BrasileirasPeloMundo.com
COVID-19 EUA

5 lições da pandemia que vão ajudar a ressignificar sua vida e seu dinheiro

Pandemia, mulher imigrante

5 lições da pandemia que vão ajudar a ressignificar sua vida e seu dinheiro.

Há mais de um ano vivemos sob a sombra de uma pandemia, realidade na qual de uma forma ou de outra, todos fomos afetados. 

Mas existe luz no fim do túnel!

Esse artigo cataloga 5 lições da pandemia e as reverte em ações para transformar sua vida e a da sua família, sua realidade financeira e profissional em algo melhor e com sucesso na fase pós-pandemia.

Trago também um bônus para o seu re-planejamento de 2021 em diante: Clique aqui para ganhar um instrumento de replanejamento

Replanejar, ressignificar, se transformar são palavras que certamente temos escutado muito e com razão.

A pandemia causada pelo COVID-19 tem sido um evento especialmente dramático em países e lares com menos recursos, em empreendimentos e carreiras que dependiam da vida presencial, em negócios/indivíduos com reservas financeiras limitadas e tantos mais que foram levados por esse tsunami. 

     E quando se mora no exterior, parece que ficamos ainda mais vulneráveis.

Observou-se também que populações de países ricos, como os Estados Unidos, com grandes desigualdades sociais e com estruturas deficitárias nas áreas de educação (sem acesso à boa internet e/ou computador pessoal em várias comunidades) e de saúde (sistema descentralizado, caro, cheio de intermediários, difícil acesso), também tem sofrido consequências devastadoras, especialmente as classes menos favorecidas. 

Leia também : A mulher imigrante e a busca da sanidade perdida 

E mesmo as pessoas e negócios mais preparados que conseguiram até prosperar durante essa fase, foram afetados por uma sociedade global que perdeu seu poder aquisitivo e um pouco da esperança por dias melhores. 

Mas existem oportunidades no meio do caos e que são potencialmente positivas a longo prazo.

Em primeiro lugar, como toda emergência, a pandemia está fomentando muitos tipos de inovação do ponto de vista tecnológico, na saúde, na educação e nas interações humanas.

A pandemia promoveu oportunidades para a criatividade. 

E isso tem gerado empatia, colaborações e interações de uma forma mais efetiva apesar do isolamento social. O resultado são novas alternativas se apresentando como possibilidades para lidar com os problemas sociais, de saúde mental e financeiros gerados pela pandemia.

Então no que devemos focar para retomar a esperança? Como ressignificar a vida e estamos preparados para criar uma experiência melhor, mais rica e mais inspiradora de 2021 em diante?

Para responder a essas perguntas e efetivamente planejar uma estratégia, vejam essas 5 ações advindas das lições aprendidas com a pandemia:

1- Priorizar a vida, as relações e as finanças.

Parece óbvio, né? Mas a maioria de nós vive em um “modus operandi” automático, perdendo tempo com o que não é importante, como se fôssemos viver 200 anos e “como se não houvesse amanhã”. Creio que a urgência da pandemia, criou situações em que a vida ganhou um outro valor, por nos mostrar sua transitoriedade e possibilidade de mudança abrupta e fora do nosso controle.

Por isso, é importante voltarmos ao nosso centro emocional e espiritual, fazer um soul search (busca na alma) com as seguintes perguntas: O que e quem precisa sair (e entrar) na nossa vida? O que precisa de mais atenção na minha vida? Qual é o propósito da minha vida? Por que gastar dinheiro para impressionar os outros? Quem sou eu?

2- Saúde é o que mais importa!

Aprendemos (ou fomos lembrados) que a nossa imunidade e a nossa saúde são os escudos em uma pandemia na maioria das vezes.

Embora pessoas saudáveis e sem doenças pregressas também tenham morrido com o Covid, pessoas com saúde mais frágil, ficaram muito mais expostas às consequências devassas do vírus. Então pergunte-se quais os hábitos que devo adquirir para ter saúde? Qual o sistema de saúde que pode me apoiar em caso de necessidade?

3- Reserva financeira pode ser a diferença entre vida e morte!

Aquela máxima que gastamos hoje e depois vemos o que acontece, não funciona mais (se é que já funcionou) pois durante essa pandemia vimos o quanto a vida financeira é frágil e pode se dissipar em poucos meses se perdermos o trabalho ou se não mais conseguirmos clientes no caso dos empresários.

Ficou claro que ter prioridades financeiras, educação financeira e uma reserva substancial são fundamentais para nos dar alguma segurança em situações inesperadas como a pandemia. E melhor ainda, como desenvolver um mindset (consciência) saudável para ver o dinheiro como um fator de auto cuidado para nós e para nossa família?

4- Colaboração, empatia e comunidade (mesmo online) mais que nunca tornaram-se a fundação de resiliência durante essa fase de crise.

Fundamental para manter alguma vida social nesse momento, para saúde mental, trocas de ideias, networking e ter algum tipo de novo normal nessa loucura. E eu acrescento a busca por espiritualidade, independente de religião, como um dos elementos de fortaleza nesses tempos de incerteza. Pergunte-se: O que voce pode fazer nesse setor da sua vida? O que precisa ser mudado/transformado?

5- Profissionalmente: diversificação de atividades.

A diversificação de atividades mostrou-se crucial durante situações inesperadas como a pandemia. E buscar desenvolver uma presença online também tem se consolidado como importante para proporcionar flexibilidade aos negócios e carreiras em tempos de crise.

Viu-se que os profissionais que já tinham um trabalho online solidificado, tiveram mais chances em resistir aos problemas de escassez de trabalho do que as pessoas que dependiam inteiramente do trabalho presencial.

Em resumo, 5 aspectos em nossas vidas precisam ser revistos como resultado dos aprendizados com a pandemia. Dessa forma podemos nos sentir um pouco mais seguros, principalmente se vivemos no exterior:

  • Priorizar a vida
  • Cuidar da saúde mental e física acima de tudo
  • Ter educação financeira e reservas.
  • Buscar por colaborações e comunidades, 
  • Diversificar profissionalmente.

Se quiser conversar mais sobre o assunto, interaja comigo aqui ou nas minha mídias Instagram En / Instagram PT  deixe seus comentários, vamos conversar.

E acho que você vai gostar de conhecer meu podcast sobre viver sem fronteiras:  Clique aqui para escutar o meu Podcast: Vida Sem Fronteiras

Lembre-se que na história da humanidade, outras crises (incluindo pandemias) ocorreram mas acabaram e o mundo se recuperou, um novo normal se consolidou.

E não será diferente com essa pandemia com o Covid19!

Continuemos a aprender na diversidade e a lembrar sempre que esse momento é temporário.

O que voce aprendeu pessoalmente e gostaria de compartilhar nessa comunidade?

“Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe.” (Provérbio Africano) 

Quer saber mais sobre o BPM? Siga-nos também no Instagram e no Facebook.

Related posts

A Lei Seca e São Francisco: bares secretos

Letícia Cavalcante

Dicas para comer em Nova Iorque

Debora L. Juneck

Celebração de casamentos multiculturais

Cecília Bailey

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação