5 motivos para morar na Estônia
No artigo do mês passado eu dei 5 motivos para não morar na Estônia, e prometi que o seguinte artigo traria cinco motivo para morar na Estônia, sim!
Assim como as razoes para não se mudar para esse pequeno país Báltico foram baseadas na minha experiência, quero deixar claro que o post de hoje também é de acordo com a minha vivência no país. Depois de um ano e oito meses por aqui, já tenho uma rotina sólida e posso dizer que sei “me virar bem” sozinha por aqui, ou com pouca ajuda dos locais.
1. Segurança
Estar segura para mim é um dos maiores motivos por que eu gosto da Estônia. Eu ando muito nas ruas, sozinha, e uso o transporte público. É claro que nenhum lugar é perfeito e há casos de agressão e assaltos, porém não dá para comparar com outros lugares que já vivi, onde nem me arriscava em sair sozinha ou até pegar o transporte público. Aqui é tao seguro que é normal sair na rua com o celular na mão, usar o Kindle dentro do ônibus ou andar por aí segurando uma câmera fotográfica.
2. Transporte público gratuito
Além de ser seguro e funcionar muito bem,o transporte é gratuito para os residentes da capital do país, Tallinn. Só é necessário ser registrado como morador em um endereço fixo da cidade. Depois é só habilitar o cartão do transporte para ser validado a cada viagem, já seja em ônibus ou transvia. Para os que não são residentes, uma única passagem pode chegar a custar 2 euros ou 23 euros por mês. Economizar esse dinheiro é muito bom para o orçamento no fim do mês!
Apesar do transporte grátis, outra característica que eu gosto muito de Tallinn é que nada é muito longe – no centro da cidade as distâncias são curtas e dá para fazer muita coisa a pé, e o caminho de casa para o trabalho não toma mais de 30 minutos pelas manhas e tardes.
3. Boas condições e ambiente de trabalho
Eu sou cozinheira e encontrei na Estônia um emprego muito bom, com colegas que me aceitam e gostam de mim. As condições de trabalho como salário, férias, licença médica, etc são ótimas e eu não tenho do que reclamar, realmente! Comparando com outros empregos que tive anteriormente no México (onde eu morava antes de me mudar para a Estônia), estou no céu!
4. Qualidade de vida
A Estônia é um país pequeno e que há pouco tempo ganhou sua independência da ocupação soviética, que durou 52 anos. Apesar de ter crescido rapidamente depois desse período, a Estônia ainda fica atrás das suas vizinhas do norte como a Finlândia e Suécia. Mas por aqui existe sim muito potencial e oportunidades principalmente para a população jovem como nós, que estamos “começando”.
Hoje em dia o governo oferece diversos programas e ajuda para quem quer começar seu próprio negócio ou comprar um imóvel, por exemplo. Para mim, essa qualidade de vida se reflete no meu trabalho, no estilo de vida que eu tenho aqui e na segurança que eu mencionei no primeiro ponto.
5. Cidades limpas e contato com a natureza
Quando vim morar na Estônia o ar puro me impressionou! Também a limpeza das ruas e a proximidade da cidade com a natureza. Pelo país existem diversas trilhas muito bem cuidadas chamadas de trilhas da saúde. Elas passam por bosques, praias, lagos e pântanos e são totalmente abertas e gratuitas para todo mundo. Essas trilhas estão dentro das cidades e em parques nacionais também.
Eu gosto muito de poder viver tao perto da natureza e poder respirar esse ar puro! Ah, a água também é limpíssima e pode ser tomada diretamente da torneira.
Leia: hábitos que adquiri na Estônia
Há muitas outras coisas boas para serem faladas sobre a Estônia, que já viram nos próximos meses! Para quem está interessado em conhecer mais o país, e talvez está considerando um recomeço por aqui, separei alguns links com informações muito úteis:
Brasileiros – Página feita por brasileiros residindo na Estônia com a finalidade de ajudar a comunidade brasileira no país e fornecer informação para quem está de mudança.
Work in Estonia – Trabalhe na Estônia, esse site tem toda a informação necessária para quem quer vir trabalhar na Estônia.
Study in Estonia – Estude na Estônia, como o próprio nome diz, as informações desse site são voltadas para estudantes. Tudo o que você precisa saber sobre cursos, universidades e como se inscrever.
Se você quer saber mais sobre o país ou vai vir morar na Estônia, não hesite em me contactar pelos comentários ou e-mail! Ficarei feliz em ajudá-los com suas dúvidas.
Tere Tulemast! (Bem-vindo!)
22 Comments
Como q faz com celular na Estonia? Dias e planos etc…
Oi Liara. Você pode comprar um chip pré pago em shoppings ou supermercados ou contratar um plano de celular pós pago com alguma companhia, por exemplo Telia ou Elisa.
Olá Ana tudo bom?
Me chamo Mauro e gostaria que você pudesse divulgar seu e-mail, fiquei muito curioso sobre as oportunidades que a Estônia trás e gostaria de tirar dúvidas com vc. É possível? Desde já, agradeço pela atenção!
Boa tarde jaxesyive em Tallin tenho amigos en helsinque amei talibbsou arquiteto bjs
Sou de louveira vizinha de jundiai
Olá, Ana!
Meu noivo está participando de um processo de recrutamento para a Estônia.
É muito difícil se adaptar?
Oi Paula, tudo bem?
Olha, eu acho tudo muito relativo, mas temos que levar em consideraçao que é uma cultura muito diferente da nossa, o clima também é muito diferente, a comida… enfim, é normal no começo a gente se sentir perdida e com muita saudade de casa, e o melhor remédio é chegar com a mente e o coraçao abertos para novas experiencias, e com muita vontade de aprender mais sobre a história e cultura do povo para poder entender-los. Além disso temos um grupo muito bacana de brasileiros por aqui, nos ajudamos bastante e vocês sao mais que benvindos para participar. Se quiser pode entrar em contato comigo pelo email anacarolinapoli@gmail.com
Beijos!
Olá Ana! Td bem?
Meu avô era estoniano, veio para o Brasil ainda criança. Agora eu e minha família queremos solicitar a cidadania estoniana. Tentei contato com a embaixada aqui no Brasil mas eles não respondem nada. Você tem alguma informação de como posso começar a fazer isso? Ou conhece alguém que já fez e poderia nos ajudar?
Obrigada!
Oi Ana! Fiquei muito feliz por encontrar seu blog! Devo ir pra Estônia para conhecer as principais cidades e fazer contatos com ceramistas. Trabalho com cerâmica de alta temperatura, neto de estonianos, com a dupla cidadania em processo final. Você tem dicas sobre cerâmica de alta temperatura aí? Você trabalha em restaurantes, sabe se utilizam muito cerâmica local nos restaurantes daí? Se puder, dá uma olhada no meu instagram: @chceramica ou o meu pessoal, @chrisheinlik
Gratíssimo,
Chris!
Olá Chris! Que bom que gostou do blog, fico muito feliz e espero que volte sempre. Cerâmica nao é um assunto do qual entendo muito, apesar de gostar bastante! Já vi em diversos restaurantes cerâmicas “especiais” sendo utilizadas, e você verá em muitas lojas de design estoniano por aqui peças especiais. Há uma loja dessas no shopping Solaris, quando estiver por aqui passe por lá e com certeza poderao lhe dizer de onde vem, onde há estúdios, etc.
Um abraço,
Ana
Bom dia!!! Como faço para morar na Estônia?
Olá Fernando! Recomendo que você visite os sites: https://www.workinestonia.com/ e http://www.studyinestonia.ee/ para mais informaçoes sobre como migrar à Estônia por meio de trabalho ou estudos. Abraços!
Oi Ana…..adorei o blog .
Tenho me programado para sair do país mais minha idade me deixa um pouco inseguro: tenho 49 anos seria um impecilio para tentar começar a vida aí?
Outro fato apesar de só estando no lugar para saber mais enfim sou negro e queria saber se presenciou alguma situação no tocante a isso..
Obrigado
Olá Eduardo! Obrigada pelo comentário. Em questao ao racismo, sim existe. Nos últimos anos a comunidade negra vem crescendo na Estônia, mas até recentemente algumas pessoas nem sequer tinham visto um negro pessoalmente, entao você pode imaginar que isso gera muitos olhares e infelizmente alguns casos de racismo. Quanto a mudar-se a Estônia, nao acho que a idade seja um problema! Recomendo que comece a procurar empregos em sites como cv.ee e cvkeskus.ee. Boa sorte! Abraços
Muito obrigado pela atenção Ana.
Olá Ana!!
Parabéns pelo seu blog.
Eu trabalhei como cozinheiro na Nova Zelândia e Irlanda, mas não terminei a faculdade.
Se eu ir com visto de visitante eu posso é consigo trabalhar na Estônia?
Desde já agradeço
Bjo
Olá Sergé! Infelizmente, muito dificilmente. Há um salário mínimo para profissionais extrangeiros que precisa ser pago pela empresa que você trabalha para te dar direito ao visto de trabalho. O que você pode tentar fazer é encontrar um emprego onde o empregador esteja disposto a te trazer a Estônia. Dependendo das suas habilidades, é bem possível, pois há falta de profissionais de gastronomia no momento. Recomendo os sites cv.ee e cvkeskus.ee para procurar emprego. Boa sorte! Abraços
Oiiiii! Primeiramente adorei seu post! :))
E tenho uma historían parecida com a sua.. vim pro México com meus pais, aqui conheci meu esposo na faculdade de gastronomia(porém não terminamos pq pra casar ele preferiu trabalhar como engenheiro pq da mais dinheiro aqui) porem, estamos pensando seríssimo em morar na Estônia!
Vc que trabalha como chef aí, acha que é possível fazer uma faculdade de gastronomia aí e ao mesmo tempo trabalhar part time? É o sonho dele trabalhar como chef..
Tenho um casal de amigos quer moram aí e estão me dando uma força, mas queria saber sua opinião já que vc é do ramo! Hehehe
Muitíssimo obrigada!
Olá Kristall! Que coincidência legal! ???? Gostaria de poder dar uma resposta positiva a vocês, mas infelizmente não é o caso. A Estônia está há anos luz na gastronomia comparada ao resto da Europa e ao México. Não existem escolas de gastronomia, apenas escolas técnicas com cursos profissionalizantes, vocês não encontrarão nada nem sequer parecido ao nível de ensino mexicano por aqui. 🙁 porém há muitos empregos para profissionais da área, o único problema é que muitas vezes esses empregos não garantem o visto de trabalho.
Ola querida bom ler seu artigo e saber um pouco mais sobre esse país. Resedi de 2006 a 2008 na Inglaterra e tenho desejado novamente uma nova experiência fora do Brasil. Gostaria de saber o processo de conseguir visto para morar de forma legal aí. Como que é simples ou muito complicado? Aguardo retorno abraços e sucesso!!!! Att. Lindomar JS
Boa noite Ana, tudo bem? Gostei muito das suas dicas. Vc ainda mora aí na Estónia? Sabe alguma coisa sobre o sistema educacional aí? Tenho um filho de 2 anos e meu marido recebeu uma proposta para trabalhar aí e estamos pensando se daria certo. Obrigada bjs
Oi Patricia! Nao estou morando na Estônia no momento, mas há grupos de brasileiros no Facebook onde diversas mamaes poderiam te ajudar com essa questao. https://www.facebook.com/groups/BrasileirosEstonia/ e https://www.facebook.com/groups/brasileirosnaestonia/
na estonia da apara comprar uma casa com 170.000 euros ?
existe um meio de aplicar dinheiro (tipo poupança do brasil) com rendimentos mensais ?
obrigado