BrasileirasPeloMundo.com
Espanha

4 motivos para amar Barcelona

4 motivos para amar Barcelona

4 motivos para amar Barcelona

Barcelona é uma das cidades no mundo que mais recebem turistas de todos os continentes. E, uma vez pisando neste solo, não é difícil imaginar os motivos de tanta reverência. Neste texto, elenco os 4 motivos para amar Barcelona. Falo apenas daqueles mais óbvios, apesar de tantos outros que passamos a ver analisando o cotidiano mais profundamente.

Desde a primeira vez em que pisei em solo barcelonês senti uma imediata e profunda identificação. Na época, há alguns anos, nem sequer sonhava em mudar-me de país, já que minha vida estava bem estruturada e eu ainda não havia tido um encontro com a força da vida.

Em síntese, quando pensamos que a vida está correta e segue seu curso natural, ela vem e faz uma revolução, e nos mostra que o melhor está por vir, sempre. E mesmo com toda essa revolução borbulhando, fui ficando cada vez mais observadora e não deixei escapar nem os mínimos detalhes.

E no que se refere à cidade de Barcelona, compartilho com @s [email protected] alguns desses detalhes grandes e pequenos que não deixei escapar e que até hoje me trazem alegrias.

4 motivos para amar Barcelona: Segurança

A sensação de segurança que tenho ao caminhar por Barcelona é bem distinta daquela que eu tinha ao caminhar em São Paulo, última cidade em que morei no Brasil. Absolutamente nada tenho contra a cidade de Sampa, pois ali nasci e vivenciei bons momentos. Mas quem vive atualmente sabe claramente do que eu estou falando.

Frequentemente, paulistanos são vistos como paranoicos, e até somos mesmo. Quantas vezes arranquei com o carro para não ficar parada em um semáforo desconhecido durante a noite? Muitas. Quantas vezes corria para dentro de uma loja para poder atender ao celular que tocava, por medo de usá-lo na rua e ser roubada? Outras tantas.

Assim, quando estive pelas primeiras vezes em Barcelona trouxe minhas neuroses tipicamente paulistanas. O que virou motivo de risadas e estranhamento por parte das pessoas com quem tinha contato mais próximo. E, pouco a pouco, fui ficando mais tranquila e relaxada e, hoje, posso estar em semáforos à noite e atender ao celular em qualquer lugar sem medo.

Claro está que, por ser uma cidade grande, tem lá suas ocorrências. Há bairros que, durante a noite, é melhor evitar. Isso ocorre por uma confluência de fatores que, a priori, pode parecer preconceituosa, mas que é certa. Bairros com muita afluência de turistas e que possuem muitos imigrantes de origem árabe e do leste europeu podem ser complicados para passear durante a noite.

Concluindo: se uma pessoa não está buscando por drogas ou prostituição, o risco de que algo inconveniente lhe ocorra é bastante pequeno. E essa sensação de segurança é algo que dinheiro nenhum pode pagar, eu garanto.

Leia também: Estilo da casa típica de Barcelona

4 motivos para amar Barcelona: Cultura afável

Em Barcelona se fala dois idiomas: catalão e espanhol, este último mais conhecido por aqui como castelhano. Apesar disso, o nome oficial da língua é mesmo Espanhol. E este é um dos idiomas mais próximos ao português, o que facilita a viagem a esta cidade, ainda que não se fale inglês.

Assim, não será absurdamente difícil poder comunicar e compreender o essencial neste idioma, como seria em um idioma de raiz diferente como o alemão, por exemplo.

Definitivamente, o idioma ajuda um pouco, e o jeito de ser dos espanhóis também. No geral, são pessoas que gostam de se comunicar e conviver. Em alguns casos, não é possível denominá-los simpáticos, porém, quase sempre são atenciosos. A cultura, neste caso, ajuda a ter um pontinho a mais no quesito viagem inesquecível, sem dúvidas.

Aqui explico um pouco sobre as características culturais que mais me chamaram (e chamam) a atenção.

4 motivos para amar Barcelona
Fonte: pixabay.com

4 motivos para amar Barcelona: Arquitetura e natureza

Algo que sempre me chamou a atenção, desde a infância, é a arquitetura dos prédios antigos e suntuosos. Creio que cheguei a perguntar algumas vezes aos meus pais porque nos locais em que morávamos esse tipo de construção era algo raro. Eles explicavam como podiam, mas o certo é que no velho mundo há muita História. E a História passa e se revela também através da arquitetura.

Frequentemente, me pego admirando os locais pelos quais passo, que geralmente são sofisticadas combinações de natureza com obras arquitetônicas. Em Barcelona, cada esquina tem história, e nem sempre essa história é alegre, mas todas têm sua beleza.

Em outras palavras: as avenidas largas, os prédios suntuosos, os lindos jardins e os bares com mesas nas calçadas contribuem para uma experiência muito agradável aos olhos. E, sem dúvida, colecionar este tipo de experiência é o que se busca para um passeio memorável.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Espanha

4 motivos para amar Barcelona: Lazer

Em Barcelona, o lazer está garantido. Há muitas opções de lazer, inclusive, algumas gratuitas. Os museus e casas de exposição têm sempre um dia do mês ou do ano em que recebem visitantes gratuitamente. Os parques são enormes e vira-e-mexe tem food trucks espalhados para garantir a alimentação sem se mover do local.

É importante observar que o sistema público de transporte funciona e muito bem. Certamente, alguém que está apenas passeando por aqui poderá curtir com muita facilidade as atrações que esta bela cidade coloca à disposição de todos. Para quem necessita de informações a respeito, neste artigo falo em detalhes sobre o transporte.

Vale dizer que as atrações são para todos os gostos e idades. Assim, há desde parques com amplos jardins e construções arquitetônicas de beleza inigualável, passando por parques infantis e complexos temáticos que envolvem Hotéis temáticos e parques como o Port Aventura e o Ferrari Land.

Estes dois últimos, além de montanhas russas e companhia, têm também restaurantes temáticos, lojas de souvenires especializadas, e diversos tipos de diversão, mesmo para quem não se atreve com as alturas e a velocidade. Também vale ressaltar que não estão localizados em Barcelona, mas em uma cidade vizinha, próxima e de fácil acesso com trens.

Lazer cultural

Os museus oferecem visitas guiadas a preços módicos. Esta é uma modalidade que eu não havia vivenciado até chegar em Barcelona. E, depois da primeira, que foi um presente, nunca mais parei e estou completamente viciada. As exposições têm seus encantos próprios, mas conhecer a história por detrás delas é realmente fantástico.

Para quem gosta de vinhos há muitas adegas que promovem degustação de vinhos e maridaje de vinhos e comidas, palestras e passeios por fábricas, vinhedos e armazéns. A adega Torres promove, inclusive, passeios que unem vinhos e astronomia, com sua “noche de estrellas”.

4 motivos para amar Barcelona: Conclusão

Então, queridxs, encerro este artigo triste porque poderia elencar muitos motivos a mais. Mas, se o fizesse, estaria aqui até amanhã. Creio que estes motivos já são suficientes para te inspirar a vir passear por estes lados. Me conta se te inspirou!

Um abraço e até a próxima!

Related posts

As famosas liquidações na Espanha

Daiane Antunes

Quanto custa morar em Barcelona?

Lisa Marie Afonso

Turismo de inverno na Catalunha

Juliana Azevedo Gomes

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação