BrasileirasPeloMundo.com
Bélgica

5 dicas de day-trips partindo de Antuérpia

5 dicas de day-trips partindo de Antuérpia.

O melhor de morar na Europa, na minha opinião, é que tudo é pertinho, o que facilita muito para visitar diferentes países só usando os seus fins de semana. Desde que me mudei pra Antuérpia, na Bélgica, tive a oportunidade de fazer algumas viagens de bate-volta que me permitiram conhecer algumas das cidades belgas mais interessantes e também os países mais próximos, como Holanda, Alemanha e França. Combinar de passar o dia em Amsterdam, por exemplo, é mais comum do que parece.

Pensando nisso, cito aqui algumas dicas de lugares para visitar com base nas minhas experiências viajando para uma day-trip: ir e voltar no mesmo dia, sem precisar gastar com hospedagem. Para você que mora nos arredores e já planejou suas férias para um lugar específico, ainda dá tempo de aproveitar os fins de semana para conhecer lugares novos. E, para quem está vindo a passeio, este “guia” pode te ajudar a preencher seu roteiro de viagem com lugares que certamente valem a pena conhecer.

1. Day-trip para Namur-Dinant (Bélgica)

Namur é uma província na região de Valência, na Bélgica, onde ficam as pequenas cidades de Dinant e a homônima Namur. Ambas tem como atração principal uma cidadela (originalmente, uma fortaleza construída em um ponto estratégico com objetivo de proteger uma cidade). Em Dinant, fiquei encantada com a estrutura da cidadela lá no alto da Catedral e em frente ao rio que divide a cidade, o que torna a atração ainda mais encantadora.


Fonte: Arquivo Pessoal

No entanto, além do tour por dentro da cidadela e a visita à Catedral, não há muito mais o que se fazer em Dinant, além de apreciar a paisagem do Rio Meuse e tomar um café ou uma cerveja belga em algum dos bares ao redor. (Aqui no blog, pode encontrar um dia mais detalhado de visita à Dinant clicando aqui). Por isso, no mesmo dia, ainda é possível visitar Namur, que está a 30 minutos de carro saindo de Dinant. Lá, você encontra mais uma cidadela, disposta em uma área verde bem bonita e sem quase nenhum turista. Não é necessário pagar nada se sua intenção é só andar nos arredores e relaxar com as paisagens arborizadas. Apenas é necessário comprar um ticket se decidir por fazer o tour dos 7km de túneis da cidadela, que tornam-a uma das maiores fortalezas de guerra da Europa.

Leia também: 10 curiosidades sobre a Antuérpia

2. Day-trip para Gent-Ostend-Brugge (Bélgica)

Sim, é possível conhecer 3 cidades belgas em um dia só, acredite! Quando fiz este bate-e-volta, a intenção era aproveitar 100% do dia. Então, acordei bem cedo e em torno de 9 horas da manhã já estava com o pé na estrada. A primeira parada foi em Gent. Fica perto de Antuérpia, na região de Flandres (60km de distância), e é bem pequena, mas com detalhes que a tornam especial, como o Castelo dos Condes ou os canais que cruzam as ruas da cidade. (Aqui no blog, pode encontrar mais detalhes sobre Gent clicando aqui).

Em no máximo 4 horas, é possível ver tudo que há de interessante na cidade e ainda apreciar a vista de um dos cafés e restaurantes localizados em frente aos canais. Depois disso, fica fácil partir para o próximo destino: Ostend. Nada mais, nada menos do que uma praia belga. Como fiz esta viagem em meados de Novembro, você pode imaginar que o meu look praia estava mais para look esquimó! Se você pretende visitar Ostend, prepare-se para a ventania. Mesmo no verão, já ouvi amigos dizerem que lá é sempre alguns graus a menos do que outras cidades mais ao centro do país, pois venta muito (mais do que o normal na Bélgica). Aproveite a visita para experimentar o famoso prato belga moules-frites. Delicioso! Feliz e bem alimentada, siga para o terceiro e último destino do dia: Brugges. Ah, a Veneza belga! Não preciso dizer muito, pois todo o mundo diz que esta é a cidade mais bonita da Bélgica. Romântica, com seus canais que cruzam toda a cidade e suas construções antigas, que te fazem amar ainda mais a Europa. Em mais ou menos 3 horas, nós andamos por toda a cidade e vimos muito do que há para conhecer por lá, mas como já era noite não conseguimos entrar em nenhum museu ou fazer o famoso tour de cervejas belgas, por exemplo. Por isso, se sua intenção é aproveitar tudo o que Brugges tem a oferecer de melhor, vale a pena voltar para passar um dia inteiro na cidade.

3. Day-trip para Amsterdam (Holanda)

Amsterdam é o meu destino preferido para uma bate-e-volta! É movimentada, como uma capital, mas pequena e encantadora com seus canais e construções que nos lembram que ainda estamos na Europa. Foi a minha segunda visita à Amsterdam que me fez amá-la ainda mais. Fomos em dois casais, saindo de Antuérpia de carro, para conhecer um evento de arte com luzes que estava acontecendo na cidade. A ideia era fazer um tour de barco pelos canais de Amsterdam e, no caminho, seria possível ver as esculturas de luzes do evento. Por fim, este nem foi o momento mais especial da viagem. O mais interessante foi sair do centro da cidade e explorar os outros bairros, um pouco mais afastados dos pontos turísticos (os quais eu já havia conhecido na minha primeira visita) e ainda assim, ver a essência de Amsterdam em todo o canto. Por exemplo, passando por ruazinhas, encontramos uma feira de rua que vendia frutas, roupas, doces holandeses, e tudo o que se pode imaginar! Ao fim do dia, estavamos bem felizes por ter conhecido um lado de Amsterdam que eu, pelo menos, ainda não tinha ouvido ninguém falar.

4. Day-trip para Gouda (Holanda)

Essa day-trip foi inesperada e, por fim, bem saborosa. Nossa intenção era visitar uma outra cidade holandesa, chamada Utrecht, mas no meio do caminho vi o nome da cidade mais próxima no mapa, “Gouda“. Por que não conhecer a cidade que dá nome ao queijo? Paramos e por lá ficamos o dia todo. Com a cara da Holanda, a pequenina cidade tem canais que cruzam suas ruas e tornam-as mais bonitas. No centro, é possível encontrar lojas tradicionais que vendem somente o queijo Gouda, com diferentes sabores (maravilhosos, na minha opinião), como também os famosos stroopwalfes (doce holandês). Próximo à Catedral, é possível encontrar alguns restaurantes e apreciar a culinária holandesa sem nenhuma pressa de voltar pra casa.

Leia também: cidadania belga

5. Day-trip para Monschau (Alemanha)

Essa pequena cidade na Alemanha, bem próxima à divisa com a Bélgica, é a personificação de um conto de fadas. Tive o prazer de visitar Monschau durante o inverno, na época de Natal, justamente para aproveitar as delícias do mercado natalino. Fomos de carro, em um grupo de amigos, para passar a tarde de um domingo. A comida alemã, o vinho quente e a paisagem valeram por todo o frio que quase me congelou. Para uma brasileira que quase nunca vê neve, aquele cenário branquinho parecia filme! Se tiver a oportunidade de ir nesta mesma época, pode ter certeza que será inesquecível.


Fonte: Arquivo Pessoal

Já visitou alguma dessas cidades? Conta nos comentários a sua experiência e compartilha se tem mais dicas de outros lugares para fazer uma day-trip!

Related posts

Bruxelas e o mundo dos expatriados

Marcela Vitarelli

40 fatos que você não sabia sobre a Bélgica

Elisa Penna

Encontrando e Mobiliando um Apartamento na Bélgica

Ana Elisa Miranda

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação