ca, porque aqui o custo de vida e mais baixo e a vida e mais tranquila. Se vc tiver nacionalidade europeia eh um bom caminho andado, porque voce pode trabalhar aqui com o passaporte europeu e tem bastante emprego que nao exige qualificacao. Se vc nao tem, so pode vir para estudar ou com convite para trabalho. Nao aconselho a vir como turista e trabalhar de forma ilegal. Se nao tiver passaporte europeu, tem que vir com tudo fechado e contratado para facilitar a sua entrada aqui, a imigracao e bem exigente com nao europeus. Espero que de tudo certo e voce realize seu objetivo de vida. Beijo.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.