BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Irlanda

10 perguntas sobre moradia na Irlanda

Um das primeiras dúvidas de quem quer morar na Irlanda é sobre o onde.

Eu já publiquei um artigo sobre moradia estudantil, o qual também pode ser interessante para qualquer pessoa, mas como o número de perguntas sobre isso continua crescente, segue uma lista com dez perguntas sobre o assunto para acabar com suas dúvidas de uma vez.

É caro alugar uma casa na Irlanda?

Se a sua opção é morar em Dublin, prepare o bolso. Os valores são altos na capital irlandesa e em boa parte do condado. O lado sul é mais caro que o norte, além do centro da cidade, por conta da oferta de transporte público, serviços, empregos e também por questões históricas.

Via de regra, quem chega por aqui divide casa, flat ou apartamento com outras pessoas. Mais que isso, esteja preparado para dividir seu quarto com mais algumas pessoas.

Estúdios começam em 700-800 euros mensais, para que você tenha uma ideia do custo de aluguel – para valores atualizados, faça uma busca no Daft.ie.

 Posso acertar o aluguel já do Brasil?

Dificilmente. E não sugiro que você faça isso. Esses vários tipos de golpes acontecendo por aqui, então o ideal é que você veja o local antes de chegar. Desta forma, você poderá garantir que pagou pelo imóvel da foto e que este está mesmo disponível.

E como a demanda é maior que a oferta, é comum haver entrevista para escolha do felizardo novo morador – à critério do landlord/landlady (o dono do imóvel) ou dos atuais moradores da residência.

 E onde eu vou morar quando chegar, então?

Independente do seu tipo de visto (caso você precise de um), é possível apresentar comprovante de moradia temporária à Imigração irlandesa no aeroporto – esta pode ser de apenas uma semana, mas, por conta da baixa oferta de acomodação, sugiro que garanta, pelo menos, duas semanas.

Esta acomodação pode ser em hotel, albergue, casa de família, casa de amigos, Airbnb, ou residência estudantil. Caso vá ficar com conhecidos, estes precisam escrever uma carta-convite, a qual você deve apresentar ao oficial de Imigração.

 E só tem o Daft mesmo para pesquisar?

Existem outros sites, mas eles costumam ter as mesmas ofertas do Daft. Uma outra fonte são os grupos brasileiros do Facebook, como Classificados Dublin, Rent in Dublin e Brasileiros em Dublin.

Lá, você encontrará diversos anúncios de vagas, estúdios, e também de imóveis vazios, que estão sendo passados por quem está de mudança ou preparando-se para a volta ao Brasil.

 E o que é isso de passar vaga e de pagar depósito?

É o seguinte: o depósito é um mês de aluguel pago adiantado, ou seja, no estilo da caução paga no Brasil. Porém, em alguns casos, é possível que este seja de valor diferente do aluguel, caso este tenha baixado ou aumentado de preço durante o contrato.

Se você estiver alugando um imóvel vazio, irá pagar o depósito para o dono do imóvel ou para o agente da imobiliária, possivelmente via depósito ou transferência bancária.  Se estiver pegando a vaga de algum ex-morador, você entregará o dinheiro a este.

A questão de passar a vaga vem do fato de muita gente sair da casa antes do fim do contrato. Assim, para evitar a quebra de contrato e a consequente perda do dinheiro do depósito, o morador que vai sair passa a vaga para outra pessoa. O novo morador paga o depósito para quem sai e assume as obrigações contratuais.

 Vou assinar contrato e receber recibo?

Legalmente, você deveria. Esta é a garantia de que seus direitos são respeitados. Mas, principalmente entre quem passa vaga, isso nem sempre acontece.

No mínimo, peça para ver o contrato, para saber o que está escrito nele e quem são as pessoas responsáveis pelo imóvel. E se estiver alugando sozinho, exija sempre o contrato assinado.

Quando o pagamento é feito via transferência bancária, você não recebe recibo, já que a transação em si já é vista como comprovação. Já se for em espécie, o dono do imóvel ou imobiliária deve entregar recibo assinado de próprio punho para você.

 E como é isso de demanda maior do que a oferta?

 Vou ter que comprar mobília, itens de cozinha, etc.?

Os imóveis costumam ser mobiliados e ser entregues com boa parte dos utensílios, inclusive copos e talheres. Mas, verifique o que está disponível durante a visita ao imóvel.

Juntamente com o contrato, você também deve receber uma lista citando tudo o que há no imóvel, já que os itens devem estar todos lá quando você se mudar.

O imóvel também deve ser passado para você limpo e em perfeitas condições de uso – e você terá que entregá-lo do mesmo jeito.

 E se eu me desentender com o dono do imóvel?

Se houver qualquer tipo de desrespeito por parte do dono do imóvel – solicitar o imóvel de volta sem dar o prazo necessário, não fazer o conserto de itens estragados (desde que não seja por mal uso), entrada não autorizada no imóvel, etc. – você deve denunciá-lo às autoridades irlandesas.

O RTB – Residential Tenants Board – é o órgão responsável por solucionar este tipo de situação, e costuma ser justo, por isso não tenha medo de buscá-lo, mesmo que tenha sido intimidado pelo seu locador. O site deles também conta com respostas e guias que vão ajudá-los a saber o que fazer.

 E qual é o golpe mais comum?

O golpe mais comum aqui é passar vaga ou imóvel que não existe. Você verá o anúncio com lindas fotos (lindas demais) e preço para lá de acessível. Você demonstra interesse e o anunciante diz que não há como marcar visita porque ele ou ela está fora da Irlanda.

Como a demanda é grande, a pessoa diz que você deve depositar o valor do depósito o quanto antes para assegurar a vaga. Caso você caia nessa, você nunca mais ouvirá falar da pessoa.

Se isso acontecer com você, vá até a polícia e denuncie. São poucos os que são pegos, mas volta e meia um desses é encontrado e engaiolado pela corte irlandesa.

[td_smart_list_end]

 

Mais informações:

Quer saber sobre como comprar uma casa na Irlanda? Então leia esse artigo aqui.

Related posts

Depósito para alugar imóveis na Inglaterra

Anna Federici Keil

Quanto custa o aluguel em Hong Kong ?

Ana Paula Macklin

Como é a Moda na Irlanda

Bárbara Hernandes

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação