Como registrar o bebê no Consulado Brasileiro em Londres

0
112
Fonte pixabay.com
Advertisement

Nos últimos posts publicados aqui no BPM falamos sobre o pré natal feito quando engravidamos aqui na ilha, falamos sobre o chá de bebê e também sobre montar o enxoval para o rebento com tudo aquilo que passamos meses pesquisando na internet, recebemos das listas de nossas amigas mães mais experientes, mas hoje irei falar sobre algo muito importante quando temos filhos aqui no Reino Unido: registrar o bebê no Consulado Brasileiro em Londres.

Aqui no Reino Unido tem alguns passos a serem seguidos antes da criança ter direito a nacionalidade Brasileira de pelo menos um de seus pais, mas nenhum bicho de sete cabecas, tirando o fato que Londres é o único lugar que tem um consulado e que atende todo o Reino. Para mim que moro no centro da Inglaterra, ir a Londres para fazer o registro com o um bebê é bem cansativo, mas resmungos à parte, é algo necessário, pois queria que minha filha seja brasileira, assim como eu.

Porém, antes de se dirigir ao consulado o primeiro passo a ser dado é fazer o registro de seu rebento no Register Office da prefeitura de sua cidade, independente dele ter direito a nacionalidade britânica ou não. Qualquer criança nascida no Reino Unido precisa ser registrada aqui e ter uma certidão de nascimento local.

Assim que seu filho(a) estiver registrado na sua área, peça a Certified Copy of Entry. Existem dois tipos de certidões, assim como no Brasil e esta que você vai pedir funciona como a nossa de inteiro teor. Assim que a criança é registrada você recebe uma certidão de nascimento gratuitamente, mas ela não tem o nome dos pais, sendo assim é necessário pedir a supracitada que consta o nome dos genitores, local onde nasceu, tem até seu endereço (?).Pronto! Primeiro passo dado e seu bebê já está registrado e tem a sua primeira certidão de nascimento.

Segundo passo, fazer uma marcação no consulado para fazer o registro de nascimento da criança. O consulado é bem complicado de conseguir uma vaga, então eu aconselho a começar as tentativas antes do nascimento, pois a reserva do horário fica no nome de um dos genitores. O consulado abre horário todo dia meia noite para o mês seguinte, então fique atento.

Se você tem interesse em fazer o passaporte da criança, já aconselho a deixar um horário reservado. Se você conseguir tudo para de manhã, já sai com o passaporte em mãos em menos de 1 hora. Por exemplo, no nosso caso alocamos um horário para o registro para nossa filha as 10h da manhã e para o passaporte para 11:30, com isso tivemos tempo para fazer o registro, ter a certidão de nascimento em mãos e assim irmos direto para o setor de passaporte no andar a cima e dar entrada no passaporte da pequena.

Vale lembrar que o passaporte do bebê só tem validade de UM ano e se você não tem viagem marcada para o Brasil é meio que inútil e um gasto desnecessário. Ah! Uma dica, se você tem interesse em abrir uma poupança para seu rebento, já peça o CPF dele no consulado e já pode sair com mais isto resolvido e se você não mora em Londres isto é uma mão na roda.

Documentos necessários para fazer o registro:

  • 1 genitor deve comparecer ao consulado (de preferência o genitor brasileiro);
  • Formulário de requerimento de registro de nascimento (preencher no computador e levar impresso);
  • Original e cópia simples da Certified Copy of an Entry;
  • Original e cópia simples da certidão de casamento dos pais E mais um documento a sua escolha que pode ser passaporte, carteira de identidade, carteira de habilitação, etc).

Não é difícil registrar no consulado, foi bem mais fácil do que registrar no consulado portugês, por exemplo, porém existe um problema bem grande chamado arrumar datas disponíveis. O que fizemos foi fazer uma estimativa de algumas semanas a mais da data prevista do parto e já deixamos agendado, sendo assim fizemos o registro dela bem novinha.

Após registrar no consulado ainda é necessário transformar em uma certidão de nascimento com as nossas – de pessoas nascidas no Brasil -, pois esta recebida no consulado só serve para fins internacionais. Ou seja, para ter uma certidão de nascimento para todos os fins necessários é necessário levar no Cartório do 1o Ofício de sua cidade quando estiver no Brasil.

Os horários do consulado abrem todos os dias para datas no mês seguinte, é possível conseguir antes com alguma desistência.

Boa sorte e não deixe de fazer o registro de seu rebento.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui