BrasileirasPeloMundo.com
Ilha de Man

10 informações básicas sobre a Ilha de Man

10 informações básicas sobre a Ilha de Man.

A Ilha de Man é um local muito agradável e tranquilo de se viver. Se você tem um perfil sossegado e tem vontade de viver fora do Brasil, posso dizer que é o local ideal. Trata-se de um país bem pequeno que é pouco populoso e pouco conhecido, sendo assim há facilidades para se viver na ilha, o que  diversas vezes se difere dos grandes centros. Dessa forma, selecionei algumas informações básicas para morar na ilha.

Visto de moradia:

Carta do governo manx e passaporte brasileiro antigo – fonte: arquivo pessoal

As Regras de Imigração da Ilha de Man são muito semelhantes às regras do Reino Unido, tanto que se você for aplicar o EEA family permit, é necessario aplicar no Consulado do Reino Unido no Brasil.

Para entender melhor cada um dos tipos de visto indico a leitura de dois artigos sobre a Inglaterra que explicam bem sobre cada um, o primeiro é o Quero morar na Inglaterra, E agora?  e outro artigo que detalha bem sobre como tirar ou renovar o vista de esposa na Inglaterra. No site do governo manx também podem ser acessadas todas as informaçoes sobre tipos de visto.

O brasileiro que deseja somente visitar a Ilha de Man pode fazê-lo sem problema algum, é como visitar a maioria dos países da Europa, não é necessário visto para entrar no país, entretanto faz-se necessário ter fundos suficientes para cobrir todos os custos mínimos ​​em relação à sua visita. Isso inclui passagem de ida e volta, quaisquer custos relacionados a dependentes e o custo de atividades planejadas, tais como assistência médica. Quanto a hospedagem deve apresentar o local em que ficará hospedado ou carta de família ou amigos informando que irão te receber. A passagem pela polícia de imigração não ocorre na Ilha de Man e sim no país anterior, geralmente acontece na Inglaterra.

Como alugar casa:

Arquitetura local – fonte: arquivo pessoal

Alugar casa na Ilha de Man não é uma tarefa difícil, há muitas opções e valores variados, você não entra em filas longas de esperas e o negócio é fechado relativamente rápido. Indico o site Manx Living Property que concentra todas as corretoras que alugam e vendem casas. E assim, como é comum em outras partes da Europa, você precisa provar que pode pagar pelo aluguel apresentando o contrato de trabalho. É requerido um depósito no valor de um aluguel e geralmente o tempo mínimo de contrato é de um ano.

Leia também: Custo de vida na Ilha de Man

Transporte público:

Transporte público na Ilha de Man – fonte: arquivo pessoal

O meio de transporte público utilizado no país é o ônibus, já os trens são comumente utilizados para turismo e são mais caros. O transporte público é de qualidade e te leva praticamente para toda a ilha. Os ônibus raramente estão cheios e disponibilizam um espaço exclusivo para malas na parte anterior do veículo, há também espaço para carrinho de bebê que também são utilizados por cadeirantes. Outra facilidade é o wifi gratuito para os passageiros. Esse meio de transporte é extremamente seguro e costuma ser pontual.

O valor do bilhete varia de acordo com a distância percorrida. É necessário informar ao motorista o destino para que ele calcule o valor da passagem (varia entre £1,00 e £3,10). Quando a ida e volta são compradas juntas, há um desconto. Há ainda a possibilidade de adquirir um bilhete de £7 para ser usado ilimitadamente em um período de 24 horas.

Turistas ou usuário regulares podem economizar comprando um cartão (go card) que pode ser usado nos ônibus e nos trens. Para saber qual o cartão que melhor irá atender as suas necessidades veja esse link.

Para horários e trajetos dos ônibus só acessar aqui.Também é possível baixar o aplicativo Bus-Man que indica a posição atualizada dos ônibus e demais informações.

Sistema de saúde

Correspondência do sistema de saúde – fonte: arquivo pessoal

O sistema de saúde é o NHS (Serviço Nacional de Saúde). Cada região possui um GP (General Practitioner Surgery ) que nada mais é que um clínico geral responsável pelos atendimentos e quando necessário este encaminha o paciente para um especialista. Não é comum encaminharem, geralmente só o fazem quando o caso é realmente grave. Se precisar o paciente entra em uma lista e receberá em sua casa uma carta informando o dia da consulta com o especialista. Os casos mais graves são encaminhados para o Noble’s Hospital ou mesmo para a Inglaterra e os custos do deslocamento são cobertos pelo NHS.

Leia também: 10 motivos para morar na Ilha de Man

Todos os residentes legais da ilha têm direito a utilizar o serviço usufruindo de atendimento, consultas, tratamentos e, em diversos casos, de medicamentos gratuitos, basta se registrar em um GP mais próximo da área em que vive.  O NHS fornece uma gama completa de serviços, desde hospitais e especialistas até enfermagem e assistência social.

Custo de Vida

O custo de vida na Ilha de Man não é barato, mas se comparado com algumas capitais próximas o quesito aluguel é mais baixo. Você pode morar no centro da capital e o seu aluguel não será muito mais caro por conta desse fator.  Para informações detalhadas sobre o custo de vida na Ilha clique aqui.

Conta Bancária

Papéis bancários – fonte: arquivo pessoal

Na Ilha de Man os maiores bancos são: Isle of Man Bank, Lloyds, Barclays e HSBC. Não há nada muito diferente em abrir uma conta aqui, é como na Inglaterra você apresenta uma identidade (passaporte) e comprovante de residência.

Como tirar/trocar carta de motorista

Trânsito na orla de Douglas – fonte: arquivo pessoal

Os novos residentes devem obter uma carta de condução da Ilha de Man no prazo de 12 meses após se tornarem residentes na Ilha de Man, solicitando ao gabinete de licenciamento. Carteiras emitidas na União Europeia e alguns outros países podem ser utilizadas no país.

Entretanto, se uma pessoa possuir uma carta de condução emitida por um país diferente dos mencionados no link anterior, como é o caso do Brasil, é necessário fazer todo o processo que inclui o exame teórico (The Manx Highway Code)  e prático. Para informaçoes detalhadas clique no link.

Como tirar o National Insurance Number

Formulário para obter o National Insurance Number – fonte: arquivo pessoal

É necessário ligar e agendar horário para uma entrevista no escritório do governo  (telefone: +44 1624 685400). Após o agendamento, você recebe em sua residência uma carta com todos os papeis informando o que é necessário levar e o formulário para ser preenchido antes da entrevista.

No dia da entrevista o solicitante apresenta duas forma de identificação, uma das quais deve conter foto. A entrevista é obrigatória e dura cerca de 15 minutos. O entrevistador confirma e completa as informações do formulário e faz cópias dos documentos que foram apresentados. A previsão para entrega do número é de uma semana por meio de carta em sua residência.

Onde aprender inglês na Ilha de Man

Certificados do curso de inglês da Universidade – fonte: arquivo pessoal

O inglês é o idioma oficial da Ilha de Man e para aprender ou aprimorar a língua é importante estudar e praticar, para isso informo no artigo Como aprender inglês na Ilha de Man sobre as opções de locais para se estudar inglês.

Dicas de turismo

Port St Mary – fonte: arquivo pessoal

A Ilha de Man tem lugares lindos e interessantes que merecem ser explorados. Conheça alguns desses locais que mostram a beleza natural e história desse país. Clique aqui para saber mais sobre os principais pontos turísticos e aqui para conhecer outros pontos interessantes de serem visitados.

Related posts

Turismo na Ilha de Man

Priscila Valverde

Bye Bye Ilha de Man, Hallo Holanda!

Priscila Valverde

Do inverno à primavera na Ilha de Man

Priscila Valverde

2 comentários

Pamela Fonseca Agosto 31, 2019 at 7:48 pm

Oi Priscila!! Amando ler sobre a ilha. Eu estou em Londres como turista e me interessei ir pra Ilha conhecer, eu gostaria de saber se indo aqui da Inglaterra temos q passar pela imigração? Parabéns pelo blog!

Resposta
Liliane Oliveira Setembro 1, 2019 at 3:08 pm

Olá Pamela,
A Priscila Valverde, infelizmente, parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação