5 curiosidades históricas sobre Coimbra

1
728
Advertisement

Em minha opinião, Coimbra é a cidade mais encantadora de Portugal. Além de ser cenário para muitos cartões postais maravilhosos, deixa muitas pessoas apaixonadas por suas ruas estreitas na alta da cidade, seus prédios históricos e pela vida noturna agitada dos estudantes. Não é só porque eu fiz intercâmbio aqui e resolvi voltar de vez, não (aliás, um dia desses posso fazer um texto falando sobre isso também), mas ô cidadezinha que encanta!

Essa é oficialmente a cidade mundial da saudade. As pessoas que vieram para cá estudar e foram embora sofrem bastante. Tanto que até dedicaram um cantinho da cidade para colocar placas com textos sobre os tempos vividos na cidade. (Saiba mais sobre este lugar com estes vídeos aqui!)

Para hoje, separei aqui algumas curiosidades históricas sobre esta cidade tão querida e quero compartilhar com vocês! Espero que inspire você a conhecer Coimbra. E se você já conhece, que mate um pouquinho das saudades daqui!

  1. Coimbra já foi a Capital de Portugal

A torre da UC vista de noite. Foto por Paulo Dias

Foi entre o período de 1131 e 1255, quando o Rei D. Afonso III resolveu mudar toda a corte para Lisboa, que havia se tornado uma cidade maior e com mais poder econômico que Coimbra (acredita-se que devido ao estuário mais preparado, que poderia receber navios maiores e com mais mercadorias). Alguns dizem que, devido a inexistência de um documento oficial que registre a transferência da capital para Lisboa, Coimbra ainda continua sendo a capital oficial do país. Bacana, né? E os conimbricences fazem questão de esfregar esse fato na cara dos desenformados, rs…

  1. Santo Antônio estudou em Coimbra

Igreja de Santo Antônio dos Olivais. Foto por Carlos Goulão

Sim! O santo casamenteiro (e um dos mais populares no mundo católico) viveu em Coimbra e estudou por aqui! Ele cursou direito, e se aprofundou no estudo da Bíblia enquanto esteve no Mosteiro de Santa Cruz. A Igreja de Santo António dos Olivais, situada na maior freguesia da cidade, possui um interior enriquecido com azulejos azuis e brancos do século XVIII com cenas alusivas à vida de Santo Antônio. De uma beleza única!

  1. A Universidade de Coimbra (UC) é a mais antiga de Portugal

Universidade de Coimbra. Fonte: voupraondeweb

Ela foi fundada em 1290 pelo Rei D. Dinis, em Lisboa. Após muitas mudanças entre cidades, a universidade é instalada definitivamente em Coimbra, por ordem de D. João III em 1437. Durante muitos séculos foi a única universidade existente no império português e, sendo assim, não é de se estranhar que muitas pessoas famosas estudaram pela cidade, desde escritores até cientistas famosos como: Eça de Queirós, José Bonifácio, Luís de Camões e até mesmo o personagem Brás Cubas, de Machado de Assis. Quer saber mais sobre a UC Clique aqui.

  1. Coimbra já foi uma cidade Romana

Criptopórtico Aeminium. Fonte: voupraondeweb

E o nome desta cidade era Aeminium. Até o ano de 1064 a cidade permaneceu sob domínio dos povos romanos e, posteriormente, dos mouros. Aeminium se tornou um importante local de comércio entre o norte (onde viviam povos cristãos) e sul do país (onde estava forte presença dos árabes). A cidade foi reconquistada por D. Henrique, Conde de Portucale e D. Tereza de Leão, país do primeiro Rei de Portugal… que nos leva para a 5ª e última curiosidade sobre Coimbra…

Hoje em dia é possível visitar as ruínas da cidade através de um acesso especial dentro do Museu Nacional Machado de Castro. Leia mais sobre Aeminium no Blog Vou Pra Onde!

  1. O primeiro rei de Portugal está sepultado em Coimbra

Mosteiro de Santa Cruz. Fonte: dicasdelisboa

O rei D. Afonso Henriques nasceu e faleceu em Coimbra (ou ainda seria Aeminium? nunca saberemos, rs) ele está sepultado no Mosteiro de Santa Cruz, que fica na famosa Praça 8 de Março, no coração da cidade. Lá também estão sepultadas outras pessoas importantes para a história do país, além de outros integrantes da família real. No entanto, a maioria dos reis e rainhas de Portugal se encontra sepultada no maravilhoso Mosteiro da Batalha.

Bônus! 6. Existem morcegos vivendo dentro da Biblioteca Joanina

Interior da Biblioteca. Fonte: Site da UC

A Biblioteca Joanina é uma das mais belas e famosas do mundo. Abriga livros antigos e outros documentos muito importantes sobre a história não só de Portugal, mas do Brasil também. Como os documentos são muito antigos e delicados, a conservação é sempre a prioridade. Sendo assim, os livros contam com os morcegos como sendo “aliados ao combate diário pela conservação”: no interior da biblioteca, habita uma colônia, que, durante a noite, se vai alimentando dos diversos insetos, mantendo os documentos intactos.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar em Portugal

E aí, você já sabia sobre todos estes fatos sobre a cidade de Coimbra? Vale a pena conhecer, não é mesmo?

Se você sabe de alguma outra curiosidade histórica deixe aqui abaixo nos comentários! 😉

Visite também o meu blog para saber mais sobre viagens e Portugal: Vou Pra Onde?

1 COMMENT

  1. Olá! Gostei muito do que escreveu sobre Coimbra, também é uma cidade de que gosto muito! A única coisa que não se sabe de forma inequívoca é o local de nascimento de Dom Afonso Henriques. Há correntes que dizem que foi em Viseu ou Coimbra, mas a original e de maior tradição é de que nasceu em Guimarães, cidade-breço de Portugal. Beijinhos

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.