BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Portugal

10 semelhanças entre Alemanha e Portugal

10 semelhanças entre Alemanha e Portugal.

Portugal e Alemanha são, de forma geral, países bastante diferentes. Assim como já falamos nesse texto, apesar de serem tão próximos geograficamente, em pouco tempo pode-se notar contrastes relativamente grandes em relação ao estilo de vida, costumes e cultura de ambos. Entretanto, há também semelhanças entre eles – e é sobre isso que gostaria de falar dessa vez. Apresentarei uma lista de 10 coisas que mais me chamaram atenção, depois de viver 2 anos em Lisboa antes de me mudar para Berlim em 2014.

1. Amor ao futebol

Talvez esse seja o ponto mais óbvio. O futebol é, sem dúvidas, o esporte nacional em ambos os lugares. Portugueses a alemães são apaixonados por ele e por seus times. Em épocas de campeonatos, principalmente durante a Copa do Mundo, não se fala em outra coisa! Seja no trabalho, nas escolas, nas rodas de amigos, nas reuniões familiares e nas capas dos jornais: não há espaço para outro assunto que não seja o futebol.

2. Língua inglesa

Independente de onde estiver, seja em Portugal ou na Alemanha, os turistas provavelmente não terão muitos problemas no caso de não falarem a língua local. Tanto os portugueses quanto os alemães têm, geralmente, um bom domínio do inglês, facilitando a vida dos visitantes. Segundo o EF English Proficiency Index, que compara níveis do idioma entre falantes não-nativos, os dois países figuram na lista dos top 20 locais do mundo onde se fala melhor inglês.

Leia também: Como obter o Cartão Azul para morar na Alemanha (Blue Card)

3. Arte de rua nas capitais

Isso foi algo que me surpreendeu bastante em Lisboa: como a arte de rua vem crescendo e ganhando cada vez mais lugar nas ruas da capital portuguesa. Por outro lado, em Berlim tal característica já é praticamente marca registrada desde meados dos anos 70, graças às culturas jovens punk e hip hop da época. Nesse artigo há mais detalhes sobre o espírito alternativo da capital alemã. O fato é: em ambas as cidades, hoje em dia, o graffiti é uma forma de expressão muito presente.

Fonte: pixabay.com

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

4. Castelos e natureza

É algo inegável que tanto a Alemanha quanto Portugal têm paisagens de tirar o fôlego. Desde castelos e fortes maravilhosos, passando por florestas e bosques mágicos, até lagos e praias paradisíacas. Nesse quesito, nenhum deles decepciona! Em terras teutônicas, além da famosa e idílica Baviera, o país também tem alguns segredos guardados e não muito explorados, como por exemplo a região de Turíngia. Já em Portugal, a encantadora cidade de Sintra – que conta com lindos castelos e palácios rodeados de uma natureza exuberante – e a maravilhosa região do Algarve são apenas alguns exemplos do que esse país tem a oferecer.

5. Fumantes

Enquanto o Brasil conseguiu reduzir com sucesso o número de pessoas fumantes nos últimos 20 anos, através da lei antifumo e de uma rigorosa proibição de propagandas, a Alemanha e Portugal seguem engatinhando nesse quesito. Infelizmente, é visível como os cidadãos aqui fumam mais. Mesmo lugares fechados seguem relutantes à proibição e aquelas famosas “imagens de choque” encontradas há muito tempo nos maços brasileiros começaram a aparecer por aqui apenas no ano passado.

6. Paquera

Conforme já foi abordado nesse texto, a paquera na Alemanha e em Portugal acontece de forma muito mais lenta do que estamos acostumados no Brasil. Isso é uma coisa que costuma causar bastante curiosidade em primeiro momento. Nos dois países europeus, geralmente, há um certo “ritual” a ser seguido antes de duas pessoas se envolverem. Dificilmente um beijo rolará no primeiro encontro. É necessário se conhecer um pouco melhor como, por exemplo, indo em cafés e saindo para comer algo junto.

7. Segurança

Para mim, essa é uma das melhores partes em ambas as regiões: são seguras e contam com um índice de violência muito baixo. De acordo com o Global Peace Index, Alemanha e Portugal estão entre os 20 países mais pacíficos do mundo. Para quem vem do Brasil, como sabemos, poder viver a vida livremente e sair na rua sem aquele constante medo é algo que não tem preço.

Leia também: Segurança na Alemanha

8. Transporte público

Felizmente, esse também é um quesito onde ambos não decepcionam. Sempre podemos contar com a qualidade e eficiência do transporte público alemão e português. Além do mais, costumam ser pontuais, organizados, bem conservados e práticos. Aqui também conta o quesito segurança, uma vez que não há nada o que temer em nenhum ônibus, metro, bonde ou trem, independentemente do horário e do país.

9. Estrangeiros

Outra característica em comum é a boa acolhida aos estrangeiros. As duas capitais, Lisboa e Berlim, são cada vez mais cosmopolitas e contam com um aumento significativo de turismo nos últimos anos. Como alguém que já viajou pelos dois países na companhia de pessoas de diferentes nacionalidades, acho que, geralmente, as pessoas são bem interessadas em ajudar e tentam fazer com que os estrangeiros se sintam bem-vindos. Entretanto, também existem casos de preconceito.

Leia também: 5 qualidades de Portugal que encantam os brasileiros

10. Amizade

Ao mesmo tempo que são abertos e acolhem bem os estrangeiros à primeira vista, no quesito amizade de verdade a questão é um pouco diferente. Assim como na paquera, os alemães e portugueses precisam um pouco mais de tempo para conhecer a outra pessoa antes de considerá-la como amiga. Isso é algo que pode chocar os brasileiros em primeiro momento, uma vez que no nosso país as coisas acontecem mais rapidamente.

Related posts

Sistema de saúde em Portugal

Graziella Espósito

Como se proteger e aproveitar o inverno na Alemanha

Monique Abbehusen

Como Sobreviver ao Curso de Integração – Parte 1

Bárbara Poplade Schmalz

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação