BrasileirasPeloMundo.com
Culinária Pelo Mundo Peru Restaurantes Pelo Mundo

10 pratos peruanos que você tem que provar

10 pratos peruanos que você tem que provar.

Que o Peru tem lugares maravilhosos pra visitar todo mundo já sabe, porém, de 5 anos pra cá, sua gastronomia tem ganhado espaço e conquistado paladares no mundo todo.

Não é à toa que 10 restaurantes peruanos estão na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina, e dois encabeçam a lista: Maido, em 1º lugar, e Central, em 2º lugar.

O prato peruano mais conhecido é o ceviche: um peixe branco marinado em limão, cebola rocha, ají (pimenta), servido com camote (batata doce) e canchita ou mote (tipos de milho peruano). Delicioso e “gourmetizado” em vários países, incluindo o Brasil.

Hoje, trago 10 pratos tradicionais que você tem que experimentar quando visitar o Peru.

Arroz con Mariscos

Foto: comidasperuanas.net

Este é um prato típico da costa do Peru, rica em mariscos. Parece uma paella espanhola mas também parece um risoto. Arroz, misturado com mariscos (camarões, polvo, conchas), queijo parmesão e um molho de mariscos cremoso maravilhoso!

Causa Rellena

Foto: comidasperuanas.net

Para quem gosta de purê de batata, tem que provar a causa. Ela é feita de purê de batata “amarilla”, como se fosse um sanduíche. O recheio pode ser de frango, atum, caranguejo, camarões, polvo ou também com vegetais. A causa é servida como entrada, mas com um trio de causitas, como este da foto, pra mim vale como prato principal.

Arroz Chaufa

Foto: comidasperuanas.net

É uma mistura da comida peruana com a chinesa e é servido em restaurantes mais conhecidos como “chifas” e que você encontra em qualquer esquina em Lima. É um arroz ao wok, saltado, com shoyu, pedacinhos de frango ou porco, cebolinha, salsinha, ovo… uma delícia!

Papa a la Huancaína

Foto: comidasperuanas.net

Papa é batata em castelhano, e na maioria dos pratos daqui você vai encontrá-la. Servida como entrada, a papa a la huancaína é uma batata cozida servida com o molho chamado huancaína que é feito com leite, ají amarillo, bolacha cream cracker e queijo. É servido sobre as batatas, com ovo cozido e azeitona preta. O sabor não se parece com nenhum sabor que eu conheça. Não é apimentado, é maravilhoso e é um dos meus favoritos.

Carapulcra

Foto: comidasperuanas.net

Esse é um prato de origem indígena, e parece a “vaca atolada” brasileira (em Goiás e Minas tem esse prato, não sei em outras regiões), só que aqui no Peru ele é feito com carne de porco, batata desidratada (uma delícia), amendoim e ají .(Pausa – você também já deve ter percebido que o ají está presente em, praticamente, todos os pratos peruanos. O Ají pertence a família dos Capsicums, e são mais comuns no Peru e no México. São um tipos de pimenta que podem ser bem picantes ou não, amarelas, vermelhas, verdes, marrons, etc ). A carapulcra é servida com arroz branquinho e, pra mim, não tem prato melhor pra te esquentar no inverno.

Rocoto Relleno

Foto: ojo.pe

Outro prato típico de Arequipa e para os amantes de comida picante. O rocoto é um tipo de pimentão, só que mais saboroso e mais picante: se quem o prepara não o limpa bem, você vai chorar comendo esse prato, sério. O rocoto é recheado com carne moída e queijo. Eu não posso com tanta pimenta, mas quem pode TEM que provar o prato.

Pulpo a la Parrilla

Foto: acervo

Confesso que tinha um certo preconceito com polvo. Achava que seria uma carne “gosmenta” e estranha, até eu provar esse prato. Pulpo é polvo, e parrilla é churrasqueira. Ou seja, é praticamente um polvo na brasa servido com um molho pra churrasco, que não é um barbecue, chamada “salsa anticuchera” que leva ají (óbvio) panka (vermelho), limão, maionese, cebola roxa e cebolinha. É divino!

Pachamanca

Foto: La Republica

Declarado como Patrimonio Cultural de la Nación em 2003, este é um dos pratos mais tradicionais do Peru, e quando eu digo tradicional, é, inclusive, na forma de cozinhá-lo. Os primeiros “vestígios” da pachamanca (pacha é terra, e manka é panela, em quéchua), data de mais de 7.000 anos, quando era preparado na serra andina. Para se preparar a pachamanca, é cavado um buraco na terra, pedras pré-aquecidas são colocadas. Em seguida, põem a carne (de bezerro, porco, frango ou cuy – o porquinho da Índia) com huacatay (uma especiaria andina), ají, pimentões, batatas, batata doce, milho, mandioca, coberto com mais pedras pré-aquecidas, folhas de banana, e terra. Ali a carne e os tubérculos cozinham por horas. Parece estranha e você pode pensar que vai comer com terra, mas não. É muito saboroso e saudável.

Juane

Juane e folha de “Bijao”. Foto: La Republica

O Juane é um prato típico da selva peruana. É como uma trouxinha a base de arroz, frango, várias espécies, ovo e azeitona, “embrulhado” em folhas de bijao, um arbusto da selva. Depois a “trouxinha” é fervida em água por, mais ou menos, uma hora e meia. Durante todo o ano você pode comer o Juane, mas ele é um prato tradicionalmente apresentado durante a festa de São João (San Juan, daí o nome “Juane”), celebrado em 24 de junho.

Lomo Saltado

Foto: comidasperuanas.net

O Lomo saltado é outro prato da fusão da comida peruana com a oriental. São pedaços de carne de vaca, preparados ao wok, que lhe dá um sabor defumado único, com muita cebola roxa e tomates, servido com arroz e batata frita. Eu não como carne de vaca mas esse, com certeza, é um dos pratos favoritos dos peruanos e dos visitantes. Não deixe de provar!

Ficou com água na boca? Deixo uma dica: entre os meses de setembro e outubro acontece a feira gastronômica Mistura, que recebe milhares de visitantes do mundo todo. Lá você tem a oportunidade de provar esses e vários outros pratos da gastronomia peruana, além de conhecer, e poder comprar, diversos produtos locais.

Depois de conhecer tantas delícias ficou com vontade de uma sobremesa? Aqui você encontra meu texto Doces peruanos e suas origens.

Related posts

Pratos típicos da Baviera

Liane Weynen

Natal no Peru também tem arroz com passas

Viviane Naves de Alencar

Custo de vida em Lima

Rafaela Queirós

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação