BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo EUA Mississippi

5 Curiosidades Sobre o Mississippi

curiosidades sobre o mississippi, mississippi, international ballet competition

Este é um artigo para curiosos: curiosos por comidas, curiosos por acontecimentos e por lugares!

Adoçantes foram inventados em Nova Iorque; os caiaques foram inventados no Alaska; o iPhone, na Califórnia; o mouse, em Oregon; o maior Hard Rock Café do Mundo fica em Orlando, FL; Rhode Island é o único estado dos EUA com um único código de área (e é também o menor estado dos EUA!); o famoso Jack Daniel’s, surgiu no Tennessee; o Jazz, se originou em New Orleans, Louisiana. Neste post, a Camila contou algumas curiosidades de Seattle; neste outro, a Monica falou de curiosidades sobre o Texas; e, neste aqui, a Dora falou de algumas curiosidades sobre o Alasca. Diferentes estados nos Estados Unidos, com tantas e incríveis curiosidades, e pouco se fala do Mississippi.

Aqui, vou listar cinco curiosidades inimagináveis sobre o Mississippi:

Jackson é uma das quatros cidades mundiais a sediar o International Ballet Competition

Jackson, a capital do Mississippi, é uma das únicas quatro cidades no mundo que sedia o International Ballet Competition (IBC). A competição se originou em Varna, Bulgaria, em 1964. O Comitê de Teatro e Dança aprovou Jackson, MS, por causa de Thalia Mara, uma instrutora de dança que havia, recentemente, aberto uma companhia de dança na cidade e queria, por meio do ballet, mostrar aos competidores um pouco da cultura sulista dos Estados Unidos, além de claro, da competição ajuda-la com os negócios.

O International Ballet Competition acontece também em outras três cidades: Moscou, na Rússia, Varna, na Bulgária e Helsinki, na Finlândia. O IBC acontece em Jackson de quatro em quatro anos, desde sua primeira apresentação no país, em 1979.

A próxima competição em Jackson será em Junho de 2018, para mais informações, clique aqui.

O primeiro transplante de pulmão do mundo foi aqui

Foi na University of Mississippi Medical Center (UMMC), em Jackson, Mississippi, que aconteceu o primeiro transplante de pulmão do mundo. O acontecimento se deu em 1963, quando o Dr. James D. Hardy fez a primeira cirurgia que movia o pulmão de um corpo para outro, com sucesso.

São mais de 50 anos desse fato e estudantes e funcionários da universidade são muito orgulhosos do feito, relembrando o feito até hoje! Se você se interessa pelo assunto, pode assistir mais sobre a descoberta neste vídeo feito pela UMMC.

Leia também: Outras curiosidades pelo mundo

A primeira escola pública só para mulheres nos EUA foi fundada no Mississippi

Em 1884, em Columbus, Mississippi, quando ainda não havia, em nenhum dos 50 estados dos EUA, uma única escola pública voltada só para mulheres, foi fundada a Mississippi University for Women. Inicialmente, a escola chamava-se Industrial Institute and College for the Education of White Girls, com o propósito de ensinar Artes Liberais (como Lógica, Gramática, Retórica, Aritmética, Música, Geometria e Astronomia) e preparar as meninas para o mercado de trabalho.

Em 1920, o nome foi mudado para Mississippi State College for Women e, em 1974, passou a se chamar Mississippi University for Women, uma vez que começou a oferecer cursos de pós-graduação. A escola possui um papel importante na história da luta dos direitos das mulheres e também na história do estado do Mississippi.

A Root Beer nasceu na praia de Biloxi, no Mississippi

Apesar de Edward Adolf Barq Sr. ter nascido em New Orleans, Louisiana, foi em Biloxi, Mississippi, em 1898, que ele criou a famosa Barq’s Root Beer – o refrigerante de cerveja (sem álcool) nacionalmente conhecido nos Estados Unidos.

Após morar um período em Paris, na França, o senhor Barq voltou para New Orleans, se graduou em Química, foi para Biloxi e assim nasceu a bebida. Para saber mais da história da bebida e suas raízes do Mississippi, clique aqui.

A primeira garrafa de Coca-Cola surgiu em Vicksburg, Mississippi

É de conhecimento geral que a Coca-Cola nasceu em Atlanta, GA (inclusive, há um museu incrível por lá para os fãs da marca – veja aqui), mas foi no Mississippi que a primeira Coca-Cola foi engarrafada. Em 1866, Dr. John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, criou a bebida que se tornaria a mais famosa (e consumida) pelos americanos. Em 1894, a primeira Coca-Cola foi engarrafada por Joseph A. Biedenharn, em uma parceria com a empresa.

Em Vicksburg, há um museu chamado Biedenharn Coca-Cola Museum, que conta a história sobre os processos de engarrafamento das primeiras Coca-Colas, história da propaganda da marca e oferece também sorvetes e milk-shakes (Coke floats) de Coca-Cola, entre outras combinações com a bebida.

Mais informações sobre o local, clique aqui – o museu funciona de segunda à sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 13h30 às 16h30.

Ah, mais algumas curiosidades do estado, agora de algumas celebridades Mississippians: Oprah Winfrey, apresentadora, é de Kosciusko; Elvis Presley, cantor e ator, de Tupelo; B. B. King, guitarrista, de Itta Bena; Walter Payton, jogador de futebol americano, de Columbia; e Frederic Smith, fundador da FedEx, de Marks.

E você, sabe de outras curiosidades do estado? Deixe aqui embaixo seu comentário e compartilhe com a gente outras curiosidades!

Related posts

EUA – Personalidade feminina deverá estampar a próxima nota de dez dólares

Márcia Lima Gomes

Do Rio de Janeiro para Kansas City

Renata Tavares

10 Coisas que não se deve fazer na Alemanha

Karina Finke

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação