BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo Turquia

10 costumes turcos que podem ser estranhos para os brasileiros

Costumes turcos que podem ser estranhos para os brasileiros.

  1. Falam abertamente sobre a vida financeira

Contar o quanto se ganha na mesa de bar entre amigos e conhecidos é um assunto tão normal quanto falar sobre futebol ou sobre a viagem de férias. Eles discutem a vida financeira facilmente. Falam quanto ganham por mês, contam sobre os financiamentos que possuem, as prestações que precisam pagar, o ganto gastam com a escola do filhos e aí por diante. Conversar sobre a vida financeira na Turquia não é tabu, por isso, se lhe perguntarem quanto você ganha enquanto estiver em um salão de beleza, não se ofenda.

  1. Não tomam banho diariamente

Como muitos outros países frios ou europeus, os turcos simplesmente não tem o hábito de banho diário. Para eles, não há a associação entre tomar banho para relaxar após um dia de trabalho. Fazem por necessidade, mas não a sentem na mesma frequência da nossa. Mesmo no verão ou após irem para academia as pessoas podem não tomar banho todos os dias.

Mas por aqui, muitos não tem o problema do “desodorante vencido”, como dizemos no Brasil, porque eles….

  1. Não usam desodorante

Ao usar o transporte público não é incomum sentir cheiro de suor. Esse hábito não é exclusivo da Turquia, há muitos países onde as pessoas não se preocupam com o odor que posam exalar. Mas calma, eles não tomam banho diariamente e muitos não usam desodorante… Turco é um povo é sujo?

  1. Calma! Os turcos são limpos…

Eles possuem diversos outros hábitos de higiene e a religião muçulmana tem um papel muito importante, ressaltando o cuidado e a limpeza com o corpo e do ambiente onde vivem.

Antes da oração eles devem lavar as mãos e antebraço, a cabeça (orelhas, rosto, narinas) e os pés. Após a relação sexual também é certo que tomarão banho.

Tirar as sapatos antes de entrar em casa é uma obrigação na Turquia. Essa é uma das razões pelas quais as casas turcas são muito limpas. As turcas tem mania de limpeza e não é comum animais de estimação dentro de casa devido, também, a questão de higiene.

Além disso, os banheiros turcos são equipados ou pelo menos possuem obrigatoriamente alguma forma prática para higiene íntima após o uso.

Leia também: custo de vida em Istambul

  1. Homens de braços dados, de pernas cruzadas ou carregando uma bolsa de mão

O comportamento masculino por aqui é bem diferente dos padrões Brasileiros. Os homens se sentem a vontade com hábitos considerados, por nós brasileiros, inapropriados ou ao menos estranho. Principalmente entre jovens, meninos andando de braços dados é normal. Também é comum ver homens de pernas cruzadas sentados pelas praças, bares e cafés. E não estranhe se você visitar a Turquia e ver homens carrendo um tipo de bolsa de mão. Eles usam um modelo específico, sempre na cor preta. É usada por uma questão prática e não tem nada sobre combinar com o look, com diferentes modelos ou cores. É simples e prática.

  1. Os alunos recebem o professor em pé na sala de aula e só sentam após autorizados

O respeito aos professores aqui chega num patamar tão alto que nas escolas tocam dois sinais. Um para os alunos e cinco minutos depois, para os professores, que são recebidos pela turma toda em pé. Após o comprimento de ‘bom dia’ o professor diz quando eles podem se sentar.

  1. Não tomam nada gelado e não se acha gelo para comprar

Saco de gelo no posto de gasolina ou no supermercado não existe. Foi ao fazer churrasco por aqui que notamos a falta de gelo até no mercado frequentado por muitos estrangeiros. A caipira saiu sem gelo mesmo.

É difícil encontrar gelo até nos bares e restaurantes. Mesmo no verão, com calor de 30 graus, não garante que sua bebida venha com gelo.

Eles tem uma grande preocupação em relação a resfriado, passar frio ou ‘pegar vento’. Tudo é motivo de possivel doença e não importa a estação do ano, há sempre um cuidado extremo sobre isso.

  1. O cinema tem intervalo

No passado, enquanto o projecionista mudava os carretéis do filme durante a sessão de cinema, os público usava desta pausa para comprar mais pipoca e refrigerante.

A Turquia é um dos raros países que ainda mantém esta pausa de dez minutos durante o filme. E quando você esta profundamente imerso na história do filme é frustrante. Ahhhh é o que te passa pela cabeça quando o filme é interrompido, as luzes são acesas e você é forçado a voltar a realidade, bem antes do filme terminar.

A tecnologia moderna tornou o intervalo totalmente desnecessário, e a grande maioria das pessoas prefere ver filme sem interrupção, como apontam cineastas no festival de cinema turco, mas a tradição ainda permanece.

Leia também: culinária turca

  1. Cumprimentos com beijos entre homens

Pessoas desconhecidas se cumprimentam com aperto de mãos ou somente com um aceno de cabeça. Mas para pessoas mais próximas, homens beijam as bochechas, um beijo de cada lado.

  1. Comem salada no café da manhã

Pepino e tomate são ingredientes que não faltam nos tradicionais cafés da manhã turco, que é a principal refeição. O café da manhã pode incluir também alface, azeitonas, maços de cheiro verde, entre outros.

E você, o que achou dos hábitos turcos? E no país onde mora, como são os costumes locais?

Related posts

Choque Cultural na Turquia

Aline Oliveira

Costumes americanos estranhos para os brasileiros: Parte II

Alessandra Ferreira

Curiosidades sobre a Russia

Giulianna Louis

6 comentários

Mariana Carvalho Fevereiro 12, 2018 at 5:35 pm

Oi Rubiana, que legal seu texto!
Tenho muita vontade de conhecer a Turquia e adorei saber essas curiosidades.
Beijos

Resposta
Rubiana Paula Fevereiro 13, 2018 at 2:22 am

Olá Mariana!
Viajar pela Turquia vale muito a pena mesmo.
O país é rico em cultura, culinária, lindos lugares para se visitar e as pessoas são muito receptivas com turistas!
Não deixe de ir.
Bjs

Resposta
Solon Mota e Silva Fevereiro 13, 2018 at 6:48 pm

Achei interessante o seu texto e sempre gosto de ler sobre hábitos e costumes de outros países.OS JAPONESES LOGO PERGUNTAM SOBRE NOSSA PROFISSÃO pois trabalham demais e tiram poucas férias.mas o que achei errado é que eles não gostam de tomar muito banho pois aí podem feder.Mas nos países gelados e na França não senti odor mau principalmente na França ,que parece que não tomam muito banho completo mas usam ducha rápida.

Resposta
Sheila Brito Março 27, 2018 at 6:16 am

Oi, Rubiana. Muito bom! Apenas algumas observaçoes. Aqui em Istambul você acha gelo nos supermercados. Em alguns, em sacos, como no Brasil, e em outros embalados os cubinhos separadamente, como se fossem uma forminha de gelo. Agora, realmente não tomam nada muito gelado, mas têm a mania de gelar o vinho tinto. Vai entender! Outra coisa é que o hábito de não criarem animais em casa vem da cultura muçulmana, pois usam o chão, onde colocam o tapete, para rezar e os animais contaminariam o ambiente. Em Istambul e em casas mais modernas muita gente hj em dia tem bichos em casa, principalmente gatos. Já os intervalos nos cinemas, é realmente um choque quando você vê pela primeira vez. E o pior é que a gente nunca se acostuma e é sempre um susto quando cortam! Eu vi isso pela primeira vez na Espanha e ao conversar com amigos europeus de diferentes lugare fiquei sabendo que a “moda” existe por lá tb! Quanto ao cheirinho no transporte público, aqui em Istambul chegou a um ponto que no verão passado tinha um filminho nos ônibus para incentivar as pesdoas a usarem desodorante!!! 😂😂😂😂

Resposta
Marcos do A Manfrinato Dezembro 1, 2018 at 4:03 pm

Vi, num vídeo, o pessoal cumprimentando seu professor. Além de beijar as mãos do professor colocam-na (as costas da mão do professor) na testa antes de dar os dois beijos no rosto e dar um abraço.

Resposta
Rubiana Ozturk Dezembro 1, 2018 at 5:18 pm

Olá Marcos! Essa forma de cumprimento é usada para todas as pessoas de mais idade também, como os avós por exemplo.
Com professor não sabia pq geralmente é preciso ter certa abertura pra tocar e beijar a mão da pessoa.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação