Por que conhecer Camden Town ?

0
293
Homenagem à Amy, no Stable Market.
Advertisement

Falar de Camden Town é muito prazeroso! O bairro que já foi uma área industrial, hoje possui uma cena cultural vibrante e tem vida própria dia e noite! Se você gosta de diversidade e movimento, este é um local imperdível em Londres. Por isso, escolhi falar dele, pois é um ponto onde a diversão é garantida!

Durante o dia, passear pelo Regent’s Canal é passagem obrigatória! Este, é um canal onde ficam vários barcos de pessoas que moram neles. Assim, é possível dar uma parada no Camden Lock para ver de perto os barcos subirem e descerem no lock (eclusa) e também caminhar até o Regent’s Parkum parque muito lindo que eu gosto bastante e o ZSL London Zoo, passando pela Little Venice (casas próximas ao canal que remetem ao ares de Veneza, na Itália).

Passear pela Camden High Street e Chalk Farm Road também faz parte. Nelas, existem lojas diversas e coloridas que vendem desde de lembrancinhas a roupas  descoladas ou excêntricas, coturnos, gorros e até fantasias. Enjoy!

Vista do Camden Lock Market – Arquivo pessoal

Parada obrigatória

Porém, imperdível mesmo é o Camden Market. Um conjunto de mercadosonde encontram-se o Camden Lock Market, o Camden Stable Market, que são famosos e agitados e ficam um ao lado do outro. Curiosamente, o Stable Market é onde funcionava um antigo estábulo e possui enormes estátuas de cavalos espalhadas e por onde também passava uma linha de trem. Várias lojas estão situadas debaixo dos arcos desta antiga linha férrea. Portanto, o lugar é bem interessante e diferente, sendo um bom exemplo de como dar um novo uso aos espaços ociosos ou abandonados. Neste ponto, a cidade soube aproveitar bem e ainda garantir um grande público, justamente pela peculiaridade e simbologia do local. Aliás, Londres costuma ter esta característica de que nada se perde, tudo se renova. (Mas, isto é assunto para um outro post…)

Nos mercados, além de comidas típicas do mundo todo, é possível comprar todo o tipo de “quinquilharia”, além de livros, vinis, relógios, roupas com estampas tipicamente londrinas, objetos de decoração e por aí vai… Este também é um famoso ponto de tattoos e piercings. Esta grande diversidade de produtos, cores, aromas é o que garante graça e charme ao local e é o que, sem dúvida, atrai um público eclético, proporcionando lazer para todas as tribos.

Excelente local para comprar presentes para toda a família, os markets funcionam diariamente e estão sempre muito cheios. Não perca também The Buck Street Market, Candem Lock Village e Inverssen Street Market. Enfim, o ideal é explorar bem a região e um dia só acaba sendo até pouco.

Camden Stable Market – Arquivo pessoal

Como não citar Amy…

Camden era o bairro queridinho da cantora Amy Winehouse. Foi lá que ela se apresentou pelas primeiras vezes e onde era provável vê-la também curtindo a vida noturna ou passeando durante o dia. Em várias lojas é possível comprar roupas e acessórios “à moda Amy”, camisetas estampadas com seu rosto, quadros, fotos e outros objetos em sua homenagem. Para os fãs da cantora, esse local é um prato cheio! No Stable Market fica sua merecida estátua. Entre na fila para tirar uma foto ao lado dela!

Se divirta!

A vida noturna é agitada e tem bastante opções com boa música. É só escolher seu ritmo: Blues, Jazz, Rock e até Salsa! Vale a pena conhecer os famosos Hawley’s Arms, Jazz Café, Koko, The Blues Kitchen e muitos outros… O Camden Pub Crawl oferece um tour em vários pubs do bairro e pode ser bem divertido. O pub The World’s End é um lugar muito, mas muito antigo, inaugurado (pasmem!) em 1778. Lá já se apresentaram bandas que ficaram muito famosas, inclusive Radiohead entre outras.

Culinária para todos os gostos

A culinária também é bem diversificada e com certeza vale a pena prestigiar as barracas dos mercados, assim você pode experimentar sabores diversos, ir caminhando pelo canal e apreciando a paisagem. Muitos restaurantes também se encontram no bairro, o Poppies é um bom local para experimentar o famoso Fish and Chips (peixe e batata frita – um típico e famoso prato inglês) ou outros pratos, com frutos do mar e peixes. O local tem uma atmosfera vintage com funcionários vestidos à moda dos anos 50. Costuma ter apresentação de alguma banda no segundo andar, geralmente com um bom rock. Além de vários outros tipos de restaurantes e cafés, em Camden também é possível matar um pouquinho a saudade do Brasil no delicioso restaurante Made in Brasil, que serve de coxinha a feijoada, além de bebidas brasileiras. Para quem mora aqui é uma boa opção num domingo quando, às vezes, a única coisa que você quer é uma típica comida brasileira.

Procurando saber um pouco mais sobre a história do bairro, o que dizem é que, com o passar das décadas, ele foi perdendo sua originalidade punk e underground dos anos 70 e 80 e foi se tornando mais uma atração turística. No entanto, ainda é bem atrativo e bem diferente do que se vê em outros bairros, sendo hoje um dos pontos mais visitados da cidade.

Se quiser um lugar eclético e animado em Londres, Camden Town não tem erro, você sairá de lá no mínimo com um suvenir da terra da Rainha ou melhor, da terra de Amy Winehouse.

Leia mais sobre a Inglaterra: Tudo o que você precisa saber para morar na Inglaterra!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui