5 motivos para morar em Columbus, Ohio

1
305
Ohio Theater, o principal teatro de Columbus. Fonte: acervo pessoal.
Advertisement

5 motivos para morar em Columbus, Ohio.

Columbus, capital do estado de Ohio, é a 14ª maior cidade dos Estados Unidos, possuindo cerca de 860 mil pessoas em sua área urbana, e cerca de 2 milhões na região metropolitana. A cidade não é uma das famosas cidades turísticas americanas; contudo, é uma excelente opção para quem busca qualidade de vida. Confira abaixo 5 razões pelas quais recomendo a cidade!

  1. Oportunidades de emprego

Não apenas porque a cidade está crescendo, mas porque a cidade tem uma economia diversificada e vem concentrando pessoas interessadas em educação, inovação, tecnologia e desenvolvimento, Columbus é uma das 25 melhores cidades dos EUA em oferta de empregos. Pesquisadores acreditam que a capital será o próximo vale do silício!

Em 2015, Columbus foi nomeada a cidade inteligente do ano devido ao seu desenvolvimento econômico e social. A cidade está na mira de investidores pela quantidade de start-ups aqui localizados, além de ter ganhado 277 milhões de dólares do governo federal para se tornar a primeira “Smart City” (cidade inteligente) dos EUA.

Isso significa que o sistema de transporte da cidade vai mudar radicalmente – há projetos de montar um sistema que avise motoristas onde há vagas de estacionamento na cidade, quais são as condições do tempo e das estradas, e sobre acidentes de trânsito. Parte desse projeto consiste em construir uma pista para carros autônomos (sem motorista), e testes já estão em andamento!

  1. Baixo custo de vida

Em comparação a outras grandes cidades americanas (Nova Iorque, Los Angeles, Chicago, etc.), o custo de vida em Columbus é bastante baixo. Confira aqui uma estimativa geral e aqui os meus próprios gastos mensais com aluguel, transporte, alimentação, seguro saúde, dentre outros.

A título de comparação, estima-se que o preço de aluguel de casas e apartamentos seja 65% mais barato e que os preços de compras de mercado sejam 34% mais baratos em Columbus em relação a Nova Iorque. Já Los Angeles seria 386% mais cara em aluguel de imóveis do que Columbus, por exemplo.

  1. Excelência em educação

Neste quesito, fico feliz de relatar em primeira pessoa que a universidade em que faço meu doutorado aqui em Columbus, Ohio State University (OSU), é a 70ª melhor universidade do mundo, e a 36ª melhor universidade dos Estado Unidos para pesquisa. Tendo mais de 60 mil alunos, a universidade é a terceira maior do país, atraindo pessoas de todos os cantos dos Estados Unidos e do mundo.

Além da gigante OSU, outras 18 universidades estão localizadas na cidade. Não é à toa que Columbus é referenciada como uma “cidade bombante para os millenials” (sendo “millenials” o termo que designa a geração de pessoas nascidas entre 1982 e 2004). Talvez a cereja do bolo para estes jovens seja que a cidade foi classificada como a quinta melhor cidade grande dos EUA para recém-formados!

  1. Cidade progressista

Quem acompanha mais de perto tendências da cultura americana sabe que o estado de Ohio é visto como bastante conservador e rural; portanto, você que agora lê este texto pode estar surpreso com o rótulo de progressista que coloco na capital do estado. Contudo, como já mencionei em outro texto, Columbus é bastante contracorrente – por exemplo, nesta últimas eleições, enquanto Trump ganhou no estado, Hillary ganhou na cidade.

Columbus possui uma comunidade LGBTQ vibrante, com centros comunitários como o Stonewall e o Kaleidoscope. A última parada do orgulho LGBTQ reuniu mais de 500 mil pessoas  – lembrando que a cidade tem pouco mais de 860 mil habitantes!

A prefeitura tem um página dedicada a pessoas LGBTQ que estejam a passeio na cidade, com dicas de bares e atividades na cidade. Opções não faltam, e a principal área comercial e gastronômica da cidade, o Short North, é coberta de bandeiras LGBTQ (assim como o resto da cidade…).  Aliás, a OSU é notória por recrutar, proteger e celebrar alunos LGBTQ, como toda universidade deveria fazer.

Leia também: Vistos para morar nos EUA

Além disso, Columbus é uma excelente cidade para veganos e vegetarianos. A comunidade é grande – o principal grupo vegano da cidade reúne mais de 5.600 pessoas, e existem mais de 150 restaurantes e bares com opções veganas (confira uma lista aqui). Diversos grupos de ativistas fazem trabalhos educacionais, inclusive na OSU. Uma amostra dos produtos de mercado maravilhosos e veganos disponíveis na cidade está aqui!

  1. Lazer

Columbus possui 228 parques da cidade e 18 metro parks (reservas naturais maiores)! Há trilhas que interconectam estes parques, passando por rios e pontes dentro da cidade, áreas de vegetação aberta e fechada, e pontos turísticos – incluindo o centro da cidade.

A cidade também é rica em artes. Por exemplo, Columbus é a terceira cidade dos EUA com a maior concentração de designers de moda, contando com um grande desfile anual acessível ao publico. Além do Columbus Museum of Art, o principal museu da cidade, há outras 12 galerias de arte, diversos teatros, orquestra da cidade e da universidade, cinemas, eventos culturais, festivais, e o COSI, famoso museu de ciência da cidade. É claro, além de aproveitar os eventos da cidade, pode-se participar de diversos festivais no estado todo.

Finalmente, para quem é fã de esportes, Columbus tem de tudo um pouco. Primeiramente, cito o time de futebol americano masculino da cidade, os Buckeyes, da Ohio State University (OSU). Columbus também tem os Blue Jackets, o time masculino de hockey no gelo, o Columbus Crew, time masculino de futebol, e o time feminino de basquete da OSU, que tem se destacado muito.

Além disso, sempre estão rolando competições de natação, lacrosse, baseball, ginástica, luta livre, enfim, muitas modalidades – para um calendário de competições e jogos, clique aqui. Isso tudo não inclui as competições de fisiculturismo e levantamento de peso, dentre outras, que ocorrem no Arnold, um evento anual de Columbus em que o próprio Arnold Schwarzenegger participa!

E aí, ficou com vontade de conhecer Columbus? Confira minhas dicas de turismo aqui!

1 COMMENT

  1. Ahhh como eu amo a THE Ohio State University!!!! Foram anos e anos de muito estudo, amigos maravilhosos e sonhos alcançados! Com certeza Columbus estará pra sempre no meu coração!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.