5 coisas que recém-chegados em British Columbia no Canadá devem fazer

0
339
Arquivo pessoal
Advertisement

5 coisas que recém-chegados em British Columbia no Canadá devem fazer.

Se você está vindo morar na província de British Columbia (BC), no Canadá, precisa saber quais são as primeiras providências que devem ser tomadas ao se chegar aqui. Por isso, listei 5 prioridades:

Tirar o SIN number

Se você está vindo trabalhar no Canadá ou estudar com permissão de trabalho, precisa tirar o Social Insurance Number (SIN).

O Social Insurance Number é como se fosse o PIS. É através deste número que o governo cobra os devidos impostos dos empregadores. Com o SIN, o trabalhador tem acesso aos programas e benefícios do governo, como aposentadoria e seguro desemprego.

Para obter o SIN, você precisa ir até o Service Canada Centre da sua cidade e ter os seguintes documentos originais (cópias não são aceitas) em mãos:

Residentes temporários:

  • Passaporte.
  • Permissão de trabalho (work permit) ou permissão de estudos que indique que você pode trabalhar.
  • Endereço completo no Canadá.
  • Nome completo da mãe (quando ela era solteira).

Residentes permanentes devem consultar a lista de documentos no site do Governo do Canadá.

A validade do SIN é a mesma da sua permissão de trabalho/estudos. Se você estender a sua permanência no Canadá, precisa renovar o seu SIN para continuar trabalhando legalmente.

Providenciar o BCID

Se você for morar mais de 6 meses em British Columbia, você pode tirar o BCID, que é um documento de identificação da província, como se fosse o nosso RG. Ter esse documento facilita muito o dia a dia, já que você não precisa carregar o passaporte.

O BCID é um documento aceito em praticamente todos os lugares, como em bancos, academias de ginástica, liquor stores (maiores de 19 anos) etc.

Tirar esse documento de identificação é bem simples: basta ir a um dos escritórios do ICBC com o seu passaporte, endereço completo e as permissões de estudo ou trabalho. Será cobrada uma taxa de emissão no valor de $35.00.

Tirar carteira de motorista

A carteira de motorista brasileira é válida somente por 90 dias na província de British Columbia. Para tirar a drive’s lincense daqui, a sua carteira de motorista brasileira precisa ter mais de dois anos de validade e ser traduzida por um profissional registrado. No site do ICBC tem a lista de tradutores credenciados.

O primeiro passo é fazer o exame teórico. Você pode retirar a apostila gratuitamente em um dos escritórios do ICBC ou baixar o material do site deles. Também no site do ICBC há um link para fazer o simulado e se preparar para a prova.

Quem tem mais de dois anos de experiência não precisa fazer as aulas práticas, mas muitos brasileiros acabam fazendo algumas aulas, já que as regras aqui são um pouco diferentes das brasileiras.

Para fazer a prova prática, você precisa agendar o dia e o horário nesse link.

Agora, se você for um estudante full-time de uma instituição designada pelo governo, você pode dirigir sem tirar a carteira de motorista daqui pelo período de validade da sua permissão de estudos.

Nesse caso, você precisa carregar um comprovante de que você é um estudante full-time na sua universidade para evitar problemas. Na época em que era estudante na Universidade de Victoria, eu dirigia com a carteirinha da universidade e a carteira de motorista do Brasil.

Photo by Glenn Carstens-Peters on Unsplash
Se inscrever no Medical Services Plan

Por uma exigência do governo, o Medical Services Plan (MSP) é obrigatório para qualquer pessoa que vier passar mais de seis meses em na Província da Colúmbia Britânica, o que inclui os estudantes internacionais.

Tem direito ao MSP  todos os cidadãos canadenses, imigrantes, estudantes e trabalhadores internacionais com permissão de estudo ou de trabalho válida por pelo menos seis meses e refugiados assistidos pelo governo. Para informações detalhadas sobre elegibilidade, consulte o site do MPS.

Apesar do sistema de saúde ser público, ele não é gratuito e o valor cobrado varia de acordo com o tamanho e a renda da família. Porém, para quem está chegando no Canadá e é um residente temporário, o valor da mensalidade é baseado no tamanho da família e não na renda. O valor individual por mês para um adulto é de $75.00. Veja a tabela completa e atualizada com os valores cobrados clicando aqui.

Leia também: Como requerer a autorização eletrônica de viagem para o Canadá

Abrir uma conta bancária

Abrir uma conta em um banco no Canadá é simples. Você não precisa ser cidadão canadense ou ter a residência permanente para abrir uma conta corrente. Diversos bancos têm opções de contas para recém chegados e estudantes.

Os principais bancos são: CIBC, Scotiabank, Canada Trust TD, HSBC, Bank of Montreal, RBC Royal. Os amigos brasileiros estudantes falam muito bem das contas universitárias do Scotiabank e Canada Trust TD. Eu tenho conta no CIBC e Coast Capital (credit union, que oferece o básico) e gosto dos dois.

Para abrir uma conta em um banco canadense, normalmente, são solicitados os seguintes documentos: permissão de trabalho ou estudo válida ou visto de visitante, comprovante de residência no Canadá (eles não aceitam endereço de hotel), passaporte e um documento de identidade que pode ser a carteira de motorista do Brasil ou o BCID.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.